quinta-feira, 10 de outubro de 2013

EM TUTÓIA, A CÂMARA MUNICIPAL VOLTOU A TER SESSÃO PLENÁRIA, APÓS RECESSO DE 01 SEMANA, IMPOSTO PELA FALTA DOS 10 VEREADORES DA BASE DO PREFEITO MUNICIPAL, E O VEREADOR ZÉ ORLANDO CONTESTOU O RELATÓRIO SOBRE O COLÉGIO ALMEIDA GALHARDO ASSINADO POR UM ENGENHEIRO DO CREA-CEARÁ.

A CÂMARA MUNICIPAL DE TUTÓIA VOLTOU A TER SESSÃO PLENÁRIA, E O VEREADOR ZÉ ORLANDO CONTESTOU RELATÓRIO DE ENGENHEIRO DO CREA-CE SOBRE O COLÉGIO ALMEIDA GALHARDO.

Tutóia; resumo da sessão plenária da Câmara de Vereadores nesta quarta feira

Vereador Zé Orlando criticou fortemente o descaso de algumas autoridades para com situação da escola Almeida Galhardo e reforçou q eu há problema sim na estrutura e que precisa ser verificado. Que não é aceitável que um engenheiro visite a escola e outro (do Ceará) assine o parecer que atesta que não há risco de desabamento. Apresentou o parecer na plenária e disse que uma comissão de pais deve apresenta-lo a promotoria e que o mesmo deverá ser contestado na justiça.

Vereador Binha afirmou em plenária que na quarta feira passada estava em Brasília levando um ofício do executivo municipal solicitando uma agência da Caixa Econômica Federal para Tutóia.O vereador justificou sua ausência na sessão de quarta feira que não aconteceu e o vereador Zé Orlando elogiou a iniciativa, mas perguntou a ele, em um aparte, se os outros nove vereadores que não compareceram a sessão citada também o acompanharam e este disse que não.

Vereador Paulinho lembrou o dia 02 dia de Finados que se aproxima, solicitou limpeza nos Cemitérios do município. Falou que o Cemitério de Tutóia Velha é centenário e pediu a Secretaria da Mesa que solicitasse ao Senhor Prefeito limpeza e muros dos Cemitérios e, em especial, o de Tutóia Velha.

Vereador Enilson reforçou o pedido de Paulinho.
E comentou a situação da Escola Almeida Galhardo “estamos falando de vidas”. E mesmo com a assinatura do engenheiro que expediu um parecer atestando que não há problemas na estrutura, convocou a Comissão de Obras da Câmara para averiguar a situação debatida.

Esse blog publicou aqui que já houve uma vistoria feita na escola em 2012, e deu um parecer admitindo que havia uma parte da referida escola que apresentava problema e deveria ser corrigido como substituição de treliças.

E recentemente, alguns pais não confiam no parecer do engenheiro do Ceará, pediram algumas transferências de seus filhos-alunos para outras escolas.

Maria do Carmo afirmou que o Prefeito e a Secretária de Educação chegaram a conclusão de que as aulas deveriam ser retomadas no Almeida Galhardo e que em Dezembro deste ano a escola seria fechada para iniciar um processo de reconstrução da mesma.

Nota do blog: Apesar de novo, o som continua com probleminhas. Não se ouve com muita nitidez. 

FONTE: BLOG DO ELIVALDO RAMOS

RELATÓRIO DE VISTORIA DE UM DOS ENGENHEIROS É DENUNCIADO NA PLENÁRIA DA CÂMARA NESTA QUARTA-FEIRA, POR VEREADOR DA "OPOSIÇÃO"


Ainda está longe de terminar os capítulos da novela "Escola Almeida Galhardo"  foi tema desta quarta-feira, o Relatório assinado pelo Engenheiro Civil Sr. Heveraldo Martins Lopes, CREA/Nº 18.48/CE, denunciado pelo Vereador da "OPOSIÇÃO" Sr. Zé Orlando (PSB), por não ter sido o mesmo a realizar a vistoria da Escola Almeida Galhardo, e sim o outro Engenheiro Civil, cujo nome Sr. Moises, que deu todas as garantias na ultima reunião realizada na Escola com dezenas de pais.

Após a denuncia na Plenária da Câmara Municipal, pelo Vereador Zé Orlando, o Vereador Enilson Santos(PP), ouvindo as explanações das denuncias solicitou das duas Comissões, Infra-Estrutura e Educação, uma urgente reunião para discutir o teor da denuncia. Como gerou uma pauta de muitas discussões a Vereadora Maria do Carmo, disse que a Secretaria de Educação, tinha feito sua parte em solicitar através de ofício, a supervisão e parecer do CREA/Ma. 

Outra confirmação da Vereadora, foi a ideia e conversa tida com o Prefeito Municipal, Sr, Raimundo Nonato Abraão Baquil, sobre o problema da Escola Almeida Galhardo, e já haviam pensados em outro possível terreno para construção de outra Escola, se houver a necessidade de intervenção geral e constatação do CREA/Ma. Voltou usando a parte o Vereador Zé Orlando, ao criticar sobre as irregularidades sucessivas que vem tendo o Sr. Prefeito, por não ser Engenheiro, nem conhecedor de construção civil, em está envolvido em todas as obras do município, e agora aumenta a novela da Escola Almeida Galhardo.

A Vereadora Maria do Carmo, atentamente com os discursos do Vereador com as denuncias se rendeu ao dizer que também está preocupada com o problema sucessivo da Escola. Ficou claramente nas denuncias apresentadas na Plenária da Câmara, que de fato a Escola, não passou por uma Licitação de alguma Empresa especializada para execução de uma obra de porte grande como foi o caso da mencionada Escola.

Segundo a denuncia, foi citado na Plenária que a construção da Escola, teve uma participação direta de pessoas ligadas ao Prefeito, com algumas de suas empresas prestadoras de serviços de construção civil a Comissão convocada por um dos Presidente, Sr. Enilson santos(PP), irá visitas dentro de alguns dias a citada Escola Almeida Galhardo, para poderem se inteirar de fato do caos sucessivos ocorridos nos últimos meses nas intervenções sofridas.

O Vereador Paulo Roberto(PV), afirmou que problemas existem e a história Almeida Galhardo, será problemas solucionável, basta querer discutir o problema que já vem se arrastando. As Comissões de Educação e Infra-Estrutura, descobrirá qual foi o motivo que fez o citado Engenheiro Civil, ter assinado um Relatório de segurança da Escola Almeida Galhardo, sem ter vindo em Tutóia, e quem deveria ter assinado seria o Sr. Moises, o mesmo que veio na última reunião, afirmando que a Escola, não há e nem existe risco de acontecer qualquer sinistro ou desabamento do Prédio em questão, mas não foi o mesmo que assinou.

Como foi uma Sessão, com uma pauta recheada o Vereador Zé Orlando, usando seu tempo na Plenária perguntou qual foi o motivo da ausência dos 10 Vereadores na última Sessão do dia(02)?  O líder do governo Vereador Binha, fez sua defesa sobre sua ausência que havia viajado para Brasília, a compromisso político deste Município, e foi levar documentos para um projeto futuro na instalação de uma Agência da Caixa Econômica Federal.

E assim foi uma parte da pauta discutida no Parlamento Municipal de Tutóia, no dia 09 de Outubro de 2013.


Nenhum comentário:

Postar um comentário