quinta-feira, 22 de maio de 2014

MOMENTOS HISTÓRICOS DAS ELEIÇÕES PARA A MESA DIRETORA DA CÂMARA MUNICIPAL DE TUTOIA. PREVALECEU A LEI E VENCEU A DEMOCRACIA.

quarta-feira, 21 de maio de 2014

7 HOMENS OUVIRAM NESTA QUARTA-FEIRA(21) GRITOS E APLAUSOS DE UM POVO QUE LUTA POR JUSTIÇA



Centenas de pessoas foi o público presente na Eleição desta quarta-feira(21), que sucedeu o novo Presidente da Câmara Municipal de Tutóia!






Democracia, Justiça, liberdade

2015 a 2016, a Câmara Municipal, será presidida por um novo presidente vencedor na 2° Chapa disputada na Mesa Diretora da Câmara, que foi composta com os seguintes membros;
- Antonio Chico - presidente "eleito"
- Elias               - Vice-presidente "eleito
- Pedro Agripino - 2° Vice-presidente "eleito"
- Binha               - 1° Secretário "eleito"
- Jean                -  2° Secretário "eleito"

                                         Leitura do Regimento para realização da Eleição
                                        Votação para Eleição - 1° voto
                                                        2° voto Elias
                                                  3° voto Pedro Agripino
                                                       4° voto Binha
                                                  5° voto Jean
                                               7° voto


A sessão abriu-se ás 15:47 minutos nesta quarta-feira(21), estando presentes os treze vereadores na seguinte composição: Logo abaixo que se segue.
. Alexandre Baquil
. Enilson Santos
. Paulo Roberto
. Maria do Carmo
. Rafael
. Zé de Mar
. Zé Orlando
. Pedro Agripino
. Binha
. Cristian Noronha
. Jean
. Antonio Chico
. Elias

Iniciou a Sessão o Sr. presidente, quando solicitou para a leitura da Ata, da mesa e de imediato pediu a palavra o Vereador Zé Orlando(SDD), interferindo ao presidente da casa, que a Ordem do dia seria somente para se tratar da Eleição da Casa. 1 minuto e 37  segundos o embate entre o presidente da casa e o vereador Zé Orlando, se acirrou fortemente quando o parlamentar contestou dizendo que a apreciação e realização era da Eleição de acordo com o Edital, de publicação como reza o seu regimento do Poder Legislativo.

Uma platéia presente com 67 pessoas ouviu nesta tarde de quarta-feira, o Sr. Presidente direto da Mesa afirmar que não haveria a Eleição, devido sua revogação. Em resposta o vereador Zé Orlando, aumentando o calor das discussões disse que vossa senhoria estava completamente equivocado e que a decisão de sua Revogação, não teria tomada as assinaturas da composição da própria Mesa Diretora.

Os ânimos ficaram acirrados entre os vereadores que discutiam a pauta sim ou não da realização da Eleição da Mesa Diretora, de acordo com seu regimento Interno da Casa.  No momento que tinha a palavra o Vereador da oposição Zé Orlando (SDD), o Sr. Presidente, em discordância do assunto, prometeu suspender a palavra do Vereador. Durante a Sessão o clima foi se alterando para medidas de ofensas e gestos violentos na batida em cima da mesa. Foi 44 minutos de debates entre alguns vereadores, com total desiquilíbrio e emoções a flor da pele, causando o Sr. Presidente da Mesa Diretora, suspender a Sessão da Ordem do dia.

Foi alguns momentos que  houve o descontrole emocional entre os vereadores da situação e da oposição. A segunda Chapa que era formada pelos vereadores do governo, formado por:
- Paulo Roberto
- Enilson Santos
- Maria do Carmo
- Rafael
- Zé de Mar

Durante a semana a cidade vinha aguardando um dos momentos de grandes expectativas e com cogitações que a Eleição, seria anulada. Foi então que os 4(quatro) vereadores sendo dois da base governista e dois da oposição alimentaram os confrontos e discussões com a pauta da Eleição.

Presidente; Alexandre Baquil, Zé Orlando, Enilsom Santos, Cristian Noronha, alteraram os ânimos e despertando a maioria da platéia para uma suspensão da Sessão do dia. Foi então que o vereador e vice-presidente, Antonio Chico, se levantou e disse que se ele suspendesse a Sessão e assumiria o seu papel de Vice-Presidente da Mesa Diretora.

O clima ficou muito tenso com a tomada de postura do Sr. Vice-presidente da Mesa Diretora, e causando manifestações da platéia com reações de aplausos do discurso usado pelo mesmo. Foi então que veio a maior surpresa do Presidente Sr. Alexandre Baquil, se levantar e os demais da base de seu apoio se retiraram da Sessão.

De forma tensa o Vereador mais velho dos treze foi convidado pelo Sr. Antonio Chico, para assumir a presidência da Mesa Diretora, em dá segmento o processo da Eleição ou seja, foi chamado todos os Vereadores que compõe o direito de votar.

Cristian Noronha, secretariou os trabalhos da Câmara para a votação e apuração dos votos. Como só estava presente 8 vereadores, o resultado se conclamou como indica abaixo.

8 votos da Chapa, que concorreu o Vereador Antonio Chico(presidente Eleito)
1 voto que compõe o único vereador da base do governo. Sendo lido e apresentado a maioria aos presentes da Sessão.






Momentos que marcou na história política de Tutóia, o Sr. presidente da Casa, Alexandre Baquil, abandonou a Sessão com seus membros que faziam parte da composição da sua Chapa que tinha como Presidente o vereador Paulo Roberto

Atendendo o Regimento Interno da casa, o vereador Zé Orlando, assumiu a presidência para ler um "Mandato de Segurança"  expedido pelo Poder Judiciário derrubando a Revogação do Edital do atual presidente que havia pronunciado a suspensão da Eleição do dia. Foi uma data que ficará registrada nos anais da Casa Legislativa, e com a força da participação popular  que se encontrou presente dentro e fora da Câmara Municipal.

Surge nesta quarta-feira(21), a conquista de 7 homens que poderão resgatar o crédito com a população da Casa Legislativa, que perdeu sua legitimidade e atuação por muito tempo. A democracia surgiu perante um bom público, que esteve a cada momento se manifestando com aplausos e com desejo de justiça com a crise instalada e crescente politicamente há muito. Brevemente o Blog. voltará com mais notícias. etc...














Nenhum comentário:

Postar um comentário


Nenhum comentário:

Postar um comentário