quarta-feira, 29 de junho de 2011

Morre ex-deputado Albérico Ferreira, aos 92 anos

Tio do presidente do Senado, José Sarney, e pai do prefeito de Barreirinhas, Albérico Filho, morreu por volta das 19h desta terça-feira, no Centro Médico, o ex-deputado estadual Albérico de França Ferreira, aos 92 anos.
Ex-presidente da Assembleia e do TCE, Albérico Ferreira estava internado há 15 dias com problemas de insuficiência cardíaca e renal. Ele morreu de falência múltipla de órgãos.
Ex-deputado Albérico Ferreira será enterrado no final da tarde
Eleito três vezes deputado estadual até ir para o TCE, era irmão de Dona Kiola Sarney, mãe do presidente do Senado, falecida em 2004.
Tinha oito filhos, um já falecido, entre eles o conselheiro do TCE Álvaro de França Ferreira e o ex-deputado federal Anselmo Ferreira.
Em nota, a governadora Roseana Sarney lamentou a morte do seu tio-avô. “Hoje é um momento de muita dor. Perdemos um ente muito querido e amado por todos nós. O Maranhão também perdeu um grande homem, com um legado de enormes serviços prestados ao estado”, lamentou ela.
A filha Ilma Campelo contou que o pai veio de Pernambuco para o Maranhão junto com a irmã Kiola com apenas 7 anos. Dona Kiola era uma espécie de segunda mãe de Albérico Ferreira.
Em 1965 participou ativamente da campanha vitoriosa de Sarney, seu primeiro sobrinho, ao Governo do Maranhão. Como prêmio, virou secretário particular do governador.
“Quando Sarney saiu para ser candidato ao Senado papai foi para a Assembléia onde exerceu três mandatos até ir para o TCE”, contou a filha.
Ilma disse que a maior característica do pai era o carinho e a humildade com que tratava as pessoas. Por isso, recebeu o apelido de “Tio Berico”.
Ela contou que certa vez, para tentar ridicularizar o pai, o Jornal Pequeno publicou uma charge onde Albérico Ferreira aparecia agachado tomando benção a um homem negro maltrapilho. “Aquilo lhe deu mais popularidade porque ele sempre foi um homem muito humilde”, disse a filha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário