segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

MOMENTO-CHAVE PARA O TURISMO MARANHENSE

Neste ano em que nossa capital comemora seu quarto centenário, abre-se uma chance histórica de levarmos a captação de turistas pelo Maranhão a um novo patamar. Os quatro séculos de São Luís darão à bela arquitetura ludovicense uma exposição natural na mídia nacional. E também na internacional, dada suas características culturais únicas que fizeram a Unesco reconhecê-la como Patrimônio da Humanidade. Esse ganho de visibilidade deve incrementar o interesse do turista de outros estados e países em visitar São Luís e, a partir daí, nossos outros destinos turísticos.
O aumento da atratividade de nossa capital já pode ser comprovado pela decisão de sediar em São Luís pelo menos três eventos de grande porte – sendo dois internacionais e um nacional. O primeiro a se realizar será a BNTM - Brazil National Tourism Mart, ou, em português, Bolsa de Negócios Turísticos. Sua importância vai além dos cerca de mil participantes que visitarão a cidade. O público da feira é de operadores de turismo, que serão levados a conhecer, além da capital, os Lençóis Maranhenses e a Chapada das Mesas. É uma chance de estimular a inclusão desses destinos em pacotes de viagem dos operadores. Ainda em maio, São Luís recebe o congresso mundial da Skal, um clube de empresários da área de turismo e, em julho, o encontro da SBPC (Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência).
Tive uma reunião, em Brasília esta semana, com o secretário de Turismo do estado, Jura Filho, para tratar do apoio da Embratur a esses eventos internacionais. Na semana passada, já havia me reunido com ele em São Luís e também com o secretário municipal de Turismo, Liviomar Macatrão, para tratar da programação dos 400 anos da nossa capital.
Esses eventos somam-se às oportunidades que nos colocam a Copa do Mundo de 2014 e a Copa das Confederações, a ser realizada já no próximo ano. Nossa vizinha Fortaleza está escalada para os dois eventos. Já que, infelizmente, nossa capital não foi escolhida para ser uma das cidades-sede, devemos trabalhar para captar o máximo possível de turistas que venham a Fortaleza, além de disputar a recepção do treino das seleções que ali jogarão.
Já temos atuado na Embratur para facilitar esse processo. Sempre observados os critérios técnicos e de equidade republicana, temos atuado para intensificar a divulgação do Maranhão no exterior, como ocorreu com a realização de três press trips – viagens de jornalistas. Em setembro, trouxemos 5 jornalistas italianos e, em julho, um inglês para conhecerem a Rota das Emoções – que liga o Ceará a destinos de ecoturismo no Piauí e em nosso estado. Em outubro, trouxemos uma equipe de jornalistas da tevê portuguesa RTP2 – para conhecer São Luís e os Lençóis Maranhenses.
No ano passado, imagens do Maranhão entraram no estande do Brasil na feira BTL, em Portugal, e o destino turístico Lençóis Maranhenses foi incluído na campanha 'Brasil te Chama', que é realizada pela Embratur no exterior, além de ser retratado na Revista Aquarela, lançada nos Jogos Panamericanos de Guadalajara, no México.
Este ano, seguiremos apoiando a divulgação de São Luís, que é um destino classificado como nível 'A' pela Embratur em turismo cultural, justamente por sua beleza arquitetônica única e a força de suas festas populares, tão bem representadas pelo Bumba Meu Boi e pelo Tambor de Crioula – reconhecido pelo Iphan como patrimônio imaterial do país.
No entanto, todas essas belezas deveriam ser melhor cuidadas pelas autoridades locais – não só para deleite do turista, como para bem-estar da população. Espero que nas próximas eleições, tanto a população quanto os políticos que se perfilarem para disputar a Câmara Municipal e a Prefeitura pensem nisso.

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