quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Personalidades recebem Medalha Manoel Bequimão


Da Agência Assembleia


A Assembleia Legislativa realizou, na manhã desta quarta-feira, 14, no plenário Gervásio Santos, sessão solene para a entrega de três medalhas do Mérito Legislativo “Manoel Bequimão”. Os decretos, de autorias do deputado Pavão Filho (PDT), foram aprovados por unanimidade pelo plenário da Casa em reconhecimento aos relevantes trabalhos realizados pelos homenageados que atuam nos setores político, comunicação e científico.


Receberam a honraria o comunicador e secretário de Segurança Alimentar do município de São Luís, Francisco Vilhena de Matos, conhecido como Frank Matos; a fitoterapêuta Dra. Terezinha de Jesus Almeida Silva Rêgo e o ex-deputado federal José Guimarães Neiva Moreira. Presentes à solenidade, que foi presidida pelo deputado Marcelo Tavares, os vereadores de São Luís, Batista Matos, Ivaldo Rodrigues e Vieira Lima. Também estiveram presentes os deputados Pavão Filho, Chico Leitoa, Arnaldo Melo, Carlinhos Amorim, Pastor Irmão Carlos, Joaquim Nagib Haickel, Chico Gomes, Domingos Paz, helena Barros Heluy, Graça Paz e Eliziane Gama, além de familiares e amigos dos homenageados.


Ao fazer as saudações, Pavão Filho, falou da sua satisfação em prestar homenagens àqueles que muito têm contribuído para o desenvolvimento do Maranhão. “Hoje é um dia de resgate na história política, científica e da comunicação maranhense. Este Parlamento não poderia deixar de homenagear essas pessoas extraordinárias que contribuem para a história do nosso estado”, disse Pavão Filho, uma vez mais enfatizando a importância de se reconhecer o trabalho de personalidades ainda em vida.



RECONHECIMENTO



Pavão Filho destacou a importância do comunicador Frank Matos, natural do estado do estado do Pará, que chegou ao Maranhão em 1976 e que, no decorrer da sua carreira profissional tem recebido várias homenagens, dentre elas, do governo do Estado e da Câmara Municipal de São Luís.


Ao longo da sua trajetória, Frank Matos realizou, dentre várias atividades, festivais de música em São Luís, ensejando oportunidades para o desenvolvimento da cultura ludovicense. Também realizou em várias ocasiões shows beneficentes no Hospital Aquiles Lisboa para o recolhimento de donativos para aquela entidade.


Além disso, mantém o Clube Gente Miúda, que congrega mais de 200 crianças na faixa etária de quatro a 13 anos, onde são distribuídos kits escolares, cestas básicas de alimentos, rádios e calçados. Esse projeto tem como finalidade, manter as crianças nas escolas. Frank que é o apresentador oficial dos festejos juninos de São Luís comanda o programa Diário da Capital, na Rádio Capital. “Frank continua com a mesma trajetória, defendendo os interesses da sociedade. Você é um paraense que o Maranhão acolheu e tenho certeza que você continuará contribuindo com o nosso estado. A sua contribuição à sociedade maranhense faz com que esta Casa lhe conceda esta honraria”, disse Pavão Filho. Frank Matos agradeceu a homenagem destacando o carinho recebido do povo do Maranhão.



TEREZINHA REGO


Ao prestar homenagem a Terezinha Rego, Pavão Filho destacou a contribuição que ela tem dado à história científica do Maranhão. “A senhora tem contribuído de uma forma inovadora com a medicina popular a partir das ervas medicinais. A sua contribuição tem sido decisiva não só para a cura de várias enfermidades, como também para um novo momento da história científica do nosso estado e restante do país”, disse o ator das homenagens.


Terezinha Rego agradeceu a comenda e destacou a sua trajetória em busca da melhoria da qualidade de vida das pessoas. “O que eu quero é solicitar aos representantes que procurem identificar e dar valor à flora do Maranhão. As nossas plantas estão sendo patenteadas por falta de apoio à pesquisa e tecnologia”, disse a homenageada.



NEIVA MOREIRA


“Se esta Casa não lhe homenageasse – patrimônio vivo da história do Maranhão - continuaríamos em débito com a história política do nosso Estado”, disse Pavão Filho, ao fazer saudações a Neiva Moreira, 92 anos, natural do município de Nova Iorque, que desde novo iniciou-se no jornalismo, primeiro no estado do Piauí e depois no Maranhão. Neiva foi eleito deputado estadual em 1950. Foi deputado federal por três vezes, sendo eleito em 1959 e 1960 para a Mesa da Câmara. Atualmente, Neiva Moreira integra o Diretório Regional do PDT Maranhão.


Pavão enfatizou que Neiva Moreira enfrentou todo tipo de adversidade, tanto da tribuna, da perseguição, calúnia e da tortura. Mas, não se dobrou as adversidades da vida política do Maranhão. “Neiva é o retrato vivo da honradez, coragem, comprometimento das intenções maiores e melhores condições de vida do povo do Maranhão. Eu me penitenciaria se passasse por esta Casa e não fizesse essa homenagem a esse companheiro de longas lutas”, disse Pavão Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário