segunda-feira, 28 de março de 2011

Legislativos maranhense e do Piauí manterão parcerias

JM Cunha Santos
Agência Assembleia


 
 
A bancada de parlamentares do vizinho Estado do Piauí participou, na manhã desta sexta-feira, em São Luís, de um encontro com deputados maranhenses liderados pelo presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Arnaldo Melo (PMDB).

Em um dos auditórios do Hotel Luzeiros, os deputados ouviram explanações de técnicos e diretores da OGX, empresa especializada na localização e exploração de gás e petróleo, e da MPX Itaqui, usina termelétrica a carvão pulverizado que se instala no Estado.

Na oportunidade, o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Themístocles Filho (PMDB), definiu que os objetivos da visita da bancada piauiense ao Maranhão devem atender a interesses comuns entre os dois estados. “No momento, o Maranhão está explorando o gás localizado na Bacia do Parnaíba e os deputados piauienses estão aqui em busca de absorver um pouco do que é essa tecnologia e de todo o processo, já que a exploração de gás é também interesse do Estado do Piauí”, afirmou.

Segundo Themístocles Filho, nessa troca de informações “a Assembleia do Maranhão poderá ter acesso aos meios para conseguir a TV e Rádio FM”, como já acontece no Piauí. O presidente do Legislativo piauiense chamou a atenção para uma luta que deve ser comum às casas legislativas: a conclusão da BR-222 que interessa ao Maranhão, Piauí e Ceará. A rodovia, com alcance de 1740 quilômetros, precisa de mais 130 e apenas 20 quilômetros no Maranhão. “Trata-se de uma obra grandiosa pela qual a gente tem que lutar”, reforçou.

PARCERIAS

O presidente do Legislativo Maranhense informou que a Casa vai manter parcerias com os estados vizinhos, a começar pelo Piauí. “A Assembleia do Maranhão vai agendar políticas públicas comuns a esses Estados. O Piauí, por exemplo, mostrou interesse na exploração de gás que ora acontece no Maranhão, por isso trouxemos os deputados aqui para ouvir os técnicos da OGX e MPX e avaliar as possibilidades de pesquisas idênticas e prospecções no Piauí, estado que também compõe a Bacia do Parnaíba. Também existem outras zonas de interesses técnicos comuns aos dois estados como, por exemplo, pecuária, agricultura e campos de soja”, afirmou.

Os presidentes dos Legislativos, acompanhados dos demais deputados maranhenses e piauienses, logo após a explanação dos técnicos e diretores e debates em torno do assunto, dirigiram-se à sede da MPX Itaqui para conhecer os sistemas integrados de energia que a empresa explora no Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário