quarta-feira, 18 de maio de 2011

Plano estima produção de 5,7 mi de metros cúbicos na bacia do Parnaíba

A OGX e a MPX apresentaram à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), por meio de sua subsidiária OGX Maranhão, as declarações de comercialidade das acumulações Califórnia e Fazenda São José, descobertas no Bloco PN-T-68, na Bacia do Parnaíba.
 
Os planos de desenvolvimento das acumulações Califórnia e Fazenda São José foram submetidos pela OGX Maranhão à aprovação da ANP e encontram-se sob análise. As referidas acumulações serão os primeiros campos de gás natural da OGX Maranhão, que estima que a produção alcance 5,7 milhões de metros cúbicos por dia já em 2013, o que corresponde a uma produção total de 1,1 trilhões de pés cúbicos de gás.

A subsidiária da OGX e MPX solicitou à agência que a acumulação Califórnia receba a denominação de Campo de Gavião Azul e a acumulação Fazenda São José deverá ser denominada de Campo de Gavião Real.

Além dos campos com declaração de comercialidade, foi identificada a presença de hidrocarbonetos em mais dois poços no Bloco PN-T-68, o OGX-34 e o OGX-38. O OGX-34, poço pioneiro no prospecto Bom Jesus, encontrou 23 metros de net pay de gás em dois intervalos, sendo a terceira acumulação já descoberta na região. Já o poço OGX-38, primeiro poço delimitatório da acumulação Fazenda São José (descoberta pelo poço pioneiro OGX-22), encontrou 43 metros de net pay de gás, superando as expectativas iniciais de volume para essa acumulação. O poço OGX-38 continua em perfuração.

"Estas declarações de comercialidade na Bacia do Parnaíba são um marco para a Companhia em uma nova fronteira exploratória no país, ocorrendo apenas 20 meses após a aquisição das concessões. Com isso, damos mais um passo importante rumo à produção", comentou Paulo Mendonça, Diretor Geral e de Exploração da OGX. O executivo destacou que essa é a primeira declaração de comercialidade da OGX, a principal investidora privada na área de petróleo no Brasil.

A integração entre o suprimento de gás natural e a geração de energia na bacia do Parnaíba será um diferencial competitivo importante para a MPX, que já possui licença de instalação a geração de 1.863 megawatts a gás natural e iniciou o processo de licenciamento ambiental para o desenvolvimento de 1.859 megawatts adicionais na região.

A usina tem localização privilegiada não apenas por estar na área dos blocos produtores de gás natural (está localizada na área do Bloco PN-T-68), mas também pela viabilidade de conexão ao Sistema InterligadoNacional (SIN) por meio do seccionamento de linhas de transmissão já existentes, o que resultará em reduzido investimento para interligação.

Avaliação positiva

O secretário estadual de Minas e Energia, Ricardo Guterres, recebeu com otimismo o anúncio das empresas OGX e MPX de que o Maranhão começará a produzir gás natural extraído da Bacia do Parnaíba (terrestre) em 2013.

Ricardo Guterres falou sobre o assunto depois de reunião com técnicos da Seme que avaliaram os desdobramentos do anúncio. “Essa é, sem dúvida, uma grande notícia para o Maranhão, que vem confirmar o potencial mineral e energético do estado, especialmente na Bacia do Parnaíba, onde a OGX obteve sucesso na sua campanha de exploração”, comentou o secretário, ao ressaltar o trabalho realizado pelo governo Roseana Sarney na atração de investimentos em petróleo e gás e em outros setores da economia.

“Como planejou a governadora Roseana Sarney dentro de sua estratégia de governo, quanto mais investimentos instalados de acordo com políticas de sustentabilidade, mais empregos e mais oportunidade de negócios serão geradas para os maranhenses”, afirmou.

Ricardo Guterres observou que a perspectiva para o Maranhão na área de petróleo e gás é de mais investimentos a partir do sucesso da campanha da OGX e também da 11ª Rodada de Licitações da ANP, que será realizada este ano com a oferta de 54 blocos na própria Bacia do Parnaíba, como também nas bacias marítimas de Barreirinhas Pará-Maranhão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário