quarta-feira, 13 de outubro de 2010

REFINARIA PREMIUM: UMA MIGUELAGEM

Por Luis Cardoso


O presidente Lula não tem ainda agendado nenhuma vinda ao Maranhão até o final deste mês, data do segundo turno presidencial.




Ficou de comparecer, com sua candidata, ao município de Capinzal do Norte, para conhecer o local onde será instalada a maior reserva de gás natural do Brasil.



Como o Maranhão é o Maranhão, nem Dilma e muito menos Lula deram as caras. Aqui, acreditam eles, está tudo dominado.



Se por acaso Lula e Dilma incluirem o Maranhão na sua agenda o, devem comparecer a Capinzal do Norte, talvez.



O único local onde não aparecerão será em Bacabeira, na Refnaria Premium, uma miguelagem de projeto de refino de prtróleo, até agora.



A Premium, pelo andar da carruagem, não sairá do papel até o final do governo Lula. Aí lá se foram quase dois anos de sonhos.



Por enquanto, permanece na fase inicial de terraplenagem da área. Ao que parece, nem o processo licitatório foi encerrado.



Enquanto isso, o Governo do Estado, através de três secretarias contrata empresas e institutos picaretas para a realização de cursos técnicos para capacitação de mão-de-obra técnica para o projeto Premium.



Até a instalação da Premium, os alunos já desaprenderam tudo e estarão trabalho em outros locais distantes da sua formação profissional.



A refinaram só estará concluída daqui a uns 15 anos.



A Refinaria Abreu Lima, em Pernanbuco, com menor capacidade que a Premium, não consegue sair do papel há mais de quatro anos. Ainda não terminou os serviços de terraplenagem.



Agora mesmo tem que atrasar seu processo de implantação por força da ausência de compromisso da estatal petrolífera venezuelana, parceira no projeto.



A estatal de lá não colocou até agora nenhum centavo na Abreu Lima, conforme acerto feito há mais de um ano com a estatal brasileira Petrobrás.



Enquanto isso, sonhar não custa nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário