sexta-feira, 25 de maio de 2012

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO MARANHÃO É O PRIMEIRO DO BRASIL A CUMPRIR A LEI DE ACESSO ÀS INFORMAÇÕES PÚBLICAS. PARABENS!!


TJMA é o primeiro no país a liberar números do Judiciário



Portal da Transparência do TJMA: pioneirismo no país em informações abertas ao público

O Tribunal de Justiça do Maranhão é o primeiro no país a liberar, em seu portal na internet, dados completos do Judiciário estadual, de acordo com a Lei de Acesso à Informação do Governo Federal. O “Portal da Transparência” (www.tjma.jus.br/financas/) está aberto a consultas, sem restrições de acesso, e reúne desde a quantificação do quadro funcional e dos cargos em comissão, salários de magistrados e servidores, e detalhes de contratos nas áreas de serviços e obras, incluindo valores.
Ativado desde 2009, com o propósito de dar total transparência às contas públicas, o portal antecipou a divulgação das despesas e receitas do Judiciário estadual – exatamente uma das determinantes da nova Lei. Nos últimos três anos, a ferramenta recebeu atualizações freqüentes e novos campos de consulta, e hoje consolida espaço bem mais amplo.
“Antes mesmo de se tornar uma exigência do CNJ e da Lei, o Tribunal de Justiça do Maranhão já publicava, no seu site, todas as informações sobre gestão administrativa e financeira. Isso se chama cidadania e respeito com a sociedade”, observa o presidente do TJMA, desembargador Antonio Guerreiro Júnior.
Ao acessar o portal o cidadão pode acompanhar o orçamento, os gastos, os processos em fase de licitação e contratos vigentes. Os dados – com atualização diária – respondem a qualquer pergunta ou dúvida sobre o orçamento, empenhos e pagamentos, contratos, precatórios e veículos oficiais.
Guerreiro Júnior determinou que os responsáveis pelo “Portal da Transparência” – as diretorias Financeira e de Recursos Humanos – estejam atentas ao que quer saber o público a cada dia mais exigente, e também às novas demandas que chegam ao TJ. A comunidade tem outros dois meios de interagir com a justiça estadual: o Telejudiciário e a Ouvidoria.
“O Poder Judiciário tem feito constantes esforços para ampliar a transparência de seus gastos, ações e resultados. A proposta é disponibilizar informações cada vez mais diversificadas e facilitar o acesso da população a elas”, diz o diretor financeiro do TJMA, Luiz Carlos Calvet.
Pioneirismo – De acordo com Calvet, o processo de construção de uma cultura administrativa baseada na transparência teve início em 2006, quando pela primeira vez dados da execução orçamentária, financeira, folha de pagamento e contratos chegaram ao site do TJMA.
Em 2007, os demonstrativos mensais de receita e despesa, a proposta orçamentária do Judiciário maranhense e a prestação de contas anual também passaram a ser divulgados no site. No ano de 2009, o Tribunal obteve pioneirismo no país ao lançar o “Portal das Finanças On Line”, “Portal do Fornecedor” e a Página do Servidor, sob a gestão da Diretoria Financeira e Coordenadoria de Pagamento.

Andréa Colins e Irma Helenn
Assessoria de Comunicação do TJMA
asscom@tjma.jus.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário