quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO MARANHÃO INICIA SESSÃO LEGISLATIVA DE 2012


A Assembleia Legislativa iniciou, na manhã desta terça-feira (1º), as atividades da segunda sessão legislativa. Durante a sessão solene, o presidente Arnaldo Melo (PMDB) destacou o trabalho desempenhado na Casa e a apresentação de um projeto resolutivo que criará o Dia Estadual do Poder Legislativo, em 16 de fevereiro.

A cerimônia que deu continuidade aos trabalhos da 17ª legislatura foi iniciada com a execução dos hinos nacional e maranhense pelo Coral São João. Logo em seguida uma comissão formada pelos deputados Marcos Caldas (PRB), Edilázio Júnior (PV) e Gardênia Castelo (PSDB) conduziu o secretário municipal Clodomir Paz, a desembargadora Anildes Cruz, o procurador Eduardo Nicolau e o advogado Edmar Serra Cutrim, que na oportunidade respectivamente representaram a prefeitura de São Luís, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a procuradoria-geral de Justiça e o Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Outra comissão composta pelos deputados Carlos Alberto Milhomem (PSD), Manoel Ribeiro (PTB) e Neto Evangelista (PSDB), conduziu o desembargador Jorge Rachid Mubarack Maluf Filho e o secretário estadual Luís Fernando Silva, representantes do Tribunal de Justiça e governo do Estado, para também comporem a Mesa.

Logo em seguida, a atriz Leda Nascimento interpretou poemas da autoria de Tiago de Melo, sobre a Educação e a conquista da liberdade, além de fragmentos de obras de diversos poetas maranhenses como Agostinho dos Reis, Américo Dias, Bandeira Tribuzzi, José Chagas e Ferreira Gullar, como forma de homenagear a passagem dos 400 anos de São Luís, que serão comemorados em setembro.

Após a leitura da mensagem governamental, feita pelo secretário chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva, o presidente Arnaldo Melo iniciou seu discurso cumprimentando e agradecendo a presença de todos os representantes dos três poderes e os demais parlamentares. Ele ressaltou ser 2012 um ano significativo, principalmente por se tratar de ano eleitoral e quando se celebra o quarto centenário da capital maranhense.

Em suas palavras, Arnaldo Melo fez um apanhado histórico sobre as formas de organização política, passando da Monarquia até chegar ao Estado Moderno Republicano, quando os parlamentos passaram a ter uma importância mais significativa ainda para as sociedades.

Melo aproveitou para anunciar que amanhã apresentará um Projeto de Resolução Legislativa instituindo as datas de 16 de fevereiro como o Dia Estadual do Poder Legislativo, como forma de celebrar os esforços de todos aqueles que compuseram e fazem a Casa. “Esta é uma forma de dar mais brilho ao Poder Legislativo que é onde a voz do povo tem ressonância, onde se discutem os problemas da sociedade e que é responsável por fazer o equilíbrio entre os poderes Judiciário e Executivo. Por isso é importante resgatar o esforço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário