APÓS O RECESSO POR MAIS DE 30 DIAS A CÂMARA MUNICIPAL RETOMA OS TRABALHOS DA CASA
SESSÃO DO DIA 28 DE AGOSTO, QUARTA-FEIRA, DEU-SE INÍCIO A PRIMEIRA SESSÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE TUTÓIA, APÓS UM LONGO RECESSO.
Após a leitura da Ata anterior feita pela secretária da casa, Vereadora Maria do Carmo, o primeiro orador do dia foi o Vereador Zé Orlando. Quando fez sua primeira advertência do dia citando que o regimento da casa fosse legalmente obedecido. E deu continuidade sobre o tema da matéria abordado no seu Programa de Rádio, com a matéria da Equipe do Profissão Repórter, que a mesma já esteve em Tutóia, em 2012.
E em 2013, a Equipe de Reportagem volta e divulga em rede nacional para todo Brasil, sobre a saúde de Tutóia, que nada melhorou, ao contrário está cada vez pior.
Zé Orlando, afirma está super revoltado mas até entende o que retratam nas redes sociais, o quanto a chacota é constante com os Vereadores de Tutóia, dizendo que os mensaleiros nada fazem por Tutóia, e outras citações que não quis pronunciar. Em seguida o Vereador Cristian Noronha, pede a parte, e é concedida pelo Zé Orlando.
Cristian Noronha, especifica e exige que os recursos da saúde de Tutóia, tudo que entra e sai durante cada mês, deve ser mais transparente, se hoje a população tem como insegurança, é em razão da falha do próprio gestor nas transparência. E afirmo que durante esse últimos 8 meses o Município de Tutóia(SUS), já recebeu em torno de quase 5 milhões de reais, são valores que hoje não daria pra está nesta situação.
Zé Orlando, retorna a fala cobrando mais empenho do Prefeito Municipal de Tutóia e dos responsável da área da saúde. Relatou que durante o Programa de Rádio, uma senhora com uma criança, foi até o Programa pedir ajuda, foi então que pediu que ela se dirigisse até ao hospital Lucas veras. E lá chegando não teve ninguém para solucionar seu problema. E assim fechou a primeira parte da sua fala. Como já é de costume alguns participares das discussões, os demais somente ficaram assistindo ou melhor acompanhando a castilha. O Vereador, Antonio Chico, soltou uma forte denuncia ao afirmar que tem um envolvido com o Deputado Federal, Sarney Filho, ao ter tentado pedir a propina para realizar o Projeto de um grande centro Hospitalar de Saúde em Tutóia, quebrando completamente uma ética do Parlamento. Mas como todos da base do governo se entende.
A Câmara Municipal, hoje composta por treze vereadores, 11 da base do governo e 2 da "oposição" mas somente a minoria participa das discussões democrática. O Vereador Zé Orlando, retomando sua fala, pediu que o Presidente da casa Legislativa apresentasse para as próximas semanas, o valor e orçamento aplicado na ampliação e reforma da Câmara. E afirmou o Presidente da casa, que entre alguns dias já estaria disponível para apresentar aos seus pares o valor do investimento feito na Câmara. Outra situação ocorrida foi o Vereador Enilson Santos, do PP, se alto defender das denuncias feita nos últimos dias sobre a sua Instituição,APAE. Onde foi postado a matéria das irregularidades da Instituição, e ressaltou sobre o Blogueiro Elivaldo Ramos, afirmar que estaria sofrendo perseguições políticas. Mas o discurso já é bem conhecido pelos partidores da política. A Sessão durou em torno de 4:45, hs. Dando inicio às 15:25, da tarde de quarta-feira. O púbico presente foi em torno de 15 pessoas. Outra repetitiva ausência foi do Vereador mais novo do Parlamento Municipal, Elias do Chico Elias, que nunca finaliza os trabalhos da casa, sempre dá uma saidinha e não volta mais. E assim foi somente uma parte da Sessão da Câmara Municipal, nesta quarta-feira.