quinta-feira, 24 de junho de 2010

Holanda: continua o caos na Saúde do Maranhão

Site do Deputado Edivaldo Holanda
O líder da Oposição na Assembleia Legislativa, deputado Edivaldo Holanda (PTC), declarou nesta quarta-feira (23) que a falta de planejamento do governo faz com que permaneça a situação de caos generalizado no sistema de saúde do Estado. 

Diante de discursos de deputados governistas, que fizeram loas à governadora Roseana, Edivaldo Holanda contestou a propaganda oficial do governo, afirmando que a solução dos problemas da área da saúde no Estado não está na construção, em atacado, de dezenas e dezenas de hospitais.

Edivaldo Holanda lembrou que o governo interrompido de Jackson Lago concebeu a construção de cinco grandes hospitais regionais. O primeiro deles foi edificado na cidade de Presidente Dutra, para atender uma região que compreende mais de 50 municípios.

E também seriam construídos outros quatro hospitais regionais em Pinheiro, Imperatriz, Balsas e Pedreiras, mediante convênios do Governo do Estado com as prefeituras destes municípios. 

“Infelizmente, logo depois de o governo do Dr. Jackson ter sido interrompido, mais de meio milhão de reais foram cortados da cidade de Caxias, e foram subtraídos recursos da saúde de Timon, de Bacabal, de Porto Franco, de Buritirana, de Pinheiro e de Imperatriz. E o mais grave, em vez de o governo de Roseana Sarney prosseguir a construção dos hospitais regionais, fez foi transformar a Secretaria de Saúde do Estado numa Secretaria de Infraestrutura para construir prédios no Maranhão”, afirmou o deputado oposicionista.

Ele fez um apelo para que o Ministério Público fique atento a este caso, no sentido de zelar pelos recursos do Tesouro estadual. Edivaldo Holanda observou que, em São Luís, o Hospital Materno Infantil ficou superlotado, praticamente estrangulado desde a posse de Roseana Sarney no governo.

Além do Materno Infantil, o Hospital da Criança também está estrangulado, o que está levando o secretário municipal de Saúde, Gutemberg Araújo, a ingressar no Ministério Público pedindo socorro. “Se nossos hospitais não tem mais como atender nossas crianças, como é que a saúde vai bem?”, questionou Edivaldo Holanda. Para ele, o dinheiro da saúde foi transformado em moeda para fazer trocas eleitoreiras, traduzidas em compra de votos para as próximas eleições.

Ao encerrar seu discurso, Edivaldo Holanda declarou que o sistema de saúde do Estado está sendo afetado por reformas intermináveis da estrutura física de diversos hospitais. “Não há planejamento neste governo, que é um amontoado de figuras interesseiras, cada um cuidando de si e não cuidando de ninguém”, frisou o deputado. A saúde continua cada vez pior no Estado, as cidades estão abandonadas no que diz respeito à saúde; não há leitos, não há médicos, não há remédios e o governo finge que está tudo bem e leva para a televisão a propaganda de um grande governo, que só existe mesmo na propaganda virtual”, ressaltou Edivaldo Holanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário