sexta-feira, 18 de abril de 2014

EM TUTOIA, VEREADOR ZÉ ORLANDO DENUNCIA MAIS DESMANDOS NA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL .

A sessão desta quarta-feira(16), na Câmara Municipal de Tutóia, surgiu mais denuncias na plenária pelo vereador Zé Orlando(SDD), da oposição!










Por serem a  minoria no Poder Legislativo,  tem sido uma das dificuldades dos vereadores da oposição, diante  de dezenas de denuncias feita pelos os únicos parlamentares. E nesta quarta-feira(16), o vereador Zé Orlando (SDD),  denunciou uma licitação por uma empresa que foi postado na internet que afirma contratação de ônibus que está em nome do genro do Prefeito Municipal de Tutóia. O valor segundo o vereador Zé Orlando, da oposição é de R$ 242. 000, 00 ( duzentos e quarenta e dois mil reais).

Afirmou que não tem dúvida que  esteja irregular a citada empresa, ligada a Prefeitura Municipal de Tutóia. Outra formalização denunciada pelo vereador foi a escola da comunidade Anajá, onde a mesma hoje está funcionando na residência de uma professora. O vereador afirmou que a Secretária de Educação, foi procurada para resolver o problema da mencionada comunidade, o que se teve de resposta pela Secretária de Educação, foi somente uma contra partida de dez sacos de cimentos, assim afirmou o vereador na plenária da Câmara.

Um projeto de lei, foi lido na mesa diretora pela vereadora Maria do Carmo da base do governo, que apontava artigos, e dispositivos para realização do Concurso Público, previsto para Junho de 2014. Durante a leitura os dois vereadores da oposição Cristian Noronha e Zé Orlando, foram contra o texto que ficou comprovado erros gravíssimos.  Os dois vereadores que complementaram e reconheceram  os erros do texto do projeto Binha e Enilson Santos. Ou seja se os vereadores da oposição não estivesse atentos para a leitura feito pela mesa diretora, o texto do Projeto de Lei, futuramente iria prejudicar centenas de candidatos selecionados.

Vereador Zé Orlando (SDD), continuou com outra denuncia ao afirmar que o gestor de Tutóia, está usando de mal fé, as entregas de cestas básicas por vantagem eleitoreira. Citou como: Material de construção, rabeta de canoas. De acordo com as denuncias feitas pelo vereador da oposição, o Presidente da Câmara Municipal, disse que todas essas denuncias precisariam serem investigadas e apuradas.

Antonio Chico, vereador, em seu discurso revelou que a governadora Roseana Sarney, nunca teve respeito pelo  povo de Tutóia, e fez algumas comparações entre as cidades de Paulino Neves e Água Doce do Maranhão. Quando disse que hospitais e ambulâncias as duas cidades já haviam conquistados e Tutóia, por ser uma região de muita votação expressiva ficou bem claro que a família Sarney, deputado Sarney Filho, não merecem votos do povo dessa região. O vereador lembrou do posto de saúde do São Bento, quando foi a São Luis-Ma, pedir ao Deputado Sarney Filho, que desse estrutura na saúde, no mencionado ´posto. E assim reafirmou está revoltado pelo desmando dos Sarneys, durante décadas.

Outra bombástica informação com dezenas de pessoas na galeria, foi as afirmações bem no final do discurso do vereador Antonio Chico, quando comentava sobre a crise da saúde de Tutóia, e disse que o Secretário de Segurança e ex. de saúde, Ricardo Murad, demonstrou que não simpatiza com os acordos do Prefeito de Tutóia, Diringa Baquil. E durante os pedidos do gestor de Tutóia, sempre preferiu bloquetes, deixando as maiores preferências de um povo, saúde e educação.

As afirmações, deixou o população que assistia a sessão na galeria completamente inquieta. Em seguida o Presidente da Câmara, Alexandre Baquil, disse que os pedidos pelo caos da saúde de Tutóia, sempre foram feitos o que sempre faltou foi uma atenção pela crise. O presidente voltou a defender o projeto de uma nova estrutura do Hospital Lucas Veras, que aguarda já alguns meses. E tudo tem seu tempo e limite. Agora não depende mais do Município e sim do próprio Estado.

Como ficará a população diante das inseguranças quando o Presidente da Câmara, deu a entender que o Prefeito de Tutóia, não tem credito para conseguir um centro hospitalar e referência na região?

O final da sessão desta quarta-feira(16), realizada às 15:00 horas, ficou comprovado para os presentes que estavam na galeria que o gestor de Tutóia, só tem dado preferência para adquirir recursos e convênios para construção de bloquetes. Palavras lançadas por parlamentares da própria base do governo. Quem irá nos salvar diante do caos nas principais áreas constatadas?

Vereador Cristian Noronha(PRP), da oposição, apresentou seu pedido para a realização de uma audiência pública, para convocação de várias autoridades dia 30 de Abril de 2014. A audiência tem como objetivo diagnosticar, propor, e definir as soluções dos acidentes e mortes sucessivas trânsito de Tutóia. Sem uma política pública de educação, a gestão pública, perdeu o controle e nunca investiu para mudar os índices crescentes.

Lei n° 088 de 15 de Junho de 2005, Autoriza o Executivo Municipal a criar o Órgão Executivo de Trânsito e o Órgão Executivo do Município, bem como afirmar convênios e delegar suas competências a outras instituições.







Nenhum comentário:

Postar um comentário