quarta-feira, 17 de abril de 2013

A HISTÓRIA DAS PESQUISAS, DE JOSÉ REINALDO A LUIS FERNANDO... SEGUNDO O PENSAMENTO DO BLOGUEIRO MARCO D'EÇA.



Em 2002, com apoio de Roseana, José Reinaldo venceu o favorito Jackson
zeeroseAs últimas três eleições estaduais no Maranhão – 2002, 2006 e 2010 – acentuaram o acirramento entre governo e oposição, praticamente dividindo o eleitorado.
E as três têm a mesma característica: mostram a forte hegemonia do governo, que venceu uma delas em 1º turno, com o candidato que concorria à reeleição, e aplicou duas viradas extraordinárias – com candidatos que, até um ano antes do pleito eram tratados por “picolé de chuchu”, dado os ínfimos índices de intenção de votos registrados até então.
A vitoriosa em 1º turno foi Roseana Sarney  (PMDB), que venceu por conjunção de três fatores: estava no comando do governo, o recém-cassado Jackson Lago (PDT) estava desgastado, e o comunista Flávio Dino (PCdoB) carecia de maior estrutura política e maior penetração no eleitorado.
Já as  eleições de 2006 e 2002  servem também como pano de fundo para a análise dos números recém-divulgados do Instituto Amostragem.
Em 2006, foi José Reinaldo quem apoiou Jackson e venceu da favorita Roseana
Foram justamente as eleições da vitória dos “picolés de chuchu”.
Em 2001, o então vice-governador José Reinaldo Tavares (PSB) não tinha sequer a garantia de que poderia ser candidato a governador no ano seguinte – e registrava quase traço nas pesquisas internas do Palácio dos Leões.
Ele começou aquela eleição enfrentando um prestigiado pedetista Jackson Lago, recém-saído da Prefeitura de São Luís, e registrando quase 70% das intenções de voto.
Contra Tavares, que registrava algo em torno de 7% das intenções de voto, pesava ainda o desgaste e a desmotivação do governo Roseana Sarney, atingido pelo escândalo Lunus.
Mesmo assim, Tavares assumiu o governo, foi para a campanha e venceu Jackson Lago ainda no 1º Turno, com algo em torno de 51% dos votos válidos.
Em 2005, José Reinaldo já havia rompido com Roseana Sarney e estimulava a candidatura de Jackson Lago. O pedetista, no entanto, patinava com menos de 10%, diante de altíssima popularidade da então senadora.
Roseana começou a campanha em 2006 com altíssimos 73% das intenções de voto, com chances de vencer em 1º turno.
Decidido a derrotar os Sarney, José Reinaldo permaneceu no governo, comandou a campanha de Jackson Lago e conseguiu empurrar o pleito para uma segunda rodada.
Resultado: venceu as eleições.
Hoje, o preferido de Roseana é Luis Fernando; e as circunstâncias são as mesmas…
Agora em 2013, a mesma situação de José Reinaldo e Jackson Lago é  vivida pelo secretário de Infraestrutura, Luis Fernando Silva (PMDB): ele é o eventual candidato do governo e o oposicionista Flávio Dino (PCdoB) lidera as pesquisas, com 67% das intenções de voto, segundo Amostragem.
Mas há um detalhe em favor do peemedebista que não existia nem com Tavares, nem com Lago: faltando 1 ano e meio para o pleito – e mesmo sendo considerado pela oposição um “picolé de chuchu” – Luis Fernando já aparece com 15% no Amostragem.
E a história, como se viu ao longo do texto, mostra que os picolés de chuchu têm levado a melhor contra os favoritos…

Nenhum comentário:

Postar um comentário