quinta-feira, 10 de abril de 2014

TUTÓIA PERDE UM DOS SEUS MAIS ILUSTRES FILHOS. HOMEM SIMPLES, CORRETO, JUSTO, DECENTE, HONESTO E AMIGO, CAZUZA DEIXA UM GRANDE LEGADO AOS TUTOIENSES

Faleceu ontem um Ilustre filho de Tutóia. Professor e escritor Cazuza:Saiba um pouco sobre Ele.




Mestre Cazuza faleceu 08 de Abril, de 2014, aos 78 anos. Vice- Presidente, da Academia de Ciências, Artes e Letras de Tutóia. ( ACALT), patroneado por Graça Aranha. Além de professor também erá escritor.

No livro Coletanêas de Cazuza há de se perceber que apesar de ter escrito um texto em 04/12/1998. Está atualizado com o contexto atual do município de Tutóia. 


Saiba mais Sobre o professor e escritor  Cazuza

José Silva de Sousa  tem como nome de guerra – CAZUZA, nasceu no povoado Boca do Rio, município de Tutóia-MA, em 04/12/35, filho de lavrador, fez seus primeiros estudos no interior, somente aos 14 anos chega à Parnaíba –PI, onde concluiu o curso Ginasial, somente no ano de 1973 veio a concluir o segundo grau, no Colégio “Almeida Galhardo”, de Tutóia.
Foi diretor executivo deste Colégio durante 10 anos, de 1974 a 1984.
Suplente de Juiz de Direito da Comarca de Tutóia, por 18 anos, de 1970 a 1988. Professor aposentado do Estado. Vereador por 2 mandatos consecutivos. Foi um dos primeiros  Pregadores Populares, que ao lado do Monsenhor Hélio Maranhão , em 1965, ajudou a criar as primeiras comunidades Eclesiais de Base, hoje espalhadas pelo mundo inteiro. Feito do qual orgulha-se muito. Comunidade essas que tiveram origem em Tutóia. Foi Secretário Municipal de Infra-Estrutura e Educação, nos anos de 1995.
É torcedor apaixonado do Fluminense Futebol Clube, do Rio de Janeiro, do Maranhão Atlético Clube (MAC) de São Luis –MA. É um revoltado com as administrações municipais corruptas de Tutóia.  


Texto do Livro COLETÂNEAS DO CAZUZA


CAZUZA COM O SEU AMIGO MONSENHOR HÉLIO MARANHÃO
     


Crônica da Cidade


Tutóia dos Teremembés Massacrados

São muitos os fatos que vão pontilhando a Trajetória do novo milênio: O avanço tecnológico, as descobertas no campo da genética, a explosão da globalização, o borbulhar das novas ideologias políticas e religiosas. Ao lado de tantos esses avanços, convivemos em Tutóia, terra dos índios Teremembés, com rostos empobrecidos...... o ser humano sendo exposto ao abandono, promovido pela cultura dominante, injusta da política local. Há momentos na vida, que da vontade da gente acreditar que cada povo traz uma sina para cumprir aqui na terra. Refiro-me aos índios Teremembés dos quais somos descendentes. Eram guerreiros. Mesmo assim, foram dizimados, massacrados e quase exterminados pelo homem branco. Diz a história que o que restou da tribo, para escapar da morte, teve que fugir para o Estado do Ceará. Será que essa é a nossa sina, como descentes dos Teremembés? Sermos massacrados, injustiçados, abandonados e desrespeitados? Por quem tem as rédeas do poder executivo na mão? Será? Não acredito. Tudo é possível ao que crer. Não se perde por esperar. “Quem viver verá”. Nós somos aquilo que escolhemos. Nos somos a nossas escolhas.

Texto  escrito em 04/12/1998. ( Coletanêas de Cazuza )

Autor: Professor Cazuza.     



Nenhum comentário:

Postar um comentário