terça-feira, 6 de março de 2012

DEPUTADO MARCELO TAVARES CONTESTA INDICADOR SOBRE SAUDE DO MARANHÃO

Foto MateriaWaldemar Têrr / Agência Assembleia



O líder do Bloco Parlamentar de Oposição (BPO), Marcelo Tavares (PSB), contestou, na sessão desta segunda-feira (5), os indicadores de saúde no Maranhão, apresentados pelo Índice de Desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (IDESUS) e defendidos pelo deputado Carlos Alberto Milhomem (PSD) e o presidente do Senado, José Sarney (PMDB), através de artigo de jornal. Marcelo Tavares afirmou que o artigo do senador está “completamente equivocado, dando à filha dele o crédito pela melhoria do Maranhão no IDESUS”.

O deputado classificou o artigo de “mentiroso”, que não teria “nenhuma relação com a verdade”. Ele disse ao deputado Milhomem que os anos que serviram como base para o índice foram os de 2007 e 2008, quando Jackson Lago era governador. Ele destacou que em 2009 o governo foi parte Jackson e parte Roseana, além de 2010 se referir totalmente à gestão Roseana.

“Primeira mentira: não é de responsabilidade de Roseana; segunda mentira: diz que há melhoria da colocação no Maranhão. É a primeira vez que esse índice é divulgado, então não houve uma divulgação anterior para dizer que melhorou agora”, explicou.

De acordo com o parlamentar socialista, a terceira mentira “é dizer que a melhoria, que não aconteceu, é ocasionada pelo programa ‘Saúde é Vida’, do Ricardo Murad”, porque o único hospital inaugurado pelo “Saúde é Vida” foi o de Lago dos Rodrigues, no ano de 2010.

Marcelo solicitou ao deputado governista mostrar “para o Sarney que ele anda escrevendo besteira no jornal que é dono. “O cidadão que tem mais de 50 anos de vida pública deveria escolher melhor o que escreve”, completou.

Marcelo disse ainda que todos os índices utilizados são referentes aos programas do governo federal feitos diretamente com os municípios, como, por exemplo, o PSF (Programa Saúde da Família). E explicou que a variante prncipal para compor esse índice é o numero de equipes da Saúde da Família, “que é um programa do governo federal e não da governadora, mas, infelizmente, o nosso Estado é um dos de pior situação social do Brasil, não digo isso com nenhuma alegria. Agora, mentira, nós não vamos aceitar”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário