quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

A habilidade política de Roseana na montagem do secretariado

Do blog do Marco D'eça




A governadora Roseana Sarney (PMDB) deixou claro, desde o início, que o perfil do seu secretariado seria técnico. Mas teve que trabalhar politicamente para garantir o corpo de auxiliares sem entrar em choque com a classe política. E conseguiu.
A engenharia que resultou nos 37 nomes foi um sucesso. Todas as alas políticas do grupo foram contempladas, de uma forma ou de outra.
A ida do deputado Victor Mendes para o Meio Ambiente resolveu, de uma só vez, quatro pendências com o Partido Verde: 1- manteve a pasta sob controle do PV; 2- garantiu a ida do suplente Magno Bacelar para a Assembléia; 3 – garantiu a presença do PV em uma das secretarias da Assembléia, e 4 – contemplou o deputado federal Sarney Filho (PV), com a Sema e com a vaga de “Nota 10″ na AL.
Roseana foi hábil também em levar para a Secretaria de Cidades o deputado federal Pedro Fernandes (PTB). Com isso, agradou a ala liderada por ele e pelo irmão, deputado estadual Manoel Ribeiro (PTB); e ainda resolveu a crise entre os suplentes Chiquinho Escórcio(PMDB) e Davi Alves Silva (PR) – agora ambos assumirão vaga na Câmara.
O grupo do senador Mauro Fecury (PMDB) foi contemplado em duas frentes. Para a Secretaria de Minas e Energia foi confirmado Ricardo Guterres (DEM), o que agradou ao deputado Clóvis Fecury (DEM). Mauro, por sua vez, terá o genro Fábio Braga (PMDB) na Assembléia, com a ida de Roberto Costa (PMDB) para a Secretaria de Juventude.
O senador João Alberto de Souza (PMDB) foi contemplado com os postos de Roberto e do deputado Jura Filho (PMDB), que será secretário de Programas Especiais. E ainda teve confirmado Flávio Trindade no Detran.
O Partido dos Trabalhadores, do vice-governador Washington Oliveira, continuou com a  Secretaria de trabalho (José Antonio Heluy) e vai ocupar a nova pasta da Articulação Institucional, com Rodrigo Comerciário. Sem falar na possibilidade de continuar no comando da Educação – até mesmo com a filiação de Olga Simão ao partido.
Como se vê, Roseana foi ágil para confirmar nomes adequados a cada pasta e, ao mesmo tempo, contemplar os subgrupos políticos que compõem o grupo Sarney.
Em mais uma aula de habilidade política…

Nenhum comentário:

Postar um comentário