sexta-feira, 18 de maio de 2012

ARAIOSES RESPIRA PAZ E ALEGRIA! QUE O SONHO SE TORNE REALIDADE

BLOG DO DABY SANTOS


Luciana Trinta não voltou, vai voltar ou não volta mais? Ele volta a ser prefeita de Araioses ou seu afastamento é definitivo? Difícil prever o futuro da prefeita afastada se o destino dela está nas mãos da justiça.
Se depender do povo e do Poder Legislativo Araiosense ela não volta mais. A cidade está em estado de graça e há muito tempo que não se via o sorriso estampado no rosto das pessoas como se vê agora. São três dias para não serem esquecidos: dias 15, 16 e 17 de maio.
Dia 15 Luciana é afastada pela justiça; dia 16 a Câmara de Vereadores acatando ordem judicial empossa o vice-prefeito Felipe Vaz Pires; dia 17 o sorriso e a alegria volta a fazer parte da vida do araiosense, o que não se via desde que Luciana Trinta assumiu o cargo de prefeita e colocou no olho da rua dezenas de funcionários concursados e ainda fechou o único hospital que povo tinha, o Hospital Maternidade Nossa Senhora da Conceição.
Ontem (17) até o clima na cidade amanheceu diferente. A luz do sol tinha mais brilho e a brisa suave e doce do Delta deixava o ar mais gostoso de sentir e de respirar. Aquela atmosfera densa, negra e pesada que pairou sobre os céus de Araioses desde que a mulher do Trinta assumiu nossa prefeitura tinha desaparecido. A alegria contagiava também os pássaros. Seus cantos também exprimiam a felicidade e no movimento de seus voos a expressão da liberdade era maior.
Nas ruas, um estranho que tivesse chegado ontem, talvez se admirasse ou não estendesse porque as pessoas sorriam tanto e porque essas pessoas pareciam tão felizes. Nós que vivemos e moramos aqui sabemos a razão desse momento mágico: Luciana Trinta – a Tirana – estava fora do comando de nossa prefeitura. No lugar dela estava um jovem senhor, que a primeira coisa que disse como prefeito de Araioses, era de que enquanto tivesse a frente dela, a Nossa Prefeitura estaria de portas abertas e lá ele estaria recebendo todos sem exceção nenhum, não importando a cor partidária numa referencia aos vereadores que nunca foram respeitados pela toda poderosa.
A grande pergunta agora é se esse estado de euforia vai ter continuidade. Todos estão cientes que a Marvada pode voltar. No Maranhão não tem faltado um desembargador para reconduzir prefeitos relapsos afastado por um juiz de comarca. Porém é bom que se veja que o caso de Luciana Trinta difere de muitos.
Embora a corrupção seja também uma marca de seu desgoverno, ela está fora da prefeitura por desrespeito a decisões e acordos judiciais até em Cortes Superiores. (Ainda não chegou a Justiça os casos de má conduta com o dinheiro do povo). Um desembargador por muita “boa vontade” que tenha tem que entender que ele representa a Justiça e permitir a volta da prefeita afastada seria como se a própria Justiça não se desse ao respeito. Daí a esperança que esse afastamento seja definitivo por muitos que vem a coisa por esse ângulo.
Mas, mesmo que ela volte, não será por muito tempo. Isso já se pode perceber pelas palavras dos vereadores que deram posse a Felipe Pires, no cargo de prefeito, na sessão histórica de quarta-feira. Sempre se soube que a Câmara estava atada por não contar com maioria de dois terços para afastar Luciana Trinta do cargo. Ela tinha quatro fiéis escudeiros que agora, ao que parece resolveram ouvir a voz do povo – até porque se continuarem surdos, suas chances de reeleição são mínimas – e pelo jeito vão se juntar aos outros cinco numa ação de afastamento definitivo, se for necessário. Isso ficou bem claro nas palavras de todos que foram ouvidos por milhares de Araioses pela transmissão, ao vivo, da sessão pela Rádio Santa Rosa FM.
A situação é muito favorável. A classe política pode até não está unida na campanha que se aproxima – com a possibilidade da existência de vários candidatos ou candidatas ao cargo de comandar nossa prefeitura -, mas na de luta para afastar de vez, afastar para bem longe de Araioses Luciana Trinta a união está garantida.
Que o sonho continue na realidade de cada um araiosense. Que vá cada vez para bem mais longe o pesadelo que tanta dor e sofrimento trouxe a esse povo.
Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário