quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Prefeito de São Luis inaugura árvore de Natal gigante.


Árvore gigante tem 54 metros de altura, 180 toneladas, 660 mil microlâmpadas e dois canhões de luz
O prefeito de São Luís, João Castelo, acompanhado da primeira-dama, Gardênia Gonçalves, inaugurou, no início da noite desta terça-feira (6), a árvore de Natal gigante montada na Praça Maria Aragão, a maior do Nordeste do país. Mais de dez mil pessoas acompanharam o momento simbólico, que iniciou o período natalino na capital maranhense com fogos de artifício. A multidão vibrou e se surpreendeu com a iluminação espetacular e efeitos especiais do maior símbolo natalino da cidade.
“Uma cidade com mais de 1 milhão de habitantes e às vésperas de seus 400 anos merece ter uma árvore de Natal tão especial. É importante ressaltar que a Prefeitura está sempre presente na execução de obras estruturantes, assim como nos momentos festivos como este de confraternização natalina. Vamos trabalhar ainda mais pela cidade para chegarmos ao quarto centenário com muitas realizações e melhor qualidade de vida para toda a população”, destacou João Castelo.

Castelo fez a festa com Papai Noel e criançada durante inauguração da árvore
A festa contou ainda com a chegada de Papai Noel, que desceu de helicóptero para a felicidade das crianças e de todas as famílias presentes ao evento natalino. Para animar o evento, as bandas e fanfarras das escolas Maria Elisa e Barjonas Lobão deram o tom musical do Natal. O show do Coral Maranata fechou a programação de abertura.
Iluminação especial
A árvore de Natal, com 180 toneladas e 54 metros de altura, tem um formato de um pinheiro natural e uma iluminação especial com tecnologia francesa. É iluminada e decorada com elementos tradicionais de Natal e possui as mesmas características de uma árvore residencial.
A árvore é feita de ferro tubular, adereços tradicionais, laços de bolas e laços vermelhos e verde, iluminados por 660 mil microlâmpadas, acionadas por controladores que executarão variações de cores e efeitos luminosos diversos.
No topo, uma estrela de seis metros de altura se destaca na cor azul, pesando uma tonelada com lâmpadas brancas nas extremidades, áudio interno de músicas natalinas.
Além de toda a ornamentação natalina, a Praça Maria Aragão abrigará, nesta semana, um presépio e a Casa do Papai Noel, que permanecerão à disposição para visitação do público. A decoração especial deste ano já dá a largada para as comemorações dos 400 anos de São Luís.
A Casa de Papai Noel terá 64 m² e decoração interna e externa de elementos tradicionais do Natal. Papai Noel estará presente no espaço para recepcionar os visitantes. Já o presépio está sendo montado no talude da Praça Maria Aragão com imagens e animais representativos da festa natalina.
O projeto de decoração natalina desenvolvido pela Prefeitura de São Luís para este ano contempla a cidade com 11 árvores distribuídas nas rotatórias, decoradas e iluminadas com milhares de microlâmpadas, além de laços de bolas nas cores verde e vermelha.
Números da árvore de Natal gigante:
Altura – 54 metros
Área construída – 1.000 m²
Diâmetro na base – 20 metros
Peso – 180 toneladas, sendo 100 de contrapeso
Iluminação – 660 mil microlâmpadas;
400 lâmpadas que dão efeito gotas;
500 estrobos (luzes que ficam piscando, semelhantes as dos aviões);
70 projetores de cores;
2 canhões de luz;
Potência – 180 KVA (kilowats de potência)
Adereços – 100 laços, 300 bolas, 60 guirlandas e 72 estrelas

Nenhum comentário:

Postar um comentário