quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Diretor da Caema esclarece o reajuste nas tarifas de água

JORNAL PEQUENO



O diretor-presidente da Companhia de Saneamento do Estado do Maranhão (Caema), engenheiro João Reis Moreira Lima, participou, na manhã desta quarta-feira (9), de uma sessão especial realizada para discussão sobre proposta de reajuste das tarifas cobradas pela Companhia.
Durante a sessão, João Reis Moreira Lima travou um debate com diversos parlamentares, fazendo uma pormenorizada explanação sobre as atuais condições de operação da Caema.
Ele destacou a função social da empresa, discorreu sobre o sistema de abastecimento de água e de esgotamento sanitário do Estado e explicou que há uma “imperiosa necessidade de realinhamento tarifário”, para que a Caema, compatibilizando suas despesas com suas receitas, possa melhorar o atendimento à população maranhense.
João Reis Lima assinalou que a alternativa de realinhar as tarifas de água e esgotos está prevista no Plano Nacional de Saneamento. Ele frisou que o grande desafio da Caema é alcançar a universalização dos serviços de água e esgoto.
“Entretanto, a nossa Companhia padece de um déficit operacional histórico, mas lhes asseguro, com toda certeza, que a Caema cobra a menor tarifa do país e qualidade dos serviços da Companhia acaba sendo comprometida por conta da defasagem que hoje existe tanto na arrecadação quanto no faturamento da empresa”.
Com o auxílio de um data-show, João Reis Lima apresentou estudos de reajuste tarifário, enfatizando que a tarifa da Caema é a menor do país, e frisando que a alternativa de reajuste tarifário atende a requisitos traçados pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Maranhão.
O diretor-presidente da Caema disse ainda que o reajuste pretendido pela Companhia é um dos meios para buscar o equilíbrio entre o custo dos serviços e a receita operacional que, segundo ele, hoje está defasada em cerca de 50%.
Após a explanação do presidente da Caema sobre as condições de operação da empresa, o líder do governo na Assembleia, deputado Manoel Ribeiro (PTB), explicou que tomou a iniciativa de propor a sessão especial para que a Companhia tivesse a chance de fornecer explicações sobre a proposta de reajuste tarifário.
Manoel Ribeiro aproveitou a presença do diretor-presidente e demais dirigentes da Caema para sugerir que a direção da empresa faça estudos sobre alternativas, como a utilização de energia eólica e de energia solar, para diminuir os custos operacionais da empresa.
“A Caema foi vilipendiada, tempos atrás, mas agora não pode fugir ao desafio de prestar um serviço de boa qualidade para a nossa população”, afirmou Manoel Ribeiro.
O líder da Oposição, deputado Marcelo Tavares (PSB), formulou diversos questionamentos aos diretores da Caema e fez questão de enfatizar que a bancada oposicionista na Casa é veementemente contra o aumento de tarifas de água e esgotos pretendido pela governadora Roseana Sarney.
“Nós temos que ter respeito pelo dinheiro que o contribuinte paga. E este governo já gastou mais de R$ 1,7 bilhão com dispensa de licitação, especialmente na área da Saúde. O que a Oposição espera é que a governadora Roseana desista desse aumento imoral de 86% nas tarifas da Caema”, ressaltou Marcelo Tavares.
Durante a sessão, presidida pelo deputado Arnaldo Melo (PMDB), os dirigentes da Caema também foram questionados na tribuna pelos deputados Antônio Pereira (DEM), Alexandre Almeida (PSD), Eliziane Gama (PPS), Stênio Rezende (PMDB), Fábio Braga (PMDB) e Bira do Pindaré (PT).
Ao final do debate, depois de responder a todos os questionamentos, o diretor-presidente da Companhia de Saneamento do Maranhão, João Reis Moreira Lima, disse que a Caema está investindo na melhoria e ampliação da rede de esgoto e distribuição de água em todo o Estado. Ele declarou ainda que a governadora Roseana Sarney está envidando todos os esforços para que a Caema seja saneada e se transforme, o tanto quanto possível, em uma das melhores empresas de saneamento do país.
A sessão especial contou também com a presença do diretor de Operação e Manutenção da Caema, Cristovam Dervalmar Filho, e do diretor de Projetos e Obras da Companhia, José Fernandes, e de dois representantes da Câmara Municipal de São Luís: os vereadores Ivaldo Rodrigues (PDT) e Batista Matos (PPS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário