quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

EM TUTÓIA, A CÂMARA MUNICIPAL SE REUNIU NO DIA 24 DE DEZEMBRO PARA APROVAR EM EM UMA ÚNICA SESSÃO EXTRA ORDINÁRIA, O PLANO PLURIANUAL DE INVESTIMENTOS, A LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA E A LEI ORÇAMENTÁRIA PARA 2014, QUE SÃO AS PRINCIPAIS LEIS PARA A EXECUÇÃO ORÇAMENTARIA NO MUNICÍPIO. EMBORA TENHAM SIDO PROTOCOLADOS NA CÂMARA DESDE AGOSTO SOMENTE FORAM COLOCADOS PARA SEREM APRECIADOS E VOTADOS NA ÚLTIMA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 11/12 . O VEREADOR ZÉ ORLANDO APRESENTOU EMENDAS DESTINANDO RECURSOS JÁ ALOCADOS NO ORÇAMENTO, PARA A FARMÁCIA DO HOSPITAL LUCAS VERAS (DOIS MILHÕES E QUATROCENTOS MIL REAIS PARA 2014).APRESENTOU TAMBÉM EMENDA PARA A ILUMINAÇÃO E A LIMPEZA PÚBLICA (TRÊS MILHÕES E SEISCENTOS MIL REAIS PARA 2014). AS EMENDAS FORAM APRESENTADAS POR SEREM ESTES OS PROBLEMAS MAIS RECLAMADOS PELO POVO EM 2013.APRESENTOU AINDA EMENDAS À LDO E LOA 2014, TORNANDO AS EMENDAS PARLAMENTARES PRIORITÁRIAS NA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA, PORQUE O PREFEITO NÃO RESPEITOU AS INDICAÇÕES FEITAS PELOS VEREADORES. FORAM TODAS REJEITADAS PELOS VEREADORES DA BASE DO PREFEITO MUNICIPAL. UMA VERGONHA LASTIMÁVEL, PORQUE TODOS VOTARAM CEGAMENTE CONTRA OS RECLAMOS MAIORES DA POPULAÇÃO EM 2013, ALÉM DE VOTAREM CONTRA SEUS PRÓPRIOS INTERESSES, O QUE RETRATA O NÍVEL DO PARLAMENTO MUNICIPAL... ANTES ERA APENAS NO EXECUTIVO, AGORA, TAMBÉM NO LEGISLATIVO MUNICIPAL DE TUTÓIA, SE INSTALOU " A MARCA DO ERRO"!!!

Aconteceu! Proposta de Emenda Parlamentar negado foi avaliado como votação cega.

Onze vereadores repetiram a saga durante o período de Sessão na Câmara Municipal de Tutóia, Projetos de Lei, que só favorece o Poder Executivo. Aconteceu nesta terça-feira(24).

Sessão Extraordinária nesta terça-feira(24), marcou uma frase no Parlamento Municipal, quando um dos Vereadores da Oposição, votava e protestava sobre o veto de suas proposta de Emenda Parlamentar, para o Orçamento de 2014.

LOA - 
 é uma lei elaborada pelo Poder Executivo que estabelece as despesas e as receitas que serão realizadas no próximo ano.

PPA - O Plano Plurianual (PPA) é um instrumento de planejamento de médio prazo da Administração Pública. Previsto no artigo 165 da Constituição Federal.

LDO - Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO tem como a principal finalidade orientar a elaboração dos orçamentos fiscais e da seguridade social.

Foi aprovado nesta terça-feira, e não discutida pela maioria dos Vereadores que só cumpriram a obrigação do gestor em concordar. Se fará alterações ou para melhorá a vida da população, isso não ficou claro na Sessão do dia 24.12.2013, com uma plenária quase vazia e uma população distantes das realidades informativas como deveria se esperá. Mas o descrédito é visível no Município de Tutóia, pela própria população.

Voltou a sofrer massacre a oposição tendo somente dois Vereadores que votaram contra os votos cegos dos demais da maioria da base do governo Municipal. O Vereador "Zé Orlando" do Partido Solidariedade (SDD), não conseguiu convencer os demais Parlamentares da Base do Governo, com sua proposta apresentada na Emenda Parlamentar para o Orçamento de 2014.

Duas proposta que possivelmente melhoraria o atendimento da população de Tutóia, seria; O abastecimento de remédio na farmácia básica do Hospital Lucas Veras, que não vem atendendo os pacientes e população que ali necessitam. E o segundo item de outra Emenda Parlamentar, que melhoria os serviços da Secretaria de Obras do Município, na limpeza pública e recolhimento do lixo nas vias públicas de Tutóia.


O Vereador do (SDD), Zé Orlando, lamentou a atitudes dos demais Parlamentares quando disse que a maioria continuavam votando cegamente diante da forma que muito ainda precisa a população de Tutóia, em todas as áreas. Voltou a afirmar na Plenária da Câmara Municipal, o desrespeito e violação do Regimento Interno da casa Legislativa.

Cristian Noronha, somente com seus discursos serenos realizou aconselhamentos como deveria investir melhor o Poder Público, no Município, com os milhões já movimentado durante 2013, e precisa mais seriedade nos recursos públicos, em prol da população.

Vereador Binha, líder do governo, fez um discurso a favor do governo, ao voltar sobre o calculo da proposta feita na Emenda Parlamentar do Vereador Zé Orlando, que não foi aprovado pelos demais Vereadores e ficou no veto da casa Legislativa.

E assim foi uma das fases de discussões da Sessão desta terça-feira(24), com uma frase marcante do "Autor" Zé Orlando" votação cega.
                  Presidente e Secretária da Mesa.

BLOG DO ANTONIO AMARAL


Nenhum comentário:

Postar um comentário