quarta-feira, 28 de março de 2012

TUTÓIA COMPLETA 74 ANOS E EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

BLOG DO NETO PIMENTEL




Tutóia caminha para seus 74 anos nessa quinta-feira 29 de março de 2012. Em 29 de março 1938 acontecia sua emancipação política graças a bravura e o empenho do coronel Paulino Neves. Em 1940 sua população era estimada em 2.518 habitantes (Fonte:IBGE recenseamento geral do Brasil - 1º de setembro de 1940, série regional parte IV, Maranhão, Rio de Janeiro, IBGE, 1952). Hoje segundo o censo do IBGE 2010, sua população ultrapassa a casa dos 52.700 habitantes, sendo que podemos considerar essa população no horário de pico e comercial muito maior, principalmente no perímetro urbano, onde pessoas de cidades circunvizinhas utilizam os bens de serviço e o comercial local, contribuindo com o destaque comercial que a cidade tem, entre os 14 municípios do Baixo Parnaíba.
Agora será se Tutóia cresce ou se desenvolve? Eis a questão! vejamos: uma cidade pode crescer aleatoriamente, encima de um morro, das dunas, em áreas de risco ou que deveriam ser preservadas, o que difere do conceito de desenvolvimento. Algumas cidades estagnaram no tempo, Tutóia ainda cresce, mas poderia se desenvolver em todos os sentidos, bastaria apenas empenho conjunto de todos que a compõem, potencial para isso têm de sobra e em todos os sentidos também, esporte, cultura, educação, etc. Talentos não faltam, a natureza ainda se encontra por aqui. Alguns fatores básicos para o bem estar dos seus moradores ainda nem existem, e os que existem não são de acordo com os padrões e quando são, não atendem todo o público abrangente. 74 anos de uma história escrita por muitos colaboradores, que aqui passaram e deixaram suas contribuições nas artes, na música, literatura, simplesmente na vida de tantos tutoienses.

Com a mesma certeza que o delta e os lençóis são belezas ímpares, a esperança que o tão esperado desenvolvimento irá brotar é certo, é necessário apenas envolvimento de todos, nas atribuições que lhe são de direito produzirem. Que Tutóia volte a ser a terra que têm, e não que "latinha" (poesia de seu Cazuza), vamos honrar a memória dos saudosos tutoienses que deixaram suas marcas, e assim finalizo com um trecho da poesia "Tutóia" de José de Matos Silva, "Onde as marcas do tempo resiste, insistindo - para renascer de novo, a - semente do bem que já não existe, Tutóia - és a razão da vida do teu povo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário