Dos deputados da bancada de oposição na Assembléia Legislativa, apenas três tem assumido uma postura de oposição ao governo Roseana Sarney. São eles: Marcelo Tavares (PSB), Rubens Junior (PCdoB) e Bira do Pindaré (PT).
Os três parlamentares, até agora, foram os únicos que foram à tribuna da Assembléia e adotaram um tom crítico em relação a gestão da governadora Roseana Sarney (PMDB).
Rubens Jr. foi o primeiro. Fez um pronunciamento duro pedindo explicações sobre o critério na concessão de bolsas da Fapema. As bolsas de “auxílio à pesquisa” teriam sido concedidas de forma irregular a ex-prefeitos, secretários de estado e lideranças regionais petistas ligadas ao atual governo.
O comunista chegou a entrar com um requerimento na Mesa Diretora, que contou com as assinaturas de Marcelo e Bira, solicitando a presença da presidente da Fapema, Rosane Guerra, na AL para prestar esclarecimentos sobre o caso. No entanto, o mesmo foi rejeitado pela Casa.
Já Marcelo Tavares (PSB), sobrinho do ex-governador José Reinaldo – tido como o mais ferrenho adversário do grupo Sarney – tem levado ao plenário o discurso implacável do tio.
Logo na primeira oportunidade, Marcelo solicitou informações sobre os dois empréstimos contraídos pelo governo do Estado, no valor de R$ 288,7 milhões e R$ 433,1 milhões, feitos junto ao BNDES. O socialista queria explicações detalhadas sobre a aplicação do dinheiro. Nada mais justo em se tratando de administração Roseana. Acabou também sendo rejeitado.
Bira, o último dos três mosqueteiros, apesar de novato na Casa, não ficou atrás dos outros dois colegas. Tocou numa ferida delicada do governo: levou para discussão entre os pares o caos instalado no sistema de segurança do Maranhão.
O petista da ala anti-Sarney do PT abordou a terrível situação que vive o sistema carcerário maranhense e fez críticas aos três mandatos anteriores da governadora Roseana Sarney, principalmente no tocante na área de segurança pública. Apesar da rebordosa, nada mudou, a começar pelo secretário de segurança que continua no cargo.
Bira, Rubens e Marcelo. Esse é o trio de deputados da oposição que têm feito a grande diferença na Assembleia. E quanto ao resto? Bem, eles estão iguais ao ‘caviar’ da música interpretada pelo pagodeiro Zeca Pagodinho. “Nunca vi, só ouço falar…” Parabéns para os três!
Nenhum comentário:
Postar um comentário