segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

EM TUTOIA, BLOCO CARNAVALESCO VAI QUEM QUER FAZ PREVIA DO CARNAVAL 2014.

Bloco Vai Quem Quer junta multidão de foliões no Bairro São José


Em um ano que quase não houve falar em carnaval em Tutóia, o tradicional Bloco Vai Quem Quer realizou o primeiro grito do carnaval neste sábado (15) na Arena do Pericles no Bairro São José.

Centenas de tutoienses marcaram presença e se divertiram pra valer com as marchinhas tocadas por Marinho e Banda. A festa começou por volta das 16 horas e adentrou a noite. Crianças e adultos abusaram do pó branco e espumas como mostram as fotos.

Entre os muitos apreciadores do carnaval tutoiense estavam Zé Orlando, Flávio Merequeta, Butão, Carlão, Victor Almeida, Wellington Matos, Ricardo, Naneira e muitos outros. Veja fotos:








DO BLOG ELIVALDO RAMOS

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

EM TUTOIA, A FALTA DE AGUA POTAVEL CASTIGA A POPULACAO POR CULPA DO PREFEITO, QUE RECEBEU CINCO MILHOES DE REAIS DA FUNASA, MAS NAO CONCLUIU A OBRA. INDICIOS DE DESVIOS DOS RECURSOS PUBLICOS JA DENUNCIADOS AO MP E CGU, SÃO INVESTIGADOS PELA POLICIA FEDERAL. O POVO SOFRE SEM AGUA E O PREFEITO DESFILA DE AMAROK. VERGONHA!!!!

Tutóia: Falta de água potável castiga população: E o Sr. Prefeito só dentro de Amarok e bebendo água mineral

O prefeito de Tutóia recebeu dois convenios para colocar abastecimento de àgua tratada para consumo humano e não se sabe onde o dinheiro foi parar.

A falta de água para beber em Tutóia já é uma história antiga. Há pelo menos 18 anos não chega água nas torneiras dos tutoienses. A CAEMA deixou de operar e a prefeitura recebeu nos últimos 5 anos mais de 5 milhões de reais para resolver o problema mas até agora nada. O dinheiro foi gasto e o convênio encontra-se inadimplente.

Ontem à tardinha o blog flagrou a situação estarrecedora que as fotos mostram:crianças de 7 a 12 anos tem de buscar água todos os dias, como elas mesmas relataram, em um poço que fica a mais de mil metros de distância de sua residência. As crianças, e especialmente, o menino que leva um garrafão de 20 litros, param inúmeras vezes no caminho pra descansar.

Essa é a água que elas e sua família bebem todos os dias, uma água de um poço à beira da praia e que não recebe o tratamento adequado é um pouco salobra.

A situação que elas vivem é a de muitos tutoienses, pelo menos 15 mil pessoas(população da sede) recorrem a poços em comunidades distantes da sede 5 km. Como é o caso da comunidade Comum que tem dois poços públicos e de lá autônomos comercializam garrafões a R$ 2,50 na cidade.

Inúmeros carros e Motos como as que aparecem nas fotos fazem três viagens ao dia cada. E transportam 15 garrafões. Além de moradores que utilizam seus carros e utilizam garrafas pets de 2 litros que vai garantir água de 3 dias a uma semana.

Até quando Tutóia vai viver esse drama?

Até quando crianças como essas dessa postagem terão de deixar de fazer suas atividades escolares ou estar brincando pra levar água as suas famílias?


Mais uma vez: tenha sensibilidade senhor prefeito!!!!!! Ou tenha vergonha na cara.!!




BLOG DO ARISTON CALDAS

domingo, 9 de fevereiro de 2014

FLAVIO DINO CUMPRIU EM BARREIRINHAS ULTIMA AGENDA COMO PRESIDENTE DA EMBRATUR. VAI SE DEDICAR AO ANO ELEITORAL COMO PRE CANDIDATO A GOVERNADOR DO MARANHÃO.

Em reunião que discutiu o fortalecimento da Rota das Emoções, o presidente da Embratur destacou dedicação ao Maranhão ao longo de 3 anos no Governo Federal.

A despedida de Flávio Dino da presidência do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) teve como sede a cidade de Barreirinhas (MA). Em encontro com prefeitos e representantes das cidades incluídas na Rota das Emoções – roteiro turístico que envolve os Lençóis Maranhenses, litoral do Piauí e do Ceará.

Durante a participação na discussão sobre a integração de esforços para fortalecer o roteiro turístico nacional que os Lençóis Maranhenses estão inclusos, Flávio Dino informou aos presentes que aquele seria seu último evento oficial como presidente da Embratur.

“Este é meu último ato oficial, como presidente da Embratur. E quis o destino que ele fosse exatamente em Barreirinhas, cidade que teve todo o engajamento da Embratur na promoção internacional com o nosso apoio,” disse.

Flávio Dino relembrou o compromisso que teve com os roteiros turísticos do Maranhão e falou do convênio celebrado pela Embratur que destinou R$ 1,7 milhão para, em 2014, promover o roteiro maranhense que inclui São Luís, Alcântara e Barreirinhas.

Esse é o maior investimento em promoção internacional do turismo maranhense no exterior, assegurou Flávio Dino aos representantes de municípios e da iniciativa privada presentes na reunião.

Ao lado de representantes técnicos do Ministério do Turismo, da Embratur, deputados estaduais e das secretarias de turismo do Estado e dos municípios envolvidos, Dino reiterou a importância da economia do Turismo para o Brasil.

“O setor que coordenei ao longo de quase 3 anos é responsável pela geração de 900 mil empregos todos os anos. Com a entrada de 6,1 milhões de turistas apenas em 2013, batemos o recorde de visitantes internacionais no Brasil e também em arrecadação superamos o setor da exportação de carros, por exemplo,” disse Dino.

Maranhão na Rota das Emoções

Anfitrião do evento, o prefeito de Barreirinhas, Le Costa (PDT), agradeceu o apoio da Embratur na promoção da cidade e destacou que o fortalecimento da Rota das Emoções só é possível com a integração de todas as esferas de poder público e iniciativa privadas trabalhando em conjunto.

Para melhor aproveitamento do turismo no Maranhão, Flávio Dino afirmou que a integração de esforços entre todas as esferas de poder é necessária. Os secretários de Turismo do Maranhão (Jura Filho) e de São Luís (Lula Fylho) reiteraram a necessidade de integração de empreendimentos públicos e privados para fortalecer o Maranhão como destino.

“Temos é que arregaçar as mangas, fortalecer a Rota das Emoções coo marca turística e ter foco em nossas ações para que cada vez mais turistas possam conhecer o destino integrado que beneficia maranhenses, piauienses e cearenses,” disse Lula Fylho, secretário municipal de Turismo de São Luís.

Estiveram presentes ainda prefeitos e representantes dos municípios de Paulino Neves, Santo Amaro, Araioses, Água Doce, Primeira Cruz, os deputados estaduais Rubens Pereira Júnior (PCdoB), Graça Paz (PSL) e Marcelo Tavares (PSB). Sebrae, Caixa Econômica Federal e empresários do turismo fizeram parte do evento.

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Prefeitos e trade turístico reúnem-se em Barreirinhas para discutir integração na Rota das Emoções

Da esquerda - Valéria prefeita de Araioses, Leo Costa Prefeito de
 Barrerinhas, Flavio Dino presidente da Embratur e
Fabiana do Ministério do Turismo
Em uma reunião que aconteceu na última sexta-feira (07) no Flat em Barreirinhas destino turístico do mundo inteiro o anfitrião, o prefeito daquela cidade, Léo Costa deu as boas vindas e reforçou a importância de todos ali presentes unirem todas as forças para divulgar pro mundo a Rota das Emoções.

A reunião contou com os prefeitos de São Luis, Paulino Neves, Araioses, Água Doce, Jijoca-Jericoacoara, Primeira Cruz, e outras cidades, deputados estaduais Graça Paz, Marcelo Tavares, Rubem Brito Junior entre outros, o trade turístico de Barreirinhas, secretários de Turismo, SEBRAE e outros parceiros. E, o prefeito de Barreirinhas afirmou que convidou pessoalmente o prefeito de Tutóia, Diringa Baquil, mas este não deu as caras. Reforçando a impressão de que muitos políticos ainda não compreendem o quanto o turismo é relevante e gera emprego e renda para os municípios.
O Secretário de Estado de Turismo do Maranhão, Jura Filho, disse que o Consórcio irá unir muito mais os municípios e estados que fazem parte da Rota das Emoções.

O cearense Rafael Felismino da Embratur indicado pelo Presidente Flavio Dino destacou as ações da Empresa Brasileira de Turismo criada em 2003 no governo Lula, apresentando alguns dos principais projetos de marketing de turismo que a Embratur realiza e participa em vários países do mundo como o Go to Brazil, as Feiras Internacionais de Turismo entre outros.

A representante do Ministério do Turismo representando o Ministro do Turismo Gastão Vieira, Fabiana Lira, disse que o Ministério estar a disposição e coopera com a contratação de uma empresa no valor de 1 milhão de reais para fazer um planejamento estratégico da Rota das Emoções.

O Deputado Rubem Filho destacou que o Turismo é uma atividade que pode levar um garçom ou qualquer envolvido no turismo que comece na pequena atividade possa se tornar o dono do negócio como uma pousada, por exemplo. Disse ainda que neste ano o mundo todo está com os olhos voltados para o Brasil e será preciso vender o Brasil e especialmente essa área belíssima do Maranhão como o Delta e os Lençóis para os turistas que virão assistir aos jogos de 2014.


Essa reunião marca o compromisso de vários prefeitos em desenvolver a indústria do Turismo nesses Estados do Nordeste (Maranhão, Piauí e Ceará) como meta pra gerar emprego e renda ao povo dessa região.





FONTE BLOG DO ELIVALDO RAMOS

O PREFEITO DE TUTOIA NÃO COMPARECEU AO ENCONTRO, MAS ENTIDADES DA SOCIEDADE CIVIL CONVERSARAM COM FLAVIO DINO.

Comissão de várias instituições de Tutóia,  sexta-feira(07), na cidade de Barreirinhas - Ma, discutiram junto ao presidente da Embratur, "Flávio Dino"  que  está se licenciando para seguir outras atividades.

No encontro os presidentes das instituições Sr. Elivaldo Ramos e Raimundo do Sintraf,  Pedro, Romildo do Hospital, Dra. Rosário,  Antonio do Barro Duro,  Padre Fábio, dialogaram o apoio  na  região  do  Baixo Parnaiba.

Fotos abaixo que registra Flavio Dino dialogando com a Comissão de Tutóia: 








 
FONTE: BLOG DO ARISTON CALDAS E ANTONIO AMARAL

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

ESCANDALOSAMENTE EM FAMILIA, A GOVERNADORA ROSEANA SARNEY MURAD ENTREGA OBRA DE 235 MILHÕES A DUCOL ENGENHARIA, EMPRESA DO PRIMO DE JORGE MURAD, O HENRY DUAILIBE. AGORA LASCOU!!!!! COMO DIRIA UM BLOGUEIRO DA CAPITAL...

Ducol, empresa do primo de Jorge Murad, arremata contrato de R$ 235 milhões

Roseana e Jorge Murad: tudo em família
Roseana e Jorge Murad: tudo em família
Nada contra Roseana asfaltar todas as MAs do estado, mas isso não significa que essas obras sejam para beneficiar os amigos, como é o caso da Ducol Engenharia, que pertence ao primo de Jorge Murad, marido de Roseana, Herney Duailibe.
A Ducol. que desde 2009 quando Roseana aplicou o golpe judicial e retomou o governo, já tinha recebido até 2013 R$ 169,7 milhões, começou 2014 superando todos os limites e em apenas um contrato celebrado pela Sinfra, comandada por Luís Fernando, no dia 21 de janeiro, faturou R$ 235.870.128,24.
Isso mesmo, apenas em janeiro deste ano a Ducol  arrematou muito mais do que em quatro anos do governo da esposa do primo.
O contratão é para construção e pavimentação das rodovias estaduais, MA 307 (Presidente Médice/Centro do Guilherme); MA 123 (Coelho Neto/Afonso Cunha); MA 278 (Barão do Grajaú/São Francisco do Maranhão); MA 318 (Bom Jardim/São João do Carú); e MA 282 (Lagoa do Mato/Gavião), segundo extrato publicado no Diário Oficial.
Além de juntar várias obras em um só contrato para a mesma empresa, por coincidência do primo do marido, Roseana ainda estabeleceu dois anos para que elas sejam concluídas.
Um negócio e tanto. A empresa arremata várias obras e tem um prazo longo para cumpri-las, em uma espécie de cadastro de reserva, independente de sua capacidade em realizar todas ao mesmo tempo
O extrato publicado no D.O. não especifica quantos quilometros de estradas há entre cada município citado, tão pouco o blog sabe calcular se os valores cobrados  correspondem à realidade.
Mas sabe que é muito dinheiro e que essas obras poderiam ser diluídas republicamente entre várias empresas.
Mas nenhuma outra possui no sangue o que a Ducol possui…
Veja o contrato:
RESENHA DO CONTRATO No 003/2014 – UGCC/SINFRA. PRO- CESSO No: 0209152/2013 – SINFRA. DAS PARTES: O Estado do Maranhão, por intermédio da Secretaria de Estado da Infraestrutura – SINFRA e a empresa DUCOL Engenharia Ltda. DO OBJETO: Execu- ção de obras e serviços de engenharia visando a construção e pavimen- tação das Rodovias Estaduais: MA’s 307(Presidente Medici/Centro do Guilherme); 123(Coelho Neto/Afonso Cunha); 278(Barão do Grajáu/ São Francisco do Maranhão); 318(Bom Jardim/ São João do Carú); 282(Lagoa do Mato/Gavião). DO VALOR E DA DOTAÇÃO ORÇA- MENTÁRIA: O valor global do presente contrato é de R$ 235.870.128,24 (duzentos e trinta e cinco milhões, oitocentos e seten- ta mil, cento e vinte e oito reais e vinte e quatro centavos). As despesas decorrentes deste contrato correrão à conta da seguinte Dotação Orça- mentária: PTRES: 26782053130930001; FONTE: 0114000000; ND: 449051; UGR: 530101; PI: VM-MA-307; VM-MA-123; VM-MA- 278; VM-MA-318; VM-MA-282. DO PRAZO DE VIGÊNCIA E EXECUÇÃO: O prazo de vigência e de execução do presente contrato será de 24 (vinte e quatro meses) meses, contados à partir da emissão da ordem de serviço. DATA DA ASSINATURA: 21 de janeiro de 2014. BASE LEGAL: Lei no 9.579/12 e a Lei 8.666/93 e suas alterações. São Luís, 22 de janeiro de 2014. ASSINATURAS: Marília da Conceição Gomes da Silva, pela SINFRA e José de Ribamar Teixeira Vasconcelos, pela empresa Ducol Engenharia Ltda. ARQUIVAMENTO: Pasta no 008, sob o no. 04, em 22.01.2014, da Unidade Gestora de Contratos e Convê- nios/SINFRA. MÁRCIA GEÓRGIA COSTA CANTANHEDE – Gestora de Contratos e Convênios/SINFRA
PUBLICADO PELO BLOG DO GARRONE

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

GOVERNADORA ROSEANA SARNEY TEM A MAIOR REJEIÇÃO PARA O SENADO: MAIS DE 55% DA POPULAÇÃO NÃO A QUER SENADORA DA REPÚBLICA OUTRA VEZ. É O FIM TRISTE DO GOVERNO, QUE SEGUNDO A PRÓPRIA GOVERNANTE, SERIA O MELHOR DE SUA VIDA. PELO VISTO, O POVO ESTÁ DIZENDO QUE É O PIOR. TRISTE E LASTIMÁVEL!!

Roseana tem rejeição superior a 55% para o Senado

Roseana: a maior rejeição já registrada em uma disputa majoritária
Roseana: a maior rejeição já registrada em uma disputa majoritária
A governadora Roseana Sarney aparece na pesquisa DataM divulgada ontem pela TV Cidade com mais de 55% de rejeição ma disputa para o Senado. Esse percentual é um dos maiores já registrado na disputa na eleição majoritária. Em outros quatro cenários, o vice-prefeito, Roberto Rocha (PSB), aparece liderando a pesquisa. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o protocolo 003/2014. Foram ouvidos 1,5 mil eleitores em 58 municípios do estado. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Sobre rejeição, os números da pesquisa DataM mostram que a governadora Roseana Sarney somou 56% da opinião dos entrevistados, uma das maiores já registrada entre candidatos ao Senado. Dutra aparece com 11,7% seguido por Roberto Rocha com 6,5% e Gastão Vieira com 1,7%. Não sabe somou 17,5% e qualquer um, 1,7%.
Cenários – Nos cenários de disputa entre os pré-candidatos, Roberto Rocha aparece em vantagem em todos eles. No primeiro cenário, aparecem na disputa Roberto Rocha, Roseana Sarney e o deputado Domingos Dutra (SDD). Roberto Rocha ficou com 25,2% seguido por Roseana com 20,7% e Dutra com 20%. Nenhum dos candidatos somou 15% e não sabe ou não respondeu, 18,3%.
No cenário dois, é colocado na disputa com Gastão Vieira (PMDB) no lugar da governadora Roseana Sarney. Rocha aparece com 26,1% contra 19,7% de Dutra e 13,4% de Gastão. Nenhum dos indicados somou 17,5% e não sabe, 23,3%.
Já no confronto direto entre Roseana Sarney e Roberto Rocha, o levantamento mostra que Rocha com 38,8% contra 21% de Roseana. Uma vantagem superior a 17%. Nenhum dos candidatos aparece com 20,9% das opiniões e 19,3% disse que não sabe ou não respondeu.
Outro cenário de confronto direto foi feito na pesquisa da Data M. Desta vez na disputa entre Rocha e Gastão Vieira, o primeiro aparece com 36,4% contra 16,9%. Não sabe somou 24,5% e nenhum dos candidatos, 22,2%.
pesquisa3
FONTE  BLOG DO GARRONE

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

PRIMEIRA PESQUISA REGISTRADA NO TSE PARA AS ELEIÇÕES DE 2014 NO MARANHÃO, APONTA FLÁVIO DINO NA LIDERANÇA COM MAIS DE 40 PONTOS PERCENTUAIS A FRENTE DOS DEMAIS CONCORRENTES. E A REJEIÇÃO DA GOVERNADORA ROSEANA SARNEY SOBE E FAZ SEU CANDIDATO CAIR. COMEÇA DE FATO A CORRIDA ELEITORAL!!!


Pesquisa Data M mostra Flávio Dino com 55,3% e Luis Fernando com 13,7%

A TV Cidade (filiada Rede Record) divulgou, na noite desta segunda-feira (3), nova pesquisa para o governo do Maranhão. De acordo com a consulta realizada pelo Instituto Data M, o presidente da Embratur Flávio Dino (PCdoB) segue na liderança das intenções de voto com 55,3%, seguido por Luis Fernando Silva (PMDB, secretário de Infraestrutura do Estado), que obteve 13,7% das intenções. A deputada Eliziane Gama (PPS) ficou na terceira posição, registrando 6,9%. Os que declaram não votar em Nenhum dos candidatos somaram 7,7% e os que não souberam responder NS/NR representaram 16,4% dos entrevistados.
A aferição, realizada entre os dias 28 e 31 de janeiro de 2014, mostra que Dino tem 41,6 pontos percentuais à frente de Luis Fernando, candidato do grupo Sarney.
Já na pesquisa espontânea, quando os nomes dos possíveis candidatos não são apresentados ao entrevistado, Flávio Dino lidera, obtendo 29,1%, Luís Fernando 5,1%, Roseana Sarney 2% e Eliziane Gama 1,3%.
Quando é colocado somente os dois candidatos melhores colocados, Flávio Dino desponta com 58,3%, contra 15,5% de Luis Fernando. A diferença é de 42,8 pontos percentuais.
Ou seja, Flávio Dino tem 41,6 pontos de vantagem sobre Luis Fernando no cenário com Eliziane. Sem ela, a diferença sobe para 42,8 pontos.
A pesquisa foi realizada em 58 cidades de todas as regiões do Maranhão. O Data M ouviu 1.500 pessoas. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
Rejeição
Luís Fernando é rejeitado por 28,7% dos eleitores, Eliziane Gama chega a 17,3%, Roberto Rocha (13,2%) e Flávio Dino (10%).
Senado
Para o Senado Federal, o vice-prefeito de São Luís, Roberto Rocha (PSB) surge na frente com 25,2% das intenções de votos. A governadora Roseana Sarney (PMDB), bastante desgastada perante a opinião pública, vem logo em seguida, alcançando 20,7%. Colado na governadora, aparece o deputado federal Domingos Dutra (SDD), com 20,0%. Não votariam em nenhum deles somam 15,8% e não sabem ou não responderam somam 15,3%.
Se a disputa fosse entre os candidatos da oposição e Gastão Vieira (PMDB), a disputa pelo Senado teria Roberto Rocha na dianteira com 26,1%, Domingos Dutra com 19,7% e Gastão Vieira com 13,4%. Não votariam em nenhum deles é 17,5% e não sabem ou não responderam, 23,3%.
Somente entre dois candidatos, Roberto Rocha amplia a vantagem para 38,8%, contra 21% de Roseana Sarney. Não votariam em nenhum (20,9%) e Não sabem ou não responderam (19,3%). Entre Rocha e Gastão, o cenário ficaria com 36,4% para Rocha e 16,9% Gastão. Nenhum deles (22,2%) e não sabem ou não responderam (24,5%).
Rejeição
No quesito rejeição, quando é perguntado “De todos os pré-candidatos a senador, em qual deles o Sr.(a) NÃO votaria de jeito nenhum?”, eis o resultado: Roseana Sarney 56%; Domingos Dutra 11,7%, Roberto Rocha 6,5% e Gastão Vieira 6,5%.
Confira os gráficos abaixo de como ficou a composição da pesquisa:
Governo estimulada
Pesquisa11-300x224
Se a eleição fosse somente entre Flavio Dino e Luis Fernando, os números são os seguintes:
Pesquisa2-300x227
Senado
Pesquisa-senado1-300x217
A pesquisa foi registrada no dia 29/01/2014 pelo Sistema DESQELE do TSE sob protocolo MA-00003/2014.

Roseana Sarney tem gestão reprovada por 68,7% da população

Pesquisa Data M divulgada na noite desta segunda-feira (13), aponta que 68,7% da população maranhense reprova o governo de Roseana Sarney (PMDB), enquanto que 24,5% dos entrevistados aprovam. Os que não opinaram ou não souberam responder NS/NR representaram 6,9%.
Destes, 36,1% dos entrevistados classificam o governo Roseana Sarney como “péssimo”. Para 16,3% da população o governo da filha de Sarney é “ruim”, enquanto 31,4% dos entrevistados consideram a administração “regular”. Já o quesito Ótimo (2,9%) e Bom (12,1%) somam apenas 15% que avaliam como positiva a gestão de Roseana. NS/NR 1,3%.
Perguntado se o Maranhão está no rumo certo ou no rumo errado, 76,7% dos maranhenses disseram que no rumo errado e somente 14,9% declararam no rumo certo. Não sabe/Não responderam 8,4%.
Quando aplicada a pergunta “O Senhor concorda que a família Sarney ainda é necessária ao povo do Maranhão”, 72,3% responderam que discordam e 21,6% concordam. 6,1% não opinaram.
A pesquisa foi realizada entre os dias 28 e 31 de janeiro de 2013, em 58 cidades de todas as regiões do Maranhão. O Instituto Data M ouviu 1.500 pessoas.
Aprovação x reprovação 
Aprovação Roseana (2)
Avaliação
avaliação Roseana (2)
FONTE: JONH CUTRIM

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

PREFEITO DE TUTOIA NÃO PAGOU RECURSOS DESTINADOS A ESCOLA COMUNITARIA N.S. DE FATIMA , E VAI PERDER A GESTÃO PARA O GOVERNO DO ESTADO.

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Prefeito Diringa Baquil não terá mais a oportunidade de desviar recursos da Escola Nossa Senhora de Fátima




Escola N.S. de Fátima: Dezenas e dezenas de cidadãos e cidadãs se dão às mãos na luta pelos direitos desta escola símbolo para todos nós da maior vitima atual de uma perseguição doentia de um gestor que ao querer submeter pessoas aos seus valores distorcidos quanto a obter votos ou apoios sob a pressão econômica e financeira. Esta Escola, agora, encontra-se na sua fase final, quanto a ter seus direitos reconhecidos, após uma luta sem precedentes do seu Diretor Regino e especialmente da solidariedade do seu corpo administrativo e dos seus professores, dos seus alunos e pais e dos demais cidadãos sensibilizados com este grave problema.

 A Escola N.S. de Fátima encontra-se subordinada ao sistema do Estado do Maranhão e não mais do Município de Tutóia, uma solução encontrada após o enfrentamento do radicalismo da gestora da educação e do prefeito em desviar e não repassar de forma alguma os recursos federais desta escola. No último trimestre de 2013 foi travada uma luta para vincular a Escola N.S. de Fátima diretamente ao Estado do Maranhão, uma solução para não mais permitir que o dinheiro dos seus alunos fosse recebidos pelo prefeito de Tutóia. 

Esta transferência teve êxito, apesar das perseguições. Os recursos da educação dos alunos desta escola estão sendo enviados para o governo do Estado do Maranhão e não mais para as mãos do prefeito.

O diretor da escola o Sr. Regino, Igor e sua diretoria têm envidados todos os esforços possíveis para terem os seus direitos tão desrespeitados como nunca já registrado em toda a nossa história.

 Na terceira semana de janeiro/2014, assessorando a Escola estivemos na secretaria de educação verificando aspectos administrativos e agora estamos retornando objetivando concluirmos estas ações. o exemplo de coragem e determinação da Direção desta escola, especialmente do seu Diretor Presidente Regino, dos seus professores e demais funcionários, dos pais e dos seus alunos e da comunidade permitiram chegarmos a esta etapa para a solução deste problema. A partir deste mês (fevereiro/2014), se espera com todas as nossas forças que a Escola N. de Fátima terá os seus direitos respeitados... Quanto aos recursos desviados durante os anos de 2012 e 2013 a justiça terá a oportunidade de se pronunciar na ação impetrada pelo M.Público.

Texto de Chico Canavieira.