terça-feira, 9 de julho de 2013

EM TUTÓIA, A CÃMARA MUNICIPAL NOS ÚLTIMOS MOMENTOS ANTES DO RECESSO.

FONTE; BLOG DO ELIVALDO RAMOS

Câmara de Vereadores de Tutóia discute saúde Municipal

Na sessão da última quarta feira muitas foram as surpresas por conta de uma discussão sobre saúde municipal. 

O presidente da Câmara, Vereador Alexandre Baquil, chegou a firmar que enquanto foi Secretário Municipal de Saúde esteve "por duas ou três vezes em contato com o Secretário de Estado de Saúde" e não obtivera do mesmo nenhuma resposta positiva sobre a Construção de um novo hospital em Tutóia.
Por que essa explicação só veio agora? Será por conta da pressão das ruas?

O vereador Paulinho chegou a afirmar em seu "que o Secretário de Estado de Saúde é muito truculento" e difícil de conversar. Chegou a insinuar que este só teria tido interesse em Tutóia por voto na campanha em que foi eleito deputado.
O mesmo vereador da base governista criticou inclusive o atual hospital afirmando que "foi construído há mais de 60 anos e que está deteriorado". 
O vereador protocolou também na sessão uma indicação ao prefeito para construir um novo hospital de médio porte no Comum. Não se sabe por que somente agora estão pedindo esse hospital tendo em vista que, como ele mesmo confirmou, fazem mais de 60 anos e continua igual o hospital atual.

Já o vereador Zé Orlando criticou fortemente a saúde chamando de precária e insuficiente para a população de quase 60 mil hab., que Tutóia tem. Disse ainda que seria interessante a Câmara formar uma Comissão para falar com o governo do Estado sobre o "ESTADO deplorável da saúde de Tutóia que hoje envia seus pacientes para a vizinha Paulino Neves, que se tornou referência de saúde na região". Disse também que é preciso incluir Tutóia no Programa Saúde é Vida do Governo do Estado que construiu e continua construindo mais de 60 hospitais no Estado. E que Paulino Neves, Chapadinha, Barreirinhas e outras cidades vizinhas receberam as UPAs e Tutóia nada.

Rapidinhas da Sessão da Câmara de Vereadores de Tutóia

Vereador Paulo: vou pra 16 anos de legislatura e já protocolei mais de 2 mil requerimentos aqui.
É preciso fazer rodizio de farmácias na cidade.

Alexandre Baquil: já fui atendido pelo Secretário de Estado de Saúde com ele fazendo a barba em sua sala e mais 5 prefeitos de outros municípios.

Zé Orlando: gostaria que o recesso parlamentar dessa Casa seguisse a legislação federal que passasse dos atuais 90 dias para 55 dias. Senão vamos ter de devolver dinheiro por não trabalhar.

Cristian Noronha: volto a pedir que o projeto FUNDAP venha a votação. 
Elogio a atuação do Presidente dessa Casa por ter deixado nesse semestre a discussão correra solta.

Nilson: estou esperando a criação do PROCON na cidade.

Binha: já existe uma Lei que regulamenta a colocação de letreiros com frases que inibem a exploração sexual infantil. Foi contestado pelo vereador Paulo.

Há desinformação em algumas coisas na Casa por parte de alguns vereadores e o sistema de som continua o destaque de precariedade da Casa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário