terça-feira, 22 de março de 2011

DEPUTADO QUE CPI PARA INVESTIGAR OCUPAÇÃO ILEGAL DE TERRAS NO BAIXO PARNAIBA


O deputado Marcos Caldas (PRB) anunciou ontem, na tribuna da Assembléia Legislativa,  o pedido de criação de CPI para apurar a ocupação das terras do Baixo Parnaíba por plantadores de soja.
- Na Região de Brejo, Anapurus, Santa Quitéria, Chapadinha, São Bernardo, a coisa já saiu do controle da Polícia e do judiciário. Essa semana passada mesmo, a população se revoltou e já tocou fogo em alguns tratores de alguns gaúchos. Com uma pequena investigação, fiquei sabendo que tem gaucho que chegou ao Maranhão puxando a cachorrinhae já tem 20 mil hectares de terra na Região do Baixo Parnaíba aonde dizendo eles que compraram terra devoluta de Estado – denunciou o parlamentar.
imensas áreas do Baixo Parnaíba já foram ocupadas por soja
A região do Baixo Parnaíba passou a ser ocupada no início dos anos 2000, após a saturação da região de Balsas. As plantações de subssistência passaram a dar lugar a imensas plantações de soja. A maioria pertence a gaúchos, catarineses e até estrangeiros.
 - Naquela região há pessoas pobres, humildes, que não sabem dos seus direitos, que não têm documento daquelas terras, porque são terras que vem de herança de pais, avós que há muito tempo já moravam naquele local. Agora hoje chega aqueles gaúchos querendo tomar daquela população pobre, só porque não tem documento – afirmou.
O discurso de Marcos Caldas foi apoiado pelos deputados Bira do Pindaré (PT), Eliziane Gama (PPS) e Marcelo Tavares (PSB) que, inclusive, propôs a inclusão também da região de Balsas nas investigações.
O deputado Carlos Alberto Milhomem (DEM), fez apenas um alerta enigmático ao colega:
- Eu gostaria de lembrar ao meu amigo deputado, que um presidente da República já caiu por causa disso; foram instalados vinte anos de ditadura por causa disso. Então, pise firme, vá em frente, mas tenha cuidado.
Marcos Caldas deve iniciar hoje a coleta de assinatura para a CPI…

Um comentário:

  1. Justiça!
    É disso que precisamos em nosso estado, é notório que o nossa região é dotada de uma riqueza natural singular, raramente temos no nordeste brasileiro, tantas terras férteis, rios que cortam o estado e muitos hectares de terras sem documentação, mas é fato que a população local deverá ter prioridade nas terras locais. APOIO A CPI>

    ResponderExcluir