sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Deputados entregam títulos de Cidadão Maranhense

Da Agência Assembleia

Em sessão solene realizada nesta quinta-feira (16), a Assembleia Legislativa realizou a entrega de Títulos de Cidadão Maranhense ao juiz Marlon Jacinto Reis, ao presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Robert Smith, e ao Padre Jean Marie Alfons Emerentia Van Dame, ambos de iniciativa da deputada Helena Barros Heluy (PT). A parlamentar fez a saudação aos três homenageados, que agradeceram emocionados a inciativa da petista.






Várias autoridades, religiosos e representantes da comunidade participaram da sessão solene. O primeiro homenageado foi o presidente do BNB, nascido em São Paulo, mas que há anos vive em Fortaleza, e, de acordo com a deputada, possui fortes ligações com o Nordeste. Helena Helluy disse que, entre 2003/09, o BNB enviou para o Maranhão em torno de R$ 5 bilhões, para financiar principalmente a agricultura. A deputada Helena Heluy destacou o trabalho desemvolvido pelo presidente pelo BNB e a importância que o banco tem dado ao Maranhão na gestão Smith.





A deputada petista também destacou as figuras do juiz Marlon Jacinto Reis e do Padre Jean Marie Van Dame. Helena Heluy lembrou que o padre, que é belga, chegou ao Maranhão em 1975 e preferiu trabalhar com as comunidades carentes do Anjo da Guarda, sempre se destacando na luta pela garantia de terra e moradia aos habitantes do Estado. Dele a parlamentar leu um extenso currículo, mostrando o padre sempre envolvido na defesa das comunidades mais carentes.





A parlamentar destacou ainda o trabalho do jovem juiz, que nasceu no Tocantins e só aos 15 anos veio para São Luís estudar. Como juiz eleitoral, Douglas Martins passou a assessorar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na campanha por eleições limpas.





Antes de prestar a homenagem a cada um, Helena Heluy afirmou sempre ter defendido que para ser Cidadão Maranhense é preciso “impregnar-se das coisas do Maranhão, viver o Maranhão, sua história, cultura; criar raizes”. A parlamentar assegurou que os três homenageados fizeram por merecer a honraria.





A sessão solene de entrega dos títulos foi concorrida e estavam presentes, por exemplo, o vice-governador eleito Washinton Luiz Oliveira (PT), o secretário de Indústria e Comércio do Estado, Maurício Macedo, representando a governadora Roseana Sarney (PMDB), o bispo emérito de Zé Doca, Carlos Heleno, e Dom Xavier Giles, além de deputados e dezenas de amigos e familiares dos homenageados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário