Uma reunião quente ocorreu ontem (quinta-feira, 1) entre o conselheiro do TCE, Washington Luiz e seus aliados políticos no PT. O ex-vice-governador chamou seus liderados em sua casa, por vota das 20h, para uma conversa ‘ao pé do ouvido’. A pauta do encontro, segundo confidenciou uma fonte credenciada, foi a sucessão estadual e a posição do PT em vista da eleição de outubro.
À cúpula presente, Washington fez duas propostas:
WashingtonLuiz
A primeira: renunciar a vaga de vice prometida ao PT na chapa de Edinho Lobão, deixando-a em aberto;

A segunda: trocar a vice e indicar um nome do PT como primeiro suplente de senador de Gastão Vieira.
Segundo avaliação de Washington, Gastão Vieira será o escolhido do grupo Sarney para disputar o senado. Sendo candidato, o ex-vice-governador avalia que Gastão será eleito.
Certamente com respaldo da nacional do PT, Washington revelou que Gastão será ministro novamente no caso da eventual reeleição de Dilma Rousseff.
Assim sendo, Dilma vencendo e permanecendo no governo e Vieira sendo chamado por ela para ser ministro outra vez, o primeiro suplente de Gastão, este do PT, assumiria a vaga de senador. Só não se sabe até agora se isso foi combinado com o senador Sarney a governadora Roseana.
O movimento de Washington Luiz (mesmo fora do PT, parece que ele continua dando as cartas) e da ala sarnopetista dá a entender que eles não acreditam na vitória de Lobão Filho. Além disso, a ala comanda por Washington têm a garantia, não se sabe dada por quem, de que Gastão Viera será o nome escolhido da oligarquia ao Senado no lugar do presidente da Assembleia, Arnaldo Melo.
O blog apurou que esse cenário faz parte de uma engenharia onde o PT não quer participar da chapa de Edinho devido o desgaste a ser provocado caso venha à tona supostos escândalos envolvendo o filho do ministro Edison Lobão.
No ano passado, uma reunião entre o marqueteiro João Santana, o presidente nacional do PT, Rui Falcão e o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante recomendou o afastamento de Dilma da imagem de José Sarney. Pois bem, outra indicação nesse sentido teria sido feita há poucos dias em relação a candidatura de Edinho.
A orientação da  direção nacional teria por base o desgaste que Dilma já enfrenta e poderia ser agravado mais ainda tendo ela colada ao grupo Lobão/Sarney. Por isso o estratagema de afastar a imagem da presidenta de Lobão Filho.
Outro fator que deve ser considerado é o tratamento do governo Roseana Sarney com o PT do Maranhão. O vice-governador foi jogado de escanteio e na recente reforma feita os petistas foram varridos do governo. Não ficaram com uma secretaria sequer.
Isso pode ser uma resposta dura dos petistas ao grupo Sarney.