terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Escudeiro de Lula, Chico elogia FHC


FOLHA.COM

Simpatizante de Lula e com irmã no ministério de Dilma, Chico Buarque chamou Fernando Henrique Cardoso de “chave sem a qual não seria possível [o Brasil] avançar”.




Feito em entrevista à revista do jornal espanhol “El País”, o galanteio vem como mais um rodopio na roda-viva que é a relação entre Chico e FHC.



Os dois já se estranharam em público. FHC chegou a definir Chico como artista “mais da elite tradicional”, contraponto aos “gênios” Caetano Veloso e Gilberto Gil, em encontro com um presidente português.



O diálogo, rebatido pelo músico como “conversa de cozinha”, veio à tona em 1998, no livro de um ex-porta-voz de FHC.



Chico, na época, já fazia oposição ao tucano. Mas nem sempre foi assim.



Em 1978, o músico produziu seu primeiro jingle para FHC, candidato ao Senado pelo MDB. Sete anos depois, na disputa pela prefeitura de São Paulo, fez uma paródia de música sua, “Vai Passar”, para dar uma forcinha na campanha municipal.



No ano passado, fiel a Lula, o compositor participou de evento pró-Dilma Rousseff. “Um governo que não fala fino em Washington nem fala grosso com Bolívia e Paraguai. Por isso é respeitado e querido mundo afora, como nunca antes na história deste país”, gracejou sobre a gestão petista, com nova agulhada no tucano.



Na entrevista ao “El País”, publicada no domingo (30), Chico faz elogios efusivos a Lula, mas dessa vez reservou o chorinho para FHC.



O petista, segundo Chico, empenhou-se em tirar o maior número de pessoas da miséria, “e isso se perpetua com Dilma”.



Antes, diz o músico, “a situação social do Brasil era uma vergonha”. A culpa do tucano, contudo, é relativizada. “Os méritos vão também para as bases da política econômica empreendida por Fernando Henrique Cardoso. Foi a chave sem a qual não seria possível avançar.”



Mais de Chico: as "regras do capitalismo" serviram de trampolim para a "distribuição da riqueza". “Alguns de esquerda pode pensar que [a gestão tucana] não era humanitária o suficiente, mas ninguém pode negar que foi o mais inteligente.”



Hoje à noite, o PSDB mostrará programa de dez minutos em cadeia nacional. A seguinte cena não irá ao ar, mas poderá ser conferida no site da sigla: uma garota questiona FHC sobre Chico Buarque.



Diplomático, o ex-presidente diz apreciar e cita "Apesar de Você" como sua canção predileta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário