segunda-feira, 10 de junho de 2013

FLÁVIO DINO LIDERA MAIS UMA RODADA DE PESQUISAS NO MARANHÃO. DESTA VEZ A ECONOMÉTRICA APONTA VITÓRIA NO PRIMEIRO TURNO. BLOGUEIROS ANALISAM RESULTADOS E COMENTÁRIOS. VEJAM E TIREM SUAS PRÓPRIAS CONLUSÕES. A CAMPANHA PARA 2014 SEGUE CHEIA DE LANCES ESPETACULARES.



Pesquisa Econométrica aponta vitória de Flávio Dino no 1º turno

Uma nova pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econométrica, volta a apontar que se a eleição para o governo do Estado fosse hoje o presidente da Embratur, Flávio Dino (PC do B), seria eleito no primeiro turno.
Flávio Dino teria 54% dos votos, Luís Fernando (PMDB) 25% e Hilton Gonçalo (PDT) 7,3%. A pesquisa foi realizada no período de 23 a 30 de maio e ouviu 2.070 eleitores em 38 municípios localizados em todas as regiões do estado.
Governo-2Na espontânea, aquela em que o entrevistador não apresenta o nome dos prováveis candidatos, Flávio Dino lidera com 29,2% das intenções. Em segundo lugar aparece o nome da governadora Roseana Sarney, que não poderá disputar nova reeleição em 2014, com 4,6%. O secretário Luis Fernando figura em terceiro e é lembrado por 3,4%; o ex-prefeito de São Luís, João Castelo (PSDB) tem 1,9%; o ministro Edison Lobão surge com 1,7%; Hilton Gonçalo alcança 1,1%. Outros nomes obtém pontuação abaixo de 1%, entre os quais Eliziane Gama, José Reinaldo Tavares, Tadeu Palácio, Edivaldo Holanda Júnior etc.
Cenário – No cenário estimulado pela Econométrica são incluídos os quatros nomes que surgiram no último mês, desse modo ainda aparece na pesquisa o possível candidato do PSTU, Saulo Arcangeli, que é citado por 0,9% dos entrevistados.
Rejeição – No quesito em que o eleitor não votariam de jeito nenhum, o candidato do grupo Sarney alcança 33,5%, ou seja, Luís Fernando lidera o índice de rejeição da pesquisa. Já Flávio Dino pontua com 14,1% de rejeição. Os demais candidatos não são citados neste quesito.
Vale lembrar que a rejeição de Luís Fernando quase dobrou após três meses. Em março o Jornal Pequeno divulgou uma pesquisa que apontava o candidato do grupo Sarney com 20% de rejeição, hoje esse número já chega perto dos 35%, à medida que ele é conhecido como o nome da governadora Roseana Sarney para sucedê-la.
37,6% dos maranhenses querem melhorias na Saúde do estado
A pesquisa informa também que a principal preocupação do eleitorado é saúde. Mais de 37% dos entrevistados disseram que o principal problema a ser resolvido no estado é a saúde. Em segundo lugar aparece a pavimentação de rodovias com 13,2%.  Saneamento básico, segurança e educação vêm em seguida como as principais áreas que precisam passar por sensíveis melhorias segundo a população.
Hilton Gonçalo se viabiliza
Atualmente no PDT, Hilton Gonçalo governou a cidade de Santa Rita por oito anos e após terminar seu mandato, entregou a prefeitura com mais de 80% de aprovação. A cidade registrou melhoria em todos os índices sociais e uma das marcas do gestor é ter acabado com as moradias em casa de palha e ter implantado a primeira escola em tempo integral para quilombolas.
Números da pesquisa:
Se a eleição para governador fosse hoje, em quem você votaria? (ESPOTÂNEA)
Flávio Dino 29,2%
Candidato da Roseana 4,6%
Luís Fernando 3,4%
João Castelo 1,9%
Edison Lobão 1,7%
Hilton Gonçalo 1,1%
Eliziane Gama 0,9%
Zé Reinaldo 0,9%
Tadeu Palácio 0,9%
Sebastião Madeira 0,6%
Edivaldo Holanda Júnior 0,3%
João Alberto 0,2%
Roberto Rocha 0,1%
Dutra 0,1%
Nenhum 1,5%
Não sabe/Não respondeu 52,9%
E entre estes candidatos, em qual você votaria para GOVERNADOR? (ESTIMULADA)
Flávio Dino 54%
Luís Fernando 25%
Hilton Gonçalo 7,3%
Saulo Arcangeli 0,9%
Nulo 3%
Não sabe/Não respondeu 9,7%
E entre estes candidatos quem você não votaria de jeito nenhum?
Luís Fernando 33,5%
Flávio Dino 14,1%
Não rejeita nenhum 26,8%
Rejeita os dois 4%
Não sabe/Não respondeu 21,6%

Sobre a pesquisa Econométrica

pesquisa_x_cust_dev
Do leitor Agostinho Araujo
Caro John Cutrim…
Em eleição existem algumas “leis matemáticas”. Estas “leis” levam em conta algumas variáveis, dentre elas estão a “aceitação” e a “rejeição”. Dito isto, fica claro imaginar quem seria eleito num pleito onde:
1. O candidato “A” tem 54% de aceitação e 14,1% de rejeição;
2. E o candidato “B” tem 25% de aceitação e 33,5% de rejeição.
Mas vejamos o que diz o próprio IBOPE sobre estes dados relatados pela pesquisa, isto em análise das intenções de votos para Presidente da República, para a eleição 2014:
“Essa avaliação individual do potencial de voto e de rejeição de cada candidato cria um retrato único. Não é uma análise comparativa, mas o candidato tal como ele é para a população”, explica Márcia Cavallari, CEO do IBOPE Inteligência.
E ainda, existe outra forma de análise chamada de “Saldo”, vejamos a que ela revela:
“SALDO:
Uma boa alternativa para se dimensionar a atual imagem dos candidatos perante a população é a subtração do potencial de voto pelo índice de rejeição apresentado por cada um deles no levantamento individual.
Com esses cálculos, Dilma é a única a apresentar um saldo positivo nas pesquisas. Com potencial de voto de 76% e rejeição de 20%, a atual presidente tem um saldo de 56 pontos.
Os demais candidatos, excluindo Marina Silva que tem saldo zero, (40% de potencial de voto e 40% de rejeição), apresentam resultados negativos.
O maior deles é apresentado por Eduardo Campos, com saldo negativo de 25 pontos (10% de potencial de voto e 35% de rejeição).
Na sequência, entre os candidatos citados, aparecem José Serra com saldo negativo de 15, (35% de potencial de voto e 50% de rejeição), e Aécio Neves com saldo negativo de 11 pontos, (25% de potencial de voto e 36% de rejeição). ”
Bom vejamos então, neste momento, qual o saldo dos nossos candidatos a Governador do Estado:
1. O candidato Flávio Dino tem 54% de aceitação e 14,1% de rejeição:
(54-14,1= 39,9 POSITIVOS);
2. E o candidato Luís Fernando tem 25% de aceitação e 33,5% de rejeição:
(25-33,5= 8,5 NEGATIVOS).
Nesta visão, a distância que Luís Fernando tem que percorre dos seus 8,5 NEGATIVOS até os 39,9 POSITIVOS de Flávio Dino é de 48,4 pontos.
Bom, tirem suas conclusões.
Caro John Cutrim, a contribuição para o debate fica pela admiração pelo seu trabalho no Blog. Parabéns.

DINO LIDERA PESQUISA MAS SINAL DE ALERTA FOI LIGADO
BLOG DO JORGE ARAGÃO

Luís Fernando e Flávio Dino

Luís Fernando e Flávio Dino vantagem diminuiu
No último domingo (09), a assessoria do pré-candidato ao Governo do Maranhão, o ex-prefeito Hilton Gonçalo (PDT) divulgou números de uma pesquisa realizada pela Econométrica com relação a disputa eleitoral em 2014.
De acordo com a Econométrica, o presidente da Embratur Flávio Dino (PCdoB) venceria com folga as eleições, caso a disputa fosse hoje. Dino teria 54% das intenções de voto, contra 25% de o secretário de Infraestrutura do Maranhão, Luis Fernando Silva (PMDB). Hilton Gonçalo aparece em terceiro com 7,3% e Saulo Arcangeli (PSTU) em quarto com 0,9%.
Segundo a assessoria de Gonçalo, o nome da deputada estadual Eliziane Gama (MD) não foi colocada na pesquisa pelo fato da parlamentar ter dificuldades para encontrar uma legenda para disputar as eleições do ano que vem como candidata ao Governo do Maranhão.
A pesquisa foi realizada no período de 23 a 30 de maio e ouviu 2.070 eleitores em 38 municípios localizados em todas as regiões do estado.
Análise – Fazendo um comparativo entre os dois principais candidatos, se chega a conclusão óbvia: a mais de um ano da eleição, a vantagem de Dino é grande, mas já foi maior, pois logo no início chegou a ter quase 70% das intenções de voto.
Fazendo um comparativo com a última uma pesquisa realizada em abril deste ano, é fácil verificar isso. Na pesquisa Amostragem/Jornal Pequeno Dino aparecia com 62,15% das intenções de voto, contra apenas 15,23% de Luis Fernando.
Ou seja, Dino mantém boa vantagem, mas Luis Fernando cresceu bastante e diminuiu muito a diferença, o que com certeza fez Flávio Dino ligar o sinal de alerta.

TENDÊNCIA É DE QUEDA, NATURALMENTE...

BLOG DO MARCO D'EÇA


Flávio Dino: perdendo fôlego
O comunista Flávio Dino já teve quase 70% das intenções de votos para governador do Maranhão. À medida que se aproxima o pleito, ele vai perdendo pontos significativos.
Hoje, tem 54%, segundo a Econométrica.
Por outro lado, o secretário de Infraestrutura Luis Fernando Silva (PMDB), um dos nomes do PMDB para a disputa, apresenta tendência de crescimento, pesquisa após pesquisa.
Surgiu no cenário com apenas 3%. Hoje, aparece com 25%, segundo a mesma Econométrica.

Luis Fernando já alcança 1/4 do eleitorado
Tradução: candidato único da oposição há quatro anos, Flávio Dino perde fôlego eleitoral com a proximidade da eleição; Luis Fernando, por sua vez, cresce pesquisa após pesquisa, mesmo  ainda não definido como candidato e mesmo diante do fogo cerrado da mídia oposicionista.
Pelo andar da carruagem, os dois devem se cruzar em uma linha de polarização antes mesmo do início do ano eleitoral.
A previsão é que eles dividam o eleitorado ao meio, deixando pouca margem para os demais candidatos.
É aguardar e conferir…

Compartilhe isso:


17 comentários para "Tendência é de queda para Flávio Dino. Naturalmente…"


  1. karol
    esse é marco puxando sardinha pra ele, roseana e luis fernando. mais vamos a verdade real. golias, poso dizer assim, trata-se de luis fernando, veja a estrutura do colosso, a maquina administrativa do estado a sua disposição, 35 a 38 deputados para embate na assembléia, 04 senadores, 14 deputados federais, mais de uma dezena de partido para coligar, não vou tocar na justiça, o todo poderoso edmar cutrim do tribunal de contas, alinçado ate o pescoço e o melhor todo o orçamento do estado a sua disposição, uma armadura cara e pesada, pois traz consigo na bagagem todas as mazelas sofridas pela população maranhense, uma rejeição na casa de 33%, do outro lado da batalha, um paladino da justiça, conta com 06 deputados estaduais, 03 federais, nenhum senador, não dispõe dos recursos do estado para bancar sua campanha, mais tem consigo o grito de toda a população que quer ver o estado livre da famiglia sarney, É QUESTÃO DE TEMPO, O BEM VENCERÁ. simples marco, é questão de tempo e rejeição é rejeição em todo estado.
  2. RIBAMAR
    ESSE FLAVIO DINO É MUITO ANTIPÁTICO, PARECE UM PICOLÉ DE CREOLINA. ACREDITO QUE A TENDÊNCIA É O LUIS FERNANDO SUBIR NAS PESQUISAS, POIS JÁ SABEMOS QUE É UM EXCELENTE GESTOR PÚBLICO. VAMOS PRA FRENTE LUIS FERNANDO SILVA.
  3. antonio pedro
    Flávio nunca teve 70%, deixa de ser mentiroso !
  4. Arthur
    Aí mente demais, hein?
    E outra: não se pode comparar pesquisas de institutos diferentes pra apontar crescimento ou queda…
  5. José Silva
    Econométrica??? kkkkk….
  6. Lisboa Neto
    luis Fernando e um Tecnico de competencia sabe trabalhar , encara o setor publico com seriedade, com certeza vsi ganhar para o governo do Estado do Ma.
  7. Moisés Dias de Brito
    Só acho um tremendo exagero a dona karol chamar de paladino da justiça quem não tem palavras justas. Eu já ouví muitas falácias da boca deste tal Dino, e de perto, percebendo a entonação tramada para ludibriar. O que percebo nele é muita inveja de não ter ao seu lado pessoas que o apoiem por acreditar em seu projeto, e sim uma turma sangue suga que almeja saquear os cofres públicos com mais ganancia do que a que ele aponta nos seus opositores. Pelamordedeus, sem falso moralismo: este dino é gestor pífio.
    Curso de inglês para prostitutas atenderem melhor os turistas da copa: oque é isto senão chamar o Brasil de puteiro? Só esta notícia já deveria bastar para desacreditarmos de suas intenções.
    P.s. Nada contra as prostitutas.
  8. Angela
    Essa queda começou cedo e já está dando dor de cabeça. Esse Flávio Dino não está com nada e é só conversa mole. Na hora do pega prá capá o povo enche o saco dessa lenga lenga que não leva a nada e não vota nele. Vai perder a terceira seguida, você vai ver.
  9. Barnabé
    Não adianta chamar fd de picole de creolina, mas LUÍS fERNANDO É UM AUTENTICO PICOLÉ DE CHUCHU.
  10. Diogo
    É Luís Fernando na cabeça
  11. Jorge Bernardo
    Cara, só rindo muito mesmo da tua cara…
    Dino nunca esteve com 70%. Larga de ser mentiroso.
    E outra: Luis Fernando quase DOBROU de rejeição, número q tu omitiste aí.
    Antes ele tinha 20% e hoje tem 35% de rejeição.
    Ou seja, na medida q é mais conhecido como candidato de Roseana mais ele é rejeitado.
  12. Bernardo Sindaré
    essa notícia aê faz parte do diária do planeta paralelo, aquele em que td acontece ao sabor da oligarquia, é um outro Maranhão. Acho isso fantástico.
  13. Marcos Fernandes
    Marcos, Ainda não estou decidido sobre as eleições de 2014. Porém, elas serão bem diferentes das demais. O eleitorado é mais consciente e tem muitos jovens expressando um sentimento de mudança que não foi visto nas anteriores. e com relação as pesquisas é perfeitamente normal que o quadro se apresente dessa forma, Flávio Dino caindo e Luís Fernando subindo, até aí nada de espetacular, a única coisa que chama atenção é a esposição maciça de Luís Fernando nesse momento e ele só tem 20 pontos, acho isso preocupante, Pois, à partír de abril do ano vindouro ele não poderá ter essa benesse, e aí é que veremos como as coisas ficaram. pois intenção de voto não é voto, política tem dinâmica própria e é feita de tráz pra frente.
  14. José Neto Formiga
    Não creio que isso seja verdade, porque aqui em Balsas Flávio Dino é bem popular
  15. alex
    muitos gestores, só estão apoiando, Luis Fernando, por causa dos convênios e emendas parlamentares, como é que ele, é honesto, e consegui ser aliado dos sarneis.
  16. PATRICIO
    NÃO VOTO EM LUIS FERNANDO,VOTO EM QUEM A GOVERNADORA MANDAR E POUCO ME IMPORTA PERDER OU GANHAR.NUNCA GANHEI NADA DE GOVERNO,NEN UMA ASSESSORIA NUNCA ME DERAM,MAIS SOU FIEL ESCUDEIRO DA GOVERNADORA.
  17. marcio
    O próprio Jornal Pequeno publicou q Flavio Dino tinha 70% no ano passado. Quanto mais ele fala, mais ele cai. É um sinal de que as pessoas nao vao mais cair nesse gogó do fala muito e quando tem oportunidade nao faz nada.
                                                   OPNIÃO DO NOSSO BLOG:
    TUDO QUE LERAM PRECISA SER ANALISADO COM ISENÇÃO. TODAS AS CONCLUSÕES NÃO SÃO DETERMINANTES. O PROCESSO É DINÂMICO E O RESULTADO FINAL, VIRÁ COM CAMPANHA E ELEIÇÕES DE 2014. MUITA ÁGUA VAI ROLAR!

Nenhum comentário:

Postar um comentário