terça-feira, 1 de julho de 2014

A CULTURA TUTOIENSE CONTINUA VIVA, APESAR DO ABANDONO E DESCASO DO PREFEITO MUNICIPAL DE TUTOIA, QUE REDUZIU A GRANDIOSIDADE POPULAR QUE É O FAMOSO "ARRAIAL"

Aos trancos e barrancos e com a respiração ofegante a cultura Tutoiense segue viva.

O Tradicional Arraial de Tutóia que já foi referência no estado do Maranhão hoje é o menos notável da região. Pois  os grupos folclóricos de nossa cidade mingou bastante e esta situação já está acontecendo a mais ou menos uns seis anos . Tal fato há uma explicação lógica: O descompromisso do Governo Municipal com a cultura Tutoiense. 

Danças como quadrilhas, bois tradicionais (Bumba-Boi), bois de orquestras, dança portuguesa, dança Gaucha, quadrilhas, pau-de- cebo e etc. Não obtiveram a devida atenção da prefeitura de Tutóia para poder manter viva a chama cultural de seus  grupos folclóricos e por esta razão dezenas de brincadeiras e grupos folclóricos  ficaram no esquecimento e abandonados pela administração publica. Outros fatores que somaram negativamente em prol do arraial deste ano foi o som de má qualidade e a iluminação que estava péssima. 

O ponto positivo que salva nossa cultura é força de vontade, compromisso, entusiasmo e talento daqueles que compõe os grupos folclóricos. A soma de tudo isso é que possibilitam as belas apresentações no parque de eventos na Avenida Paulino Neves.


Mas, os Governantes de nossa cidade não querem saber desse negocio de cultura, querem mesmo é guarda dinheiro, sabe pra quê? Talvez para corromper você nas próximas eleições.   Apoiar e valorizar manifestações culturais não são bem a intenção do prefeito de Tutóia.



Que fique registrado aqui neste blog mais esta falta de compromisso com a população Tutoiense e em especial a geração jovem que atualmente está à frente de nossa cultura. Que eles lembrem e observem quem são os carrascos do nosso município.





   Veja as belas fotos a seguir, da orgulho de vê tanta gente linda:  

































Estas fotos abaixo foram extraídas do blog Educação de Tutóia  


























































Nenhum comentário:

Postar um comentário