sexta-feira, 8 de junho de 2012

O CAOS NA SAUDE MOSTRADO PELO PROGRAMA DA GLOBO PROFISSÃO REPORTER, AINDA É O TEMA DA INDIGNAÇÃO DO POVO DE TUTÓIA

BLOG DO NETO PIMENTEL



CRÔNICA DA SEMANA: Saúde pública de Tutóia-MA. Filmaram nós!!! Estamos na Globo!!!



Terça-feira, o5 de junho de 2012, o galo canta, o sol nasce, junto milhares de tutoienses partem para mais um dia de trabalho. Começa também a migração pendular, práxis de todos os dias de pessoas de cidades circunvizinhas. Um comentário é o tema gerador das conversas de esquinas, bares, praças, locais de trabalho, etc. "Você sabia que hoje vai passar Tutóia na globo? essa era a pergunta que uns faziam aos outros, criando uma expectativa em muitos, transformando uma simples noite de Terça-feira, em uma das noites mais esperadas dos últimos anos, até mais do que os jogos do craque Datinha na seleção brasileira.

Emfim anoitece, a ansiedade cresce, os olhares já cansados e fadados ficam atentos no programa profissão repórter da rede globo. Inicia-se o programa, Caco Bacelos experiente jornalista e os estagiários estudantes de jornalismo, mostram nas suas reportagens o caos da saúde pública brasileira, o sofrimento do cidadão que paga impostos abusivos, mas não são retribuídos com atendimento de qualidade.

Quase meia noite, última parte do programa, chega o momento tão esperado, o repórter nos mostra a saúde maranhense e o programa saúde é vida do governo do estado utilizado como marketing da campanha de 2010, Chegando em Paulino Neves, cidade com pouco mais de 14 mil habitantes, com um hospital recém construído, mas ocioso, e no meio da reportagem depara-se com um cidadão transportando pessoas da cidade vizinha Tutóia com mais de 52 mil habitantes para consulta-se em Paulino neves, ao indagar o motorista, o mesmo conta como está o hospital municipal da cidade de Tutóia, " Não tem condição de atender as pessoas, não tem suporte, não tem remédio, não tem médico, não tem nada", verdadeiro e corajoso o motorista. Em seguida a reportagem chega no resistente hospital municipal Lucas Veras, e o Brasil pode vê com seus próprios olhos, como funciona a saúde pública de uma cidade que até outro dia estava na mídia com sua seleção tetra campeã de beach soccer, que tem suas potencialidades naturais conhecidas internacionalmente, agora na mídia com seu sistema público de saúde na tela da globo. Sangue no Chão, lixo acumulado e a sonda ligada a uma garrafa de refrigerante, por um segundo até pensei, hoje é dia 05 dia do meio ambiente, deve ser algo para reutilizar esses materiais. Amigos leitores, seria cômico, se não fosse trágico.

Na madrugada, já são inúmeras as postagens a respeito, a indignação espalha-se e toma conta de todos. Amanhece e nos mesmos lugares onde comentava-se que Tutóia iria passar na globo, agora uns perplexos olhavam para os outros e perguntavam: "você viu o estado que está a saúde de Tutóia?" sem falar das centenas de tutoienses que moram em outros estados que manifestaram seu repúdio através das redes sociais e telefonemas para parentes, a inconformação generaliza-se e é sentida pela maioria. Uma meia dúzia de fatos engraçados surgem também, paralelo a pessoas que distorcem a reportagem, afirmando, "só mostrou aquilo, isso não queimou o prefeito, queimou foi a governadora." Caro amigos leitores, se evidenciar um estado igual a imagem mostrada e vista por quase 30% dos televisores ligados naquele momento, por uma emissora que é primeira em audiência, no mínimo é está desesperado com medo dos meses que virão. E não da para entender uma coisa, lá em Paulino Neves o prefeito é oposição ao governo, onde o governo do estado apoia seu opositor, engraçado que a governadora preferiu construir assim mesmo um hospital de médio porte em Paulino neves, e em Tutóia que o gestor é seu aliado e do seu irmão deputado federal e do Secretário de Obras, não foi escolhida para ser atendida com a construção de uns dos "72 hospitais do programa saúde é vida."

Até concordo com o Médico que passa na reportagem que fala que o hospital e tudo ali é construído com recursos próprios, só faltou dizer que o mesmo foi construído há vários e vários anos atrás, quando esses recursos próprios eram bem menores, e coloca menor nisso. Creio que isso não é motivo de engrandecimento, mas sim de reflexão, pois sejamos sinceros, não está bom, é necessário replanejar, equipar, qualificar, melhorar, somente pintar e reformar não proporciona qualidade a saúde pública verdadeiramente, pois são tantas as propagandas que melhorou, que fulano está entre os melhores gestores do Brasil, mas quando chega uma reportagem, atesta que tudo não é bem assim, onde as imagens falam mais do que mil propagandas. Caros eleitores, em ano de eleição, uma matéria em rede nacional serve para refletirmos diante do que é real. Por isso vamos analisar as propostas dos candidatos, levando em consideração quem apresenta os melhores projetos para a saúde pública do município, pois fazendo uma alusão ao tema do programa do governo do estado, Saúde é vida!!! ainda bem que não faltou energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário