quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Deputados destacam biografia e coerência de Chico Gomes


O discurso de despedida do deputado Francisco Gomes (DEM) repercutiu fortemente no plenário da Assembleia Legislativa. Diversos deputados se revezaram nos apartes para destacar a rica biografia do colega e enaltecer a coerência com que ele tem se pautado na vida pública.

Para Graça Paz, o discurso é um retrato da trajetória de Chico Gomes. “Felizes daqueles que podem descrever sua história como o deputado Chico Gomes fez hoje, desta tribuna”. Joaquim Haickel disse que Chico Gomes possui uma sabedoria inata, que se reflete na capacidade (única) que ele tem de absorver os apelos das ruas.

Segunda Helena Heluy, a luta de pessoas como Chico Gomes não cessa. Onde quer que ele esteja, dará continuidade a esse esforço contra as desigualdades sociais, nos bairros, nas ruas, nos povoados, com o mesmo entusiasmo de sempre. “V. Exa. ainda tem muito o quê fazer pelo Maranhão”, incentivou.

Rubens Pereira Júnior destacou um momento histórico da Assembleia Legislativa: a vinda da Caravana da Anistia ao Maranhão, que declarou Chico Gomes como um dos anistiados por perseguição da Ditadura. Gomes agradeceu a Rubens pela iniciativa de trazer para o Maranhão a Caravana da Anistia. “Não fosse por isso, não sei estimar quanto tempo levaria para meu processo ser julgado”.

O presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Tavares, lembrou que já teve a oportunidade de trabalhar com Chico Gomes em duas ocasiões, primeiro na função administrativa e depois como colega de parlamento. SegundoTavares, na política contemporânea muito se fala em gestores ruins, mas disse ser testemunha de que Chico Gomes se destaca como exceção.

Carlos Alberto Milhomem classificou o colega como um homem sério e altivo, sempre em defesa dos seus ideais. Afonso Manoel elegeu a solidariedade como a característica que mais se sobressai em Chico Gomes. E Penaldon Jorge disse que a Baixada Maranhense se sente orgulhosa de ter Chico Gomes como um de seus representantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário