sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Os novos Blocos da Assembleia

Os deputados Eduardo Braide, Stênio Rezende, Graça Paz e Marcelo Tavares serão os líderes dos Blocos


DO BLOG DO JORGE ARAGÃO



Ao invés dos dois Blocos tradicionais de Governo e Oposição, nessa legislatura teremos quatro Blocos, sendo dois de Governo e dois de Oposição. O assunto foi abordado primeiramente pelo blog em 30 de novembro do ano passado, quando em primeira mão era anunciado aqui a criação de mais um Bloco de Governo (reveja aqui).
A disputa agora é para saber quem terá a maior bancada da Casa. Atualmente esse handicap pertence ao Bloco de Governo, União Democrática. O Bloco que é liderado pelo deputado Eduardo Braide (PMN) conta com 17 deputados. Entretanto, pode acontecer uma defecção de três parlamentares.
Os deputados Léo Cunha (PSC), Alexandre Almeida (PT do B) e Edson Araújo (PSL), estariam sendo “pressionados” a ingressar no outro Bloco de Governo. O Bloco Parlamentar pelo Maranhão liderado pelo deputado Stênio Rezende (PMDB), que atualmente tem 16 parlamentares deseja ter a maior bancada e ter o direito de presidir as principais Comissões Técnicas da Casa.
O problema é que o tiro pode sair pela culatra. Segundo o regimento interno da Assembleia Legislativa um deputado depois de ingressar em um Bloco, ele pode até deixar esse Bloco, mas não poderá entrar em outro. Para complicar a vida dos parlamentares no Diário da Assembléia desta quinta-feira (03), já está publicada a formação do Bloco União Democrática e constando as assinaturas dos três deputados.
A saída dos três deputados já seria suficiente para que o Bloco Parlamentar pelo Maranhão se tornasse o maior da Assembleia, mas agora com a possibilidade de ficar sem Bloco, sem tempo na tribuna e sem direito de participar das principais Comissões da Casa, talvez nem a “pressão dada” seja suficiente para efetivamente a manobra dar certo.
Oposição
Os dois Blocos de Oposição já estão definidos e sem maiores dificuldades. Os nove deputados estarão divididos em dois Blocos. O Bloco Parlamentar de Oposição liderado pelo deputado Marcelo Tavares (PSB) conta com cinco deputados.
O segundo Bloco de Oposição, ainda sem nome definido, contará com quatro parlamentares, todos do PDT e será liderado pela deputada Graça Paz. Com isso aquela possibilidade de que o PDT poderia integrar a base do governo e um dos Blocos governista, não passou de um acordo momentâneo visando a disputa da Mesa Diretora.
Na próxima semana todos os Blocos deverão ser fechados e posteriormente indicarão os seus deputados que irão compor as Comissões da Casa. Com a possibilidade de transmissão ao vivo das reuniões das Comissões pela TV Assembleia, agora existe a expectativa de que enfim as Comissões definitivamente funcionem como prevê o regimento interno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário