Segundo dia da Conferência aprovação de propostas e eleição de delegados
Teve continuidade hoje (28) pela manhã, a Conferência Maranhense de Educação na Unidade Integrada Expedito Baquil, no povoado Comum, em Tutóia. Hoje foram levadas a plenária todas as propostas que foram aprovadas nos trabalhos de estudo que foram divididos em sete eixos por equipes de representantes dos sete municípios da região realizados ontem.
Os temas dos debates abordaram:
EIXO I – PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO: ORGANIZAÇÃO E REGULAÇÃO;
EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS;
EIXO III- EDUCAÇÃO, TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: CULTURA, CIÊNCIA, TECNOLOGIA SAÚDE, MEIO AMBIENTE;
EIXO IV – QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO, PERMANÊNCIA, AVALIAÇÃO, CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO E APRENDIZAGEM;
EIXO V – GESTÃO DEMOCRÁTICA, PARTICIPAÇÃO POPULAR E CONTROLE SOCIAL;
EIXO VI – VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS: FORMAÇÃO, REMUNERAÇÃO, CARREIRA E CONDIÇÕES DE TRABALHO;
EIXO VII – FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO, GESTÃO, TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL DOS RECURSOS.
Ontem, na abertura dos trabalhos, o secretário de Estado Pedro Fernandes disse que “somente com educação de qualidade poderemos construir uma sociedade melhor e mais justa”. Ele defendeu o debate democrático com a comunidade nas conferências sobre propostas e soluções, a fim de construir coletivamente um novo modelo de educação.
Uma a uma as proposições aprovadas ontem foram defendidas pelo relator de cada grupo dando a oportunidade da plenária aprovar como estavam ou fazer emendas. Foram horas de pleno exercício da democracia e empenho que objetiva melhorar a qualidade do ensino maranhense.
Mais uma vez Araioses se fez presente e deu sua contribuição nos debates, onde Jaqueline carneiro, secretária de educação de Araioses, com extraordinária competência soube colocar e defender propostas que, se aceitas, vão contribuir para melhorar o nível do ensino nas cidades maranhenses, como é o caso de Araioses. Todas as propostas que foram aprovadas hoje serão levadas para a conferência estadual, que as aprova como estão, ou faz mais emendas e só depois é que serão finalizadas na Conferência Nacional.
O propósito dessas conferências é que “a partir do diagnóstico construído pelo Governo do Estado, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e Ministério da Educação (MEC), a estratégia para modernizar a educação maranhense está focada na melhoria do nível de aprendizado, na universalização do ensino médio, no combate ao analfabetismo e no trabalho para institucionalizar o regime de colaboração entre União, Estado e municípios”.
Na última parte da Conferência, já na parte de tarde, foram eleitos os delegados a Conferência Estadual e depois os conferencistas foram brindados com “Dança da Peneira” por um grupo de folclore local. Ontem, outro grupo, o Caroço Renovação, se apresentou fazendo um belo espetáculo com a “Dança do Caroço”, uma típica manifestação cultural de Tutóia.
Vale destacar não só a presença no local, mas também toda a estrutura e apoio que foi dado aos conferencistas por Raimundo Nonato Abraão Baquil – o Diringa, prefeito de Tutóia.
Milena, Ilana, Bibi Xavier, Conceição, Dadá Coutinho, Jaqueline Carneiro Elson Coutinho, Mayara Araújo e Daby Santos – a galera de Araioses.
Nayre, Teynha, Neire e Carmen – professora do Colégio São José de Tutóia.
Na foto de cima: vereador Elson Coutinho e a professora Mayara Araújo; na debaixo: Mayara Araújo e Elias Filho ( professor em Água Doce) e Elson e seu pai Dadá Coutinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário