segunda-feira, 13 de setembro de 2010

JOSÉ REINALDO E A MONARQUIA FORA DE ÉPOCA.


DO INFORME JP


O quadro de ruína moral que antecede as eleições maranhenses recomenda, por justiça política, que o povo do Maranhão eleja o ex-governador José Reinaldo Tavares senador da República. De igual modo, a mesma justiça referenda que em 2006 o hoje candidato sacrificou um mandato praticamente certo de senador, porque tinha meios e reconhecimento para tanto, em defesa da alternância de poder e no afã de livrar o povo maranhense de seus algozes.

José Reinaldo, todos lembram, foi mentor e executor de uma frente política que permitiu, e ainda permite até hoje, ao povo do Maranhão ter esperanças. Uma frente que, pela primeira vez em 40 anos, conseguiu derrotar a oligarquia instalada que hoje tende a se transformar em monarquia fora de época.

Por conta da ousadia de enfrentar e derrotar a vitalícia oligarquia maranhense, sua imagem foi vilmente senilizada num apoplético artigo de José Sarney e quase que diariamente nos órgãos de comunicação de um monopólio que pretende ditar as regras do jornalismo no Estado.

Com uma prisão arbitrária, equivocada e inconseqüente, pagou o preço mais alto que um homem público já pagou no Maranhão por desafiar o poder de Sarney, mas se manteve firme e se mantém até agora no enfrentamento dessa ditadura tupiniquim que envergonha todo o Brasil e não somente o Maranhão.

Não apenas pela ruína moral de alguns concorrentes; não apenas por ter conseguido elevar o Índice de Desenvolvimento Humano no Estado e ter investido maciçamente no combate à pobreza; não por ter sido responsável pelo primeiro Plano Estadual de Igualdade Racial do Brasil, que deu origem à Secretaria da Igualdade Racial.

José Reinaldo merece o voto dos maranhenses principalmente porque sua determinação e coragem alijaram do poder, pelo menos por dois anos, os que daqui fizeram uma Capitania Hereditária com graves conseqüências sociais e políticas para o povo.
(JM Cunha Santos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário