terça-feira, 22 de março de 2011

Deputado participa de reunião do Parlamento Amazônico

Agência Assembleia
  O deputado Hélio Soares (PP) representou a Assembleia em reunião sobre o Parlamento Amazônico realizada nesta segunda, 21, em Cuiabá (MT). Na reunião ficou decidido que Cuiabá vai sediar o próximo congresso do Parlamento Amazônico (PA), previsto para dia 29 de abril de 2001. A iniciativa marca o retorno da Assembleia Legislativa do Maranhão aos debates da associação, que é composta de nove estados.

Composta pelos deputados Ribamar Araújo (Rondônia), Gabriel Guerreiro (Pará), Vera Lúcia (Amazonas), Hélio Soares (Maranhão) e Adalto de Freitas (Mato Grosso), a comitiva explicou que esse encontro será mais abrangente, inclusive, com a participação de outros estados. Serão convidados representantes dos poderes constituídos, bancadas federal, estadual e municipal para discutir e elaborar propostas de trabalho a serem entregues a deputados e, consequentemente, fomentar novos debates no Congresso Nacional.]

“Queremos mostrar ao Governo Federal o que pode ser feito na prática”, disse Riva, ao citar a área de fronteira como um dos temas a ser abordado. Para ele, o trabalho integrado pode ser muito satisfatório por ganhar mais força regionalmente. Tanto que nesse encontro também serão debatidos assuntos estratégicos como a emancipação de municípios; Código Florestal; planejamento público, concessão de usinas e meio ambiente com foco no desenvolvimento sustentável.]

“Temos que mostrar o nosso potencial ao Governo Federal e garantir que qualquer investimento tem retorno rápido”, explicou Riva, ao agradecer o convite e ter seu trabalho reconhecido enquanto esteve à frente do Parlamento Amazônico, que segundo ele, desempenha um papel importante pela busca da unidade regional. Na época em que presidiu o Parlamento Amazônico, queimadas e riquezas naturais foram amplamente debatidas. Ele deixou a presidência por problemas de saúde, e avaliou que a entidade desviou o foco, passando a defender interesses políticos.

Entre os desafios desse fórum de debate, está o de discutir o desenvolvimento sustentável da Amazônia. "O Maranhão está incluído na Amazônia Legal e temos todo o interesse em discutirmos com os demais estados inseridos nessa região políticas públicas que possam alavancar o desenvolvimento, mas com sustentabilidade", declarou Hélio Soares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário