Do blog do Cesar Soares
O presidente da Assembleia Legislativa apresentou um projeto visando fortalecimento das Casas Familiares Rurais e a Pedagogia da Alternância no Maranhão, já aprovado na CCJ-Comissão de Constituição e Justiça.
Trata-se de uma PEC-Projeto de Emenda à Constituição do Estado do Maranhão nº 002/2009, que acrescenta o art. 22-A ao Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição Estadual do Maranhão, nos seguintes termos:
Art. 22-A O Poder Público reconhece as Escolas Famílias Agrícolas, Escolas Famílias Rurais e Centro Familiares de Formação por Alternância existentes no Maranhão, sendo-lhes garantidos seus princípios e suas metodologias. Parágrafo único. O Estado estimulará a criação de Escolas Famílias Agrícolas, Escolas Familiares Rurais e Centro Familiares de Formação por Alternância, garantido-lhes apoio necessário para êxito de seu funcionamento.
A metodologia adotada nas Casas Familiares Rurais-CFR é a "Pedagogia de Alternância", em que o aluno alterna períodos de aprendizagem na família, no meio social e na escola, estreitamente interligados por meio de instrumentos pedagógicos específicos; a formação integral da pessoa, levando-se em conta as dimensões afetiva, intelectual, profissional, religiosa, comunitária,econômica e social.
O deputado Marcelo Tavares solidariza-se dessa forma à luta da ARCAFAR-Associação Regional das Casas Familiares Rurais, no sentido do reconhecimento ao homem do campo e à educação voltada para os jovens do meio rural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário