quarta-feira, 17 de abril de 2013

OS TAVARES NÃO SERVEM MAIS?

BLOG DO JORGE ARAGÃO


josereinaldoemarceloAo que tudo indica a Oposição depois de utilizar muito os Tavares, se cansou deles e não tem feito questão de esconder isso. Tanto o ex-governador José Reinaldo Tavares quanto o ex-presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Tavares, têm sido vítimas do “fogo amigo” nas últimas semanas.
Inicialmente o primeiro alvo foi José Reinaldo. Na coletiva dos 100 dias, o prefeito de São Luís, Edivaldo Junior, foi enfático em afirmar que existe um acordo, no grupo comandado por Flávio Dino, para eleger o vice-prefeito de São Luís, Roberto Rocha, como senador em 2014.
A declaração caiu como uma bomba entre os Tavares, pois já estava sendo construída uma reaproximação do ex-governador com o grupo de Dino, que por sua vez silenciou peremptoriamente e como já dizia minha avó: quem cala consente.
Já na terça-feira (16), quando completou quatro anos da cassação do ex-governador Jackson Lago, tanto Aziz Junior quanto Igor Lago resolveram voltar artilharia para o deputado estadual Marcelo Tavares. Ambos disseram que Tavares, à época presidente da Assembleia Legislativa, foi covarde ao cumprir a decisão do Superior Tribunal de Justiça e dar posse a governadora Roseana Sarney. Sem falar que, para os amigos mais próximos, Marcelo Tavares tem reclamado do desprestígio na gestão da prefeitura municipal de São Luís.
josereinaldoeflaviodinoSerá que Dino, Aziz, Igor e todos da Oposição esqueceram o que José Reinaldo fez pela eleição de Jackson Lago para governador e o próprio apoio dado para a única eleição vitoriosa de Dino em 2006?
Será que Dino, Aziz, Igor e os demais da Oposição esqueceram o quanto Marcelo Tavares foi importante na presidência da Assembleia Legislativa para manter a governabilidade do fraco governo de Jackson Lago?
É verdade que tanto o deputado estadual Marcelo Tavares como principalmente o ex-governador José Reinaldo Tavares são crias do grupo Sarney, mas entre 2002/2003 os Tavares romperam com o grupo e passaram a fazer oposição.
Os Tavares foram inclusive decisivos para que a Oposição ganhasse uma sobrevida e ainda hoje possa sonhar com a conquista do Governo do Maranhão. Já imaginaram se José Reinaldo não houvesse rompido com o grupo Sarney, como teria ficado a Oposição no Maranhão?
Além disso, José Reinaldo e Marcelo Tavares são bons quadros para qualquer grupo político. José Reinaldo é um técnico competente e chegou até a fazer um bom início de governo, mas se perdeu após a briga pessoal com Roseana Sarney e comprometeu toda sua gestão e em prol de uma vingança pessoal e de uma eleição que hoje não é mais reconhecida.
Já Marcelo Tavares é indiscutivelmente um dos melhores deputados estaduais do Maranhão, foi um presidente que deixou o comando da Assembleia praticamente sem nenhum senão e agindo como um democrata, respeitando inclusive uma decisão judicial. Como líder da Oposição foi atuante e combatente como poucos.

josereinaldomarcelojacksonNo entanto, agora tudo isso pouco importar para Dino, Aziz, Igor e a Oposição, pois ao que parece os Tavares não servem mais.
Talvez seja por esse motivo que na semana passada o deputado governista Magno Bacelar acenou com afago para os Tavares. “O maior líder da oposição, que eu considero não é Flávio Dino, é o seu tio o ex-governador José Reinaldo, que está sendo isolado, por quem? Por Flávio Dino. Quem é Flávio Dino? Flávio Dino é cria de José Reinaldo”, disse Bacelar a Marcelo Tavares.
São as voltas que o mundo dá e na política essas voltas são ainda mais rápidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário