quarta-feira, 7 de abril de 2010

Valdinar denuncia ‘Luz para Todos’ e suspensão de aulas em Imperatriz

O deputado Valdinar Barros (PT) denunciou na sessão desta terça-feira (6) a suspensão, por parte do Governo do Estado, de aulas de extensões do ensino médio que foram abertas em 2007, 2008 e 2009 em povoados de Imperatriz. O parlamentar acusou o governo do Maranhão de “andar para trás” e denunciou também o programa Luz para Todos, do Ministério de Minas e Energia, que está deixando 250 mil famílias maranhenses sem o benefício da energia elétrica.

Sobre a suspensão das aulas, Valdinar disse que ele conseguiu com o Governo do Estado criar, em 2008, em povoados de Imperatriz (Olho d’Água dos Martins, Coquelândia, São Félix e Vila Conceição), extensões do ensino médio, mas agora o gestor regional de educação em Imperatriz acabou com o funcionamento alegando que não tem professor.

Com a medida, o deputado petista afirmou que o Governo está deixando sem estudar os filhos de lavradores e comunidades pobres da zona rural de Imperatriz que não podem botar os filhos na cidade. “É um governo que anda de marcha à ré, anda para trás, anda para o atraso”, acusou.


LUZ PARA TODOS

Quanto ao Luz Para Todos, Valdinar acusou o ex-ministro de Minas e Energia, senador Edison Lobão, de haver discriminado o Maranhão. No município de Campestre, por exemplo, de acordo com o parlamentar, as famílias estão desesperadas porque o programa se encerra este ano e nada ainda foi feito.

Valdinar chamou a Cemar, executora do programa, de “irresponsável”, e acusou a empresa de discriminar a população. O parlamentar afirmou que “quando é para um pobre diz que as ligações só podem ir até trezentos metros de distância, agora para os fazendeiros eles vão a qualquer distância”.

Disse ainda que o programa Luz para Todos está sob auditoria, “porque gastaram dinheiro demais e ainda temos 250 mil residências sem energia elétrica”.

GARIMPEIROS

Valdinar Barros acusou também o ex-ministro Lobão de haver enganado os garimpeiros de Serra Pelada com a promessa de que concederia o alvará para que voltassem a explorar o garimpo.

“Que decepção foi o ministro Lobão para os garimpeiros de Serra Pelada. Prometeu a vida inteira que ia liberar o alvará de funcionamento de Serra Pelada, e os garimpeiros hoje estão todos decepcionados porque Lobão mentiu e nada cumpriu; prometeu, prometeu, prometeu e o alvará não saiu”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário