Tutóia vai contar com sistema de abastecimento de água. (Foto: Divulgação)
A sede da cidade de Tutóia, município distante 320 km da capital, agora possui um novo panorama de abastecimento de água a partir das obras realizadas pelo Governo do Maranhão. Mesmo tendo população estimada em 59 mil habitantes e estar localizada em uma região de alto potencial turístico, a cidade de Tutóia não dispunha, até então, de um sistema que garantisse o abastecimento da cidade, o que perdurou por 30 anos.
Sensível à situação, o Governo do Maranhão destinou esforços e recursos que estão transformando essa realidade. Foram investidos mais de R$ 7 milhões em intervenções para estruturar o sistema desde a captação, passando pela construção de Estação de Tratamento de Água (ETA), e até a implantação de redes de distribuição de água tratada para atender os bairros da sede do município. A primeira etapa da obra já foi concluída beneficiando mais de 3 mil famílias e a segunda etapa está sendo licitada.
A obra seguiu todos os passos necessários para que se cumprisse um planejamento traçado desde a elaboração do projeto, contemplando a Política Ambiental instituída pela empresa, para minimizar impactos decorrentes das atividades de operação com vistas ao fornecimento de água potável de forma eficaz, responsável e sustentável, e garantir a preservação dos locais de captação.
Com as obras, via ficar no passado a necessidade da população comprar água, muitas vezes de qualidade duvidosa, ou então de recorrer a poços conhecidos como ‘cacimbões’, mas que geralmente apresentam níveis altíssimos de coliformes fecais e cloreto de sódio, deixando a água salgada, dentre outros problemas que afetavam a saúde da população.
Implantação
A implantação do Sistema de Abastecimento de Água da cidade de Tutóia foi iniciada com os serviços de captação. Foi realizada a construção de dois tubulões em aço patinável, estrutura de alta resistência e indicada para solos com presença de lençol freático, fazendo a captação de água direta do Riacho Bom Gosto. Paralelo a isso, foram realizadas as obras para construção da Estação Elevatória de Água Bruta e a construção de Casa de Bombas para abrigar dois conjuntos moto-bombas.
Um dos pontos mais importantes no processo de implantação do sistema foi a construção de uma Estação de Tratamento de Água convencional em concreto armado, apropriada para tratar, por hora, 2 mil litros da água captada no riacho. Também foram reestruturados e recuperados reservatórios.
Após a estruturação de todo o parque para captação, tratamento e distribuição da água, foram realizados os serviços para chegada da água aos bairros, a exemplo dos bairros Paxicá, Comum e Bom Gosto. Inicialmente foram realizadas 1.380 ligações domiciliares em áreas próximas a ETA, e quando a rede de distribuição já possuía 64 km de extensão, foram totalizadas 4.380 novas ligações.
Solucionando impasses
As obras para reestruturação do Sistema de Abastecimento de Água de Tutóia estavam paradas por diversas incompatibilidades técnicas e legais, e embargadas por órgãos fiscalizadores desde 2013. Logo que assumiu a gestão estadual, o governador Flavio Dino assegurou que seriam tomadas providencias emergenciais para garantir mais água nas torneiras o quanto antes. Uma série de medidas e visitas à sede e localidades no município foi realizada para ouvir a população e buscar alternativas para resolver o problema de falta de água em Tutóia.
Entre as alternativas emergenciais, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) estabeleceu como prioridade a perfuração de poços que pudessem de imediato suprir a necessidade de comunidades que viviam sem abastecimento. Foram perfurados poços localizados no Bom Gosto e no Comum, para que se pudesse aumentar a ofertar de água potável à população. Com vazão média de 40 mil litros cada um, os novos poços permitiram abastecer de imediato, à época, 800 casas na sede do município.
As obras para total recuperação, ampliação e expansão do Sistema Abastecimento de Água em Tutóia foram realizadas para que toda a população pudesse ser beneficiada com o aumento do volume de água produzido, armazenado e distribuição para as casas, abastecendo diretamente 21 mil habitantes. Concluídas as obras no mês passado, o Sistema entrou, então, em fase de testes e monitoramento, para operar em definitivo.
“Aqui em Tutóia, o povo não acreditava mais que a situação pudesse mudar. Tanto que, ao longo de tantos anos, espalhou-se na cidade uma anedota popular, e a espera pela água nas torneiras passou a ser definida pela população como ‘A lenda da Água’. Essa era uma expressão comumente pronunciada e ouvida pelas ruas de Tutóia, devido ao fato de que várias promessas foram feitas e reiteradas por governantes no sentido de dar aos moradores da sede um abastecimento digno. Com todo esse extenso trabalho que foi desenvolvido pelo Governo através da Caema, o quadro agora é outro. Nas rodas de conversas, nos encontros de amigos, ‘A lenda da Água’ deu lugar à realidade”, conta Marcelo Santos Serejo, encarregado pelo sistema de abastecimento da cidade.
Ele explica que, durante a fase de testes, um dos objetivos é verificar o alcance da vazão. Para isso, várias torneiras foram instaladas em diversos pontos específicos, para monitorar se a água está chegando com a frequência e intensidade esperadas. “Ao abrir as torneiras de teste, é interessante ver como o povo reage, arranca sorrisos e reações inesperadas, afinal, era uma ideia bastante distante da realidade de muitos ver água saindo da torneira”, explica.
Como nunca houve o abastecimento pleno na cidade, a maioria das casas não possui tubulação, por isso, a Caema colocou cavaletes com ramais na porta das residências, permitindo o uso imediato e facilitando a interligação para uma futura rede doméstica.
Deusalene Cruz de Oliveira, 42 anos, moradora do Centro, afirma que com a chegada da água a falta de esperança em dias melhores ficou no passado e deu lugar à confiança. Ela conta que, apesar de estar no Centro da cidade, não tinha água há 20 anos. “Nós estamos esperando o governador de braços abertos, porque hoje nós estamos vendo essa maravilha aqui. Nunca imaginava ver água em Tutóia, e hoje a água está aqui e tem para todos”, agradeceu ela.
Outro bairro onde os moradores estão radiantes é o Monte Castelo. Maria do Socorro Gomes Pinheiro, de 50 anos, moradora do bairro, está muito feliz com o ponto de água. “Há muito tempo que estava aqui sem água, é uma coisa que não podemos viver sem. Agradeço ao Governo do Estado, por que agora estamos muito bem”, disse.
OBRAS EM TUTÓIA
Captação Riacho Bom Gosto:
– Casa de bombas, Estação Elevatória de Água Bruta, execução da estrutura física e instalações de dois conjuntos moto-bomba, totalizando vazão de 200m³/ h, implantação de adutora de água bruta de 125 metros.
Estação de Tratamento de Água (ETA):
– ETA convencional – Estruturação em concreto armado, vazão de 200m³/ h.
– Elevatória de água tratada – Execução de casa de bombas e estação elevatória de água tratada, vazão 200m³/ h, adutora de água tratada (implantação de 5 km de linha adutora nova – DN250 a DN300).
Redes de distribuição:
– 64 km de rede nova implantada, propiciando 4.380 novas ligações.
Investimento realizado:
R$ 7.008.993,46