quarta-feira, 7 de março de 2012

DEPUTADO MARCELO TAVARES REFORÇA CRÍTICAS AO PROGRAMA SAUDE É VIDA, NO MARANHÃO.


 Foto Materia
O líder da Oposição, deputado Marcelo Tavares (PSB), reforçou, na manhã desta terça-feira (6), críticas ao programa “Saúde é Vida”, executado pelo governo do Estado com a meta de construir 72 hospitais.

Tavares abordou o tema na sessão de segunda-feira (5) e voltou a tratar do assunto, nesta terça-feira, ao se manifestar contra a aprovação de um requerimento do deputado Carlos Alberto Milhomem (PSD), que pedia a transcrição nos anais da Casa de uma matéria jornalística que destaca melhorias no sistema de saúde do Estado.

Para Marcelo Tavares, não faz sentido que os deputados da bancada governista façam qualquer comemoração em relação ao Índice de Desempenho do SUS (IDSUS 2012), divulgado na semana passada pelo Ministério da Saúde.

O IDSUS 2012 é um índice novo, que avaliou entre 2008 e 2010 os diferentes níveis de atenção (básica, especializada ambulatorial e hospitalar e de urgência e emergência), verificando como está a infraestrutura de saúde para atender as pessoas e se os serviços ofertados têm capacidade de dar as melhores respostas aos problemas de saúde da população.

Na avaliação de Marcelo Tavares, os anos que serviram como base para o IDSUS 2012 foram o período em que Jackson Lago era o governador do Estado, e abrangem apenas parte do governo de Roseana Sarney.

“Portanto, a matéria a que o deputado Milhomem se refere é uma mentira, porque se refere a um período que não é de responsabilidade da governadora Roseana. Outra mentira é quando a matéria diz que há melhoria da colocação no Maranhão. Não há melhoria de colocação, pois é a primeira vez que esse índice é divulgado, então não houve uma divulgação anterior para dizer que melhorou agora”, observou Marcelo Tavares.

Ele foi enfático ao dizer que o programa “Saúde é Vida”, executado pelo secretário Ricardo Murad, ainda não alcançou as metas a que se propôs. “Este programa está longe de atingir os objetivos aos quais foram propostos; primeiro porque os hospitais ainda não existem na sua grande e imensa maioria. Dos 72 hospitais, há cinco hospitais funcionando, ou seja, a grande maioria deles ainda são obras e muitos deles ainda são obras abandonadas. Infelizmente, a nota verdadeira para os 72 hospitais é zero. O que a governadora Roseana e o secretário Ricardo Murad querem é o segundo grande golpe eleitoral.”, ressaltou.

Marcelo Tavares lembrou que em 2010, ano abrangido pela pesquisa do IDSUS, o único hospital inaugurado pelo programa “Saúde é Vida” era o do município de Lago dos Rodrigues.

“A oposição, aqui do Maranhão, não é tola e não diz com alegria que o nosso Estado infelizmente é um dos Estados de pior situação social do Brasil. Não diz isso com nenhuma alegria. Agora, mentira nós não vamos aceitar. Então, colocar isso nos Anais da Casa só vai fazer guardar como registro um pronunciamento que não condiz com a verdade”, declarou Marcelo Tavares, posicionando-se contra a aprovação do requerimento formulado pelo deputado Carlos Alberto Milhomem.

Em seu discurso, o deputado Marcelo Tavares também fez críticas a um artigo publicado no jornal “O Estado do Maranhão”, com o qual o senador José Sarney (PMDB-AP) faz elogios ao governo de Roseana Sarney.

Para Marcelo Tavares, o senador José Sarney perdeu a noção da realidade ao escrever um artigo que não tem nenhuma correspondência com a realidade em defesa do programa “Saúde é Vida”.

“A verdade é que o programa ‘Saúde é Vida’ não funciona no Maranhão, não funciona porque os hospitais não foram entregues, não funcionam porque não atendem praticamente ninguém, mas é a mentira sendo repetida mil vezes mentira como, por exemplo, agora a governadora Roseana Sarney disse, no programa do PMDB, que já entregaram as 10 UPAs e não entregaram a UPA de Codó, não entregaram a UPA de São João dos Patos, não entregaram UPA de Timon, ou seja, é a repetição das mentiras para que elas se tornem verdades”, ressaltou o líder da Oposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário