sexta-feira, 25 de maio de 2012

PREFEITO DE SÃO LUIS JOÃO CASTELO ASSINA ORDEM DE SERVIÇO PARA CONSTRUÇÃO DO HOSPITAL CENTRAL DE URGENCIA E EMERGENCIA

O prefeito de São Luís, João Castelo, assinou, na manhã desta sexta-feira (25), a ordem de serviço para a obra de construção do Hospital Central de Urgência e Emergência, orçada em cerca de R$ 95 milhões, nas imediações da Avenida Luís Eduardo Magalhães e dos bairros Altos do Calhau, Vila Conceição e Planalto Vinhais. O consórcio Petra Construtora Ltda foi o vencedor da licitação.
Durante o evento, Castelo emocionou-se ao falar da luta incansável que travou para, depois de três anos, poder dar início à obra
Ao lado da ex-prefeita e primeira-dama Gardênia Gonçalves e do ex-governador José Reinaldo Tavares, recém-empossado no cargo de secretário municipal de Governo, e de um grande número de parlamentares e membros de sua equipe de governo, Castelo emocionou-se ao falar da luta incansável que travou para, depois de três anos, poder dar início à obra.
“Eu não poderia deixar de me emocionar neste momento porque, desde o dia em que tomei posse na Prefeitura, já estando com o projeto pronto, tive diante de mim toda espécie de empecilhos, para que esta obra não pudesse sequer ser iniciada. Mas agora, está dado o início da obra e vamos trabalhar com afinco, com toda dedicação, para que fique pronta no menor espaço de tempo possível”, declarou Castelo.
Falando de um palco improvisado no local onde foi instalado o canteiro de obras, Castelo enfatizou que o Hospital Central de São Luís “vai ser um hospital de primeira linha; vai ser o hospital mais moderno do Maranhão”.
Ao iniciar seu discurso, o prefeito fez questão de fazer um agradecimento especial ao secretário municipal de Urbanismo e Habitação, arquiteto Domingos Brito, autor do projeto arquitetônico da obra.
Com uma área total de 28.751,17 metros quadrados de construção, o hospital será implantado no terreno de 98.000 metros quadrados, que contará com o Parque Ambiental da Saúde, uma área de preservação ambiental localizada na entrada principal, e um setor específico para programas de prevenção na área da Saúde.
João Castelo salientou que o projeto do grande hospital – considerado autossustentável e ambientalmente correto – foi o vencedor, em abril de 2010, na categoria saúde, do VII Grande Prêmio Nacional de Arquitetura, realizado durante a Bienal de Arquitetura de São Paulo, no Parque Ibirapuera.
Agradecimento à presidente Dilma – Depois de prestar homenagem ao secretário Domingos Brito, o prefeito fez também um agradecimento especial ao governo da presidente Dilma Rousseff. “A presidente Dilma nos tem apoiado porque ela sabe que a Prefeitura de São Luís, sob o nosso comando, trabalha com projetos sérios e consistentes”, frisou Castelo.
O secretário de Urbanismo, Domingos Brito, informou que o projeto foi concebido para a construção de um moderno hospital, de alta resolutividade em urgência e emergência, projetado para dispor de 240 leitos, divididos em três pavimentos. “Este novo hospital foi planejado para ser um dos maiores e mais modernos empreendimentos da rede pública do Brasil”, destacou.
O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Marcos Aurélio Freitas, explicou que no pavimento térreo, com acesso geral de entrada, ficarão as unidades de Urgência e Emergência, assim como de Diagnóstico, Centro Cirúrgico e o Heliponto. No pavimento superior, localizam-se as Unidades de Internação, três Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e a Unidade de Terapia Intensiva de Queimados.
Segundo Marcos Aurélio, entre os pavimentos, encontram-se as áreas reservadas para instalação de equipamentos de infraestrutura, denominadas Pavimento Técnico ou Mecânico. E no pavimento inferior, subsolo, aproveitando o desnível natural do terreno, ficarão as unidades funcionais de apoio técnico: serviço de nutrição e dietética, farmácia e central de material esterilizado e as unidades funcionais de apoio logístico, além de oficinas de manutenção, lavanderia, área administrativa, biblioteca e auditório.
Luta incansável – Durante a cerimônia, o deputado federal Carlos Brandão (PSDB) também proferiu discurso, salientando a coragem e determinação do prefeito em realizar a obra, diante de uma série de obstáculos.
“Sou testemunha da luta incansável que o prefeito João Castelo vem travando desde o dia em que tomou posse, enfrentando perseguições implacáveis para não realizar as grandes obras que ele quer fazer em nossa São Luís. Ainda assim, mesmo diante de uma luta desigual contra gente que não quer trabalhar e também não quer ver a felicidade do nosso povo, ele vence mais uma batalha, e agora dá início a mais esta grande obra”, enfatizou Carlos Brandão.
Ele lembrou que, desde o dia em que anunciou a ideia de construir este grande hospital central, Castelo passou a enfrentar resistências. O projeto original foi concebido tendo em vista uma área pertencente ao governo do Estado, no Angelim, e que seria cedida à Prefeitura mediante entendimentos realizados, no ano de 2009, com o então governador Jackson Lago.
Com a cassação do mandato do governador, o projeto foi vetado pelo governo de Roseana Sarney, sob a alegação de que para esta área estava prevista a construção de um conjunto residencial para servidores do Estado.
Depois disso, o próprio governo do Estado propôs à Prefeitura uma área de 250 mil metros, em frente ao Terminal Rodoviário de São Luís, na Avenida dos Franceses. Entretanto, por se tratar de uma reserva encravada no Parque Estadual do Bacanga, a área foi vetada por questões ambientais.
A Prefeitura resolveu então restaurar uma área, nas imediações da Avenida Luís Eduardo Magalhães e dos bairros Altos do Calhau, Vila Conceição e Planalto Vinhais, para abrigar o novo hospital.
A solenidade de assinatura da ordem de serviço foi uma concorrida cerimônia, com a presença também do empresário Lourival Sales Parente Filho, representante do consórcio Petra Construtora Ltda, vencedor da licitação.
O ato contou também com a presença da deputada estadual Gardênia Castelo, do ex-deputado Wagner Lago, dos vereadores Vieira Lima, José Joaquim, Gutemberg Araújo, Josué Pinheiro e Barbosa Lajes, além de um grande número de lideranças comunitárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário