segunda-feira, 23 de maio de 2011

TCE lança acompanhamento online de contas

O Maranhão é o 4º estado do país a implantar o Sistema de Auditoria Eletrônica (SAE), ferramenta de tecnologia da informação lançada nesta segunda-feira (23) pelo TCE. A solenidade foi presidida pelo presidente do órgão, conselheiro Edmar Cutrim, e contou com a presença do secretário-chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva, representando a governadora Roseana Sarney (PMDB).




O SAE possibilitará ao TCE o acompanhamento em tempo real da execução orçamentária do Governo do Estado, prefeituras, câmaras municipais e demais órgãos públicos maranhenses. Três prefeituras participam dessa primeira etapa do programa: Pedreiras, São José de Ribamar e Bacabeira.

Parte de um conjunto de medidas que estão sendo desenvolvidas com o intuito de tornar mais ágil e eficaz a atuação da Corte de Contas maranhense, o sistema é um divisor de águas que coloca o TCE em sintonia com os novos paradigmas internacionais de controle de contas públicas.

Experimentalmente, o sistema começa a funcionar com as três prefeituras signatárias do documento, escolhidas por sorteio. No próximo ano, já serão mais de 50 prefeituras integradas ao SAE. Dessa forma, o projeto prevê a inclusão de todos os municípios até 2014.“Esses são os objetivos estabelecidos desde 2008 e agora passa a ser uma realidade em favor da população”, declarou Edmar Cutrim.

Luís Fernando saudou a iniciativa do TCE como uma forma de garantir transparência e assegurar o controle da gestão. “Somente em um futuro que esperamos próximo poderemos avaliar o que representa a implantação desse sistema para o aperfeiçoamento da gestão pública em nosso estado. O TCE maranhense se coloca no mesmo patamar de tribunais mais tradicionais do país em termos de qualidade e gestão de auditoria pública”, avaliou o secretário.

O prefeito de Pedreiras, Lenoilson Passos, elogiou a iniciativa. “O sistema será mais ágil e a população vai tomar conhecimento de nossas ações com mais transparência. É uma grande conquista para os gestores”, avalia.

(Com informações do TCE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário