segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

JOAOZINHO TRINTA SERÁ SEPULTADO HOJE EM SÃO LUIS


O corpo do carnavalesco Joãosinho Trinta será enterrado nesta segunda-feira (19) às 10h, no Cemitério do Gavião. O carnavalesco morreu no sábado (17) após ficar internado por 14 dias. O corpo vai deixar o Museu Histórico e Artístico, onde está sendo velado, por volta das 9h30 em direção ao cemitério em cima de um carro do Corpo de Bombeiros. Antes o cortejo dará uma rápida parada em frente ao Teatro Artur Azevedo.

Roseana e integrantes da Beija-Flor prestam última homenagem a Joãosinho
Neste domingo, amigos, familiares, integrantes da Beija-Flor a governadora Roseana Sarney (PMDB) e o prefeito de São Luís, João Castelo (PSDB), estiveram no museu para prestarem suas últimas homenagens ao carnavalesco.
Neguinho da Beija-Flor, intérprete da escola, Selminha Sorriso, porta-bandeira, Cláudio de Souza, mestre-sala e Pinah, destaque, chegaram no início da noite. Juntos, colocaram uma bandeira da escola de samba carioca em cima do caixão do carnavalesco.
Após minutos em silêncio, Neguinho puxou o samba-enredo da Beija-Flor para o Carnaval de 2012, que será uma homenagem aos 400 anos de São Luís (“São Luís, o poema encantado do Maranhão”). Para ele, o maior espetáculo audiovisual do mundo perdeu o seu grande representante. Emocionado, o intérprete revelou que tinha o carnavalesco como um grande professor. “Joãosinho me ensinou tudo. Ele dizia que o samba é uma família e assim eu vejo o samba até hoje.”
Pinah, ex-passista e destaque da Beija-Flor, também tem o Joãosinho Trinta como um mentor. “Em todos os enredos dele, nos 17 anos que estivemos juntos na Beija-Flor, eu sempre fui destaque. Aprendi tudo com ele, até a costurar. Vai ficar um vazio”.
Em 2012, a escola apresentará na Sapucaí a história de São Luís do Maranhão. O samba-enredo, segundo revelou Neguinho, falará das belezas naturais, dos casarões coloniais e do reggae. Joãosinho seria o destaque do último carro da escola, e agora receberá uma homenagem póstuma na avenida.
“Ele é um gênio e não tem explicação. Ele criou essa beleza toda do Carnaval. O Carnaval não tinha essa dimensão que tem hoje. Ele é hoje grandioso, graças ao Joãosinho Trinta. O Brasil está solidário com o nosso luto, com a tristeza do mundo do samba por esta perda.”
Autoridades que não puderam se despedir pessoalmente mandaram coroas de flores, como o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; a presidente Dilma Rousseff; e o ex-presidente Lula. Outros amigos, fãs e admiradores passaram todo o domingo velando o corpo do artista maranhense.






Nenhum comentário:

Postar um comentário