sábado, 9 de junho de 2012

O PERIGO DA COMPLACÊNCIA!

 




                 Por Verônica Damasceno

Estive pensando sobre a palavra complacência em um dos seus quase infinitos sentidos, quando há uns três dias via redes socias, alguém tratou sobre isso(primo, você foi feliz na afirmação) e amadureci a ideia após assistir à reportagem sobre a saúde em nosso município.
A compalcência é perigosa! Ainda mais quando já se tornou costume ser complacente com o que não é excelente ou mesmo apenas com o que é bom.A complacência é a ignorância disfarçada de comodismo.
Estamos acostumados a ser complacentes com todos que não agregam valores para nossa vida, para nossa sociedade.Parece muito mais fácil aceitar tudo como está e dizer: “Ah, mas nunca fizeram nada mesmo.Todos são assim, não adianta…”Ou ainda: “Esse sim está fazendo alguma coisa em Tutóia, está construindo, modificando, transformado, só não enxerga quem não quer..”Quando na verdade essa atitude e apenas uma maneira de se manter de alguma forma beneficiado por “eles”.Um medinho”básico”, a que chamo de “cachorrismo”, o dom de ser capacho, o dom de colocar o rabo entre as pernas, muchar as orelhinhas e dá um latidinho de tímida alegria…"
Tem gente, por exemplo, que reclama de seus funcionários: Ah, mas “fulano” que trabalha aqui é um horror, não aguento mais! ( Mas o fulano continua lá, ou porque trabalha há muitos anos, ou ainda porque tem uma carrada de filhos, ou pior, porque foi um vereador amigo que indicou , essas coisas…).”-Vou votar no prefeito tal porque fez um hospital (permitam-me a riminha),como afirmou o homem simplezinho do interior do Maranhão, ou porque me deu R$200,00 ou ainda porque é amigo da família, ou até porque sentou na minha cadeira e pegou na minha mão…Não podemos passar a vida inteira carregando pessoas incompetentes…E pare com essa história enfadonha e triste de dizer: Ah, nem adianta trocar, nenhum presta mesmo!É preciso ser exigente até com nossas atitudes, imagine com as dos outros!
Ser complacente é aceitar a derrota por antecipação.Entregar os pontos, como mamãe sempre diz.´Ser complacente é ceder todos os seus princípios apenas para se adaptar ao contexto, que, em nosso caso, não é nada agradável. É preferir adaptar-se a todas as contingências a exercer qualquer pressão sobre o mundo para tentar modificá-lo. Prefere modificar a si mesmo, adaptando-se, do que modificar o mundo que o cerca. A diferença do complacente para o flexível é que o complacente não tem limites em adaptar-se ao contexto, ou seja, não possui valores rígidos dos quais não abra mão, tais como valores familiares, valores que você defende a todo custo!Valores são virtudes éticas, tais como dignidade , respeito, integridade, e tantos outros que muitos até desconhecem os reais significados…
Segundo Aristóteles, “as virtudes éticas não são dons da natureza. Não são resultado da boa sorte. São fruto do exercício e do hábito.”Se ainda não conseguimos de fato ser cidadãos éticos, treinemos ao menos, exercitemos, habituemo-nos à ética, aos valores!Não dá para sermos felizes distantes deles!Não dá para agirmos em nossa casa, em nossa família, em nossa cidade, em nosso país, sem antes pensarmos sobre nossos valores e nossas virtudes e , consequentemente, exercitá-los!

NÃO SEJAMOS COMPLACENTES COM TUDO!É PRECISO QUE BUSQUEMOS A JUSTA MEDIDA ENTRE NOSSOS VALORES E VIRTUDES, A RAZÃO QUE HÁ NOS DOIS, PARA CONTROLÁ-LOS DEVIDAMENTE E PARA ASSIM TERMOS CORAGEM DE TRANSFORMAR NOSSA ATUAL REALIDADE !NÃO DÁ PARA TRANSFORMAR TENDO COMO ALIADO O COMODISMO DAS PALAVRAS "NÃO ADIANTA!SERÁ SEMPRE ASSIM!TODOS SÃO IGUAIS!”

EXERCITEMOS NOSSOS VALORES!!!!BUSQUEMOS A EXCELÊNCIA DE NOSSAS ATITUDES!

Nenhum comentário:

Postar um comentário