quinta-feira, 29 de agosto de 2013

VERGONHA PARA TUTÓIA, VERGONHA PARA O MARANHÃO, REPERCUTE O BLOGUEIRO DOMINGOS COSTA

tutoia
Hospital Municipal de Tutóia Lucas Veras, no mesmo estado de abandono.
O descaso do Prefeito de Tutóia Raimundo Baquil, o Diringa, com a administração municipal já foi denunciada por este Blog, lembre: ”
“Após queda de bicicleta homem morre esperando ambulância que nunca chegou”.
E não para por aí, a incompetência administrativa da gestão Diringa, parece que é coisa de família, o secretário de Saúde, Jamilson Baquil é sobrinho do Prefeito.
De olho nos altos recursos do SUS, principalmente, na compra de remédios, os Baquil, estão esculhambando com a Cidade, a área da saúde é prova do descaso.
O Profissão repórter da Rede Globo, retornou ao Maranhão e encontra o Hospital Municipal de Tutóia Lucas Veras,  no mesmo estado de abandono. Enquanto faltam leitos em Tutoia, reportagem mostra que hospital da cidade vizinha com população bem menor possui leitos vazios
A equipe do programa “Profissão Repórter”, da TV Globo,  comandado pelo jornalista Caco Barcelos, eleito entre os colegas de trabalho como um dos maiores jornalistas investigativos do país, voltou ao Maranhão e encontrou situação similar ao que registrou no ano passado:  o abandono de hospitais em cidades  que precisam mandar os doentes para municípios vizinhos de menor porte, onde hospitais récem-construídos pelo governo possuem leitos vazios.O programa que mostra essa situação e volta a fazer questionamentos sobre o programa “Saúde é Vida”  foi veiculado ontem na TV Mirante, emissora afiliada da Globo no Maranhão.
a
Até uma sonda é ligada a uma garrafa de refrigerante
Victor Ferreira, um dos repórteres do programa retornou após um ano a cidade de Tutóia. O jornalista revelou a falta de estrutura no hospital da cidade enquanto em pequenos municípios do mesmo estado, tem hospitais vazios e citou o caso de Paulino Neves, cidade próxima a Tutoia, onde foi construído um dos Hospitais do programa Saúde é Vida. Tendo uma população bem menor do que Tutoia, o Hospital de Paulino Neves acaba recebendo a demanda do município vizinho, cuja população embora seja maior, possui um hospital desprovido da estrutura condizente com o tamanho da população, onde até a máquina de Raio X está quebrada. Tutoia possui 52.788 habitantes, mas a Secretaria de Saúde do Estado optou por construir um hospital em Paulino Neves cidade que tem  14.519 habitantes em vez de investir na reforma e modernização do Hospital de Tutoia.
Esta não é a primeira vez que o programa “Saúde é Vida” é alvo de questionamentos da imprensa nacional. Em 2011 reportagem da Revista “Isto é” tratou do assunto e na ocasião, o atual prefeito de Santa Inês, Ribamar Alves(PSB), então deputado federal disse à revista que a concepção do programa contraria o próprio ministério da Saúde sobre a construção de hospitais em cidades com menos de 30 mil habitantes e alertou que os hospitais corriam o risco de se tornarem elefantes brancos. O argumento apresentado pela Secretaria de Saúde é de que a escolha dos  municípios destinados a receber os hospitais como é caso de Paulino Neves se deu por critérios técnicos.

Como noticiamos no dia 19 do mês passado, uma equipe do programa “Profissão Repórter” da TV Globo, esteve na cidade de Tutoia para mostrar como são tratados os doentes daquela cidade (Reveja).
A reportagem em questão foi ao ar na noite de ontem (28), e mostrou o total descaso da prefeitura e do Governo do Estado com a saúde da população. O que mostraram as imagens foram doentes no meio dos corredores, sem maca, sem lençóis e até gazes.
A equipe da TV Globo acompanhou o plantão de uma médica no único hospital da cidade,  plantão esse que durou 52 horas contadas pelo repórter. Ela se dividia entre os casos tidos como normais e os mais urgentes, a profissional da saúde ainda tinha que fazer  pequenas cirurgias sem a menor condição de trabalho. Uma guerreira!
Eles também se dirigiram até a cidade de Paulino Neves, por lá o hospital está  equipado, porém não atende os doentes por conta da  falta de recursos para a contratação de médicos e pessoal, e Sucupira do Riachão, onde o hospital da cidade está pronto, mas não funciona.
Assista a reportagem completa CLICANDO AQUI!

Nenhum comentário:

Postar um comentário