quinta-feira, 15 de maio de 2014

EM TUTOIA, A ELEIÇÃO ANTECIPADA DA MESA DA CÂMARA MUNICIPAL SERÁ DISPUTADA, E A CHAPA DE OPOSIÇÃO À REELEIÇÃO DE ALEXANDRE BAQUIL, JÁ FOI REGISTRADA E TEM O VEREADOR ANTÔNIO CHICO COMO PRESIDENTE. DEMOCRACIA, LIBERDADE E JUSTIÇA PARA O POVO, É A DENOMINAÇÃO DA CHAPA OPOSICIONISTA QUE JÁ CONTA COM A ASSINATURA DA MAIORIA DOS VEREADORES DAQUELA CASA LEGISLATIVA.

POLÍTICA EM TUTÓIA - CÂMARA MUNICIPAL TERÁ RACHA DIA 21-05-2014


Seis anos de um governo que iniciou em 2009, a Câmara Municipal nesta quarta-feira(14) sinaliza ouvir os clamores de uma população.





Aconteceu nesta quarta-feira, 5 (cinco) Vereadores apresentaram a Mesa Diretora  uma segunda Chapa a concorrer a presidência da Casa Legislativa, que hoje é presidida pelo Sr. Alexandre Baquil.

Subiu na plenária para oficializar a segunda Chapa o Vereador (Zé Orlando do SDD) que foi escolhido pelos membros para a missão de porta-voz com os nomes que irão  concorrer a Mesa Diretora, com data marcada de acordo com o Edital, dia 21-05-2014. O  pronunciamento do Vereador, a liberdade da democracia começa surgir na história política de Tutóia.

Composição da Chapa!

. Antonio Chico - Presidente
. Elias - Vice - Presidente
. Pedro Agrepino - Segundo-Vice-Presidente
. Binha - Primeiro Secretário
. Jean - Segundo Secretário

Vereador Zé Orlando do (SDD), disse na plenária que os homens públicos dessa cidade hoje tem um globo de mundo o quanto sofre a população por essa Casa Legislativa, precisa urgentemente rever os atos de desgovernos da atual gestão. E essa quarta, esse Parlamento começa entrar em seu mais importante ciclo político de sua história.

Nem todo mandato e poder é para sempre e a decisão dos 5 (cinco) homens foi tomada com legitima e democrática liberdade a favor de um povo que clama. Estiveram presentes na Sessão do dia, uma platéia de 23 pessoas e na plenária com 9 Vereadores.

 Como antes o governo contava com 11 de sua base aliada após a apresentação na composição da segunda Chapa, o Parlamento Municipal, da forma que ficou demostrada na Sessão do dia, se depositará as esperanças de uma Câmara Municipal, ativa e atuante, é o que não acontece na história dessa cidade com uma população de 60 mil habitantes.

Durante a fala do Sr. Presidente da Casa, ao receber a nova chapa talvez não imaginaria ter sido surpreendido com a decisão dos seus ex. aliados Vereadores. Usando seu tempo na tribuna   fora dos padrões éticos, o presidente, disse
que alguns que constavam na composição da Chapa, sabiam porque estava ali, e hoje cuspiam no prato que haviam comidos. Foram frases meias desconfortável para uma platéia de 23 pessoas presentes.

 Outro momento surpresa foi o Vereador Paulo Roberto, ter solicitado seu tempo de fala de 5 (cinco) minutos, e após ouvir o Vereador Zé Orlando, oficializar os nomes citados na segunda Chapa, ele se omitiu de usar a fala. Ou Seja o próprio Vereador, sofreu um baque pela divulgação de seus pares Vereadores que há poucos meses ainda faziam parte de seus acordos de alianças.

Vereador Cristian Noronha, diz apoiar a Chapa composta, e que ela possa devolver a Câmara para o povo, o respeito e a liberdade.

Vereador Binha, pede uma atenção e urgência aos jovens desta cidade que ficam horas em filas para expedir documentos pessoais e não atende a demanda necessária para os que precisam. Outro momento lembrado na plenária quando usava a fala foi a chegada da Agência Banco do Nordeste, em Tutóia, que foi inaugurado semana passada.

Só resta aguardarmos o fim e recomeço de uma travada disputa que já ocorreu em outros carnavais.

Memória viva! Em 2006, o município parou 6 meses, devido o conflito no parlamento municipal.  Em 2009 a 2010, quebra de acordo na gestão do Ex. vereador Antonio da Rocha diniz, popular "Louro" da lagoa grande.

Agora assistimos outra novela iniciar seus primeiros capítulos. Será dia 21-05-2014. Aguardaremos o racha.


Um comentário:

  1. Tempo de mudança e inicio de uma nova história política na Casa Legislativa que perdeu seu maior valor. "Crédito" a população de 60 mil habitantes com o que vive o Poder Legislativo, precisa renovar as maus ações que tem se omitido há décadas. Todos os recursos públicos, que a casa Legislativa, poderia fiscalizar do Executivo, deixou de cumprir. Atualmente se percebe que o Executivo, gasta como quer e do jeito que quer... Precisamos voltar acreditar que nas novas mudanças. E dia 21 de Maio de 2014, é esperado uma mudança de uma das cadeiras e em Janeiro de 2015, rever o caminho de um rumo com mais esperanças e respeito com o povo. Eleição antecipada é aguardado o momento.

    ResponderExcluir