terça-feira, 20 de março de 2012

EM TUTÓIA, O BLOG INFORMATIVO HUMBERTO RUY FAZ ENQUETE PARA SABER QUAL A MAIOR PERSONALIDADE TUTOIENSE E PUBLICA OS RESULTADOS

FIM DA ENQUETE! O MAIOR TUTOIENSE DE TODOS OS TEMPOS...



EU CRIEI UMA ENQUETE QUE REUNIA VÁRIOS NOMES DE PERSONALIDADES IMPORTANTES DE NOSSA CIDADE.

O FIM DA ENQUETE CHEGOU.  VEJA O RESULTADO NA LISTA:

OBSERVAÇÃO- COMO O EX-DEPUTADO ZÉ ORLANDO NÃO É TUTOIENSE MAS AINDA SIM PARTICIPOU PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIDADE, ACHEI JUSTO COLOCAR SEU NOME NA LISTA. MAS LEMBRAMOS QUE A ENQUETE VAI PARA O MAIR TUTOIENSE ENTÃO ZÉ ORLANDO TEM SEUS VOTOS CREDITADOS MAS COMO PERSONALIDADE AMIGA.

LISTA:

1º CHICO CANAVIEIRA 12 VOTOS - 22%
2º DIRINGA BAQUIL (PREFEITO) 4 VOTOS - 7%
ZILMAR MELO 4 VOTOS - 7%
3º ELZA DO CAROÇO 3 VOTOS - 5%
FLORIANO (ATUAL VICE) 3 VOTOS - 5%
4º FLAVIO MEREQUETA 2 VOTOS - 3%
MONSENHOR HÉLIO MARANHÃO 2 VOTOS - 3%
5º ANTONIO JOSE NEVES RODRIGUES 1 VOTO - 1%
EGIDIO JUNIOR 1 VOTO - 1%
JOSE VERAS 1 VOTO - 1%
JOSE DE MATOS SILVA 1 VOTO - 1%
NILSON DA APAE 1 VOTO - 1%

OS DEMAIS NOMES NÃO PASSARAM DE 0%.
 


TENDO COMO PERSONALIDADE AMIGA O EX-DEPUTADO ZÉ ORLANDO QUE TIROU 16 VOTOS (30%).

''OBRIGADO POR ESTAR SEMPRE PRESENTE E NOS AJUDAR  A COMBATER A MARCA DO ERRO''.







AO VENCEDOR DA NOSSA ENQUETE CHICO CANAVIEIRA. O BLOG LEVA A VOCÊS A BIOGRAFIA DESSA PERSONALIDADE MARCANTE DE NOSSA TERRA.



Francisco de Assis Canavieira Fonseca (Chico Canavieira).
08 de julho de 1953, Tutoia – Maranhão

Filho do ex-vereador, conferente de navios e secretário de terras do município, Raimundo Soares da Fonseca (já falecido) e de Marina Canavieira Fonseca, tendo como avós paternos os fundadores da comunidade Mutamba, Antonio Vicente Soares da Fonseca e Maria Antonia Soares Fonseca e avós maternos o guarda fio dos Correios Julio Canavieira e Crisalis Silva Canavieira, Francisco de Assis Canavieira Fonseca, desde criança conhecido por Chico, inicia os estudos em Tutoia, faz a pré escola com a professora D. Lucia, depois estuda no Colégio de D. Zelinda e o primário na escola pública Grupo Escolar Casimiro de Abreu.

Ainda em Tutoia, inicia o antigo ginásio no Colégio Almeida Galhardo, cursando o primeiro ano para depois ingressar, aos 15 anos no Colégio Liceu Maranhenses, após se submeter ao exame de seleção em todo o Estado, classificando-se em 2º lugar. Do Liceu Maranhense, onde cursava o último ano do Cientifico no período da manhã, transfere-se, para o Colégio São Luis, por força da necessidade de trabalho, pois era obrigado a estudar no período noturno.

“ Aos 19 anos ingressa em seu primeiro e único emprego: Sousa Cruz S/A, onde ingressou como “empregado de depósito”, depois “Auxiliar de Merchandising”,” Promotor de Vendas”, “Vendedor”, “Supervisor de Vendas”,” Gerente Distrital de Vendas”, “Gerente Regional Administrativo de Vendas” nos Estados do Maranhão, Piauí, Pará, Tocantins, Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia e Amapá.

Já no Amazonas, ingressa na Universidade Federal do Amazonas, em Manaus, na Faculdade de Direito, concluindo este curso na UNESPA – “União das Escolas Superiores do Pará”.

Mais tarde, como Gerente Distrital de Vendas e Distribuição, tem a oportunidade de conhecer na Europa o Vaticano e a Itália.

Durante trinta anos na Sousa Cruz recebeu vários prêmios tendo recebido em duas oportunidades dois maiores prêmios que significaram os maiores reconhecimentos da sua vida profissional: ao se afastar da empresa para se candidatar a prefeito de Tutóia, sua terra natal, a Sousa Cruz em uma decisão inédita, decide manter os seus salários integralmente e, a festa de despedida que a empresa lhe ofereceu na cidade de São Luis do Maranhão, reunido todos os funcionários do Estado do Maranhão, Sul do Pará e Tocantins, como também todos os gerentes do Norte Nordeste.

Após a aposentadoria Chico Canavieira, passou a residir na cidade de Tutóia, localizada no Delta das Américas, na mesma casa que pertenceu aos seus pais, na Rua Senador costa Rodrigues, 55 centro, onde passou a exercer a advocacia assistencial gratuita atendendo a população pobre.
Membro fundador da AMA Tutóia (Associação dos Moradores e Amigos do Município de Tutóia), membro fundador da Academia de Ciências, Artes e Letras de Tutoia – ACALT, que tem como Patrono José de Almeida Veras; Editor do jornal “O Informativo Tutoia”; incentivador das ações de voluntariado e projetos produtivos, culturais e para a preservação do meio ambiente no município.

Na política partidária sempre defendeu desde a primeira candidatura Lula para Presidente do Brasil. Fundou o PDT – Partido Democrático Trabalhista – candidatando-se a prefeito nos anos de 2000, obtendo 600 votos ou 5% dos votos validos; em 2004, obteve 3.800 votos, ou 15% dos votos validos e em 2008, 6.400 votos ou 26% dos votos validos. Todas as suas candidaturas caracterizaram-se sem apoio de grupos políticos tradicionais e com poucos recursos. A sua política é centrada nos conceitos das políticas públicas e a liberdade de expressão e do voto consciente.

No ano de 2006, liderou o avanço das oposições obtendo expressiva votação para o candidato a Governador Jackson Lago, alcançando o objetivo de alternância no nível do Estado, tendo o governo de Jackson Lago, priorizado o apoio a grupos tradicionais da política de Tutoia e preterido o seu grupo o que o motivou a apoiar em 2008 a governadora Roseana Sarney, obtendo um resultado expressivo de votos e determinante para não ocorrer o segundo turno no Estado. Este fato o fez se desfilar do PDT e ingressar no Partido dos Trabalhadores - PT.


FONTE DA BIOGRAFIA: BLOG DO CHICO CANAVIEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário