terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

O PDT E O GRUPO SARNEY ...

Do  blog do Marco D'eça





Jackson e Roseana, na coligação "champanhota" de 2000
Há quem tenha estranhado a nova postura da bancada do PDT na Assembléia Legislativa -mais alinhada ao governo Roseana Sarney (PMDB).

Não deveria.

A história do PDT no Maranhão é de relação ambígua com o grupo Sarney e seus satélites, desde 1986, quando o médico Jackson Lago assumiu a Secretaria de Saúde no governo Cafeteira.

De lá para cá foram idas e vindas intensas, que resultaram em mudanças partidárias e troca de lideranças entre as legendas.

O roseanista Ricardo Murad (PMDB), por exemplo, já foi pedetista e jackista, opção também do atual secretário Clodomir Paz (PDT), que já esteve no grupo Sarney. Ex-cunhado de Jackson, o prefeito de Icatu, Juarez Lima (ex-PDT, ex-PV, hoje novamente PDT) é uma das pontes entre os dois grupos no interior.


Valéria Macêdo acompanha Ricardo Murad em visita às UPAs
O prefeito de Porto Franco, Deoclides Macêdo (PDT), foi um dos mais promissores líderes do grupo da governadora Roseana Sarney, quando esteve no PTB. Foi vice de Jackson Lago em 2002. Sua irmã, deputada Valéria Macêdo, é hoje uma das aliadas mais próximas do secretário de Saúde, Ricardo Murad.

O próprio Jackson Lago já esteve no grupo em algumas ocasiões. Em 1994, de forma escamoteada, ajudou a vitória de Roseana Sarney contra Cafeteira ao viajar para Fortaleza no segundo turno. Em 2000, de forma clara, foi apoiado publicamente pela governadora, na disputa pela Prefeitura de São Luís.

Nestas idas e vindas, o PDT se confunde com o próprio grupo Sarney. Ora como oposição ferrenha, ora como mais fervoroso aliado político.

A relação entre os dois grupos é como em briga de irmãos, que podem até se estaponar, mas não admitem que “peru de fora” entre na discussão…

Nenhum comentário:

Postar um comentário